Gripe vírus



A gripe sazonal é uma das doenças agudas que mais nos afecta na época invernal, com a chegada do frio, se reúnem as condições ideias para que o vírus da gripe se propague... apesar de ser uma doença viral benigna, que passa espontaneamente, acaba por ser sempre indesejada, pelo desconforto dos seus sintomas e pelos riscos quando é associada a outras doenças crónicas...
Gripe vírus

Para evitar estes riscos é sugerida a vacinação para pessoas idosas, grávidas, doentes crónicos e profissionais de saúde... a vacina deve ser feita todos os anos, antes da época mais fria do ano, para estimular o nosso corpo a ter defesas para os tipos de vírus que irão ser mais comuns nessa época gripal...


O vírus gripe ou vírus Influenza é uma partícula esférica que tem 110 nm de diâmetro e um núcleo com 70 nm. O vírus Influenza tem 3 tipos, A, B e C (gripe A, B e C), O vírus da gripe tipo A é o mais falado por ser um vírus das aves que afecta regularmente os seres humanos... o vírus da gripe tipo B e C são exclusivos do ser humano.
Vacina da gripe

Estrutura do vírus Influenza

Para além do tamanho que referi a superfície do vírus é coberto de proteínas, que conferem capacidade ao vírus para entrar nas nossas células (hemaglutinina) e a sua replicação a outras (neuraminidase).
Vacina da gripe

Estas proteínas são responsáveis pela classificação do subtipo de vírus (H N) - hemaglutinina (H) e neuraminidase (N)... os subtipos são 16 hemaglutinina (de H1 a H16) e 9 de neuraminidade (de N1 a N9).

Agora que já percebeu um pouco mais sobre o vírus da gripe, não se esqueça de comentar e partilhar este post... 😊
Vacina da gripe

Descubra alguns posts relacionados