Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Que a diarreia pode cortar o efeito da nossa pílula já não é uma novidade, neste post vou voltar a falar nesta situação e nos cuidados que devemos ter para continuar protegidos... se teve uma diarreia não pode deixar de ler...

Quando falamos em diarreia, falamos em fezes líquidas com dejecções frequentes e continuas, apenas este padrão de fezes pode interferir com a eficácia da nossa pílula... esqueça as idas à casa de banho logo após a toma do comprimido, esqueça as fezes moles... não tem riscos nestas situações...

Vamos então falar na diarreia após tomar a sua pílula, sim porque a diarreia antes de tomar a pílula não interfere com a sua eficácia.


A protecção que a pílula nos confere pode ficar alterada em algumas situações, a diarreia é uma dela, se a mulher tomar o seu comprimido e tiver uma diarreia, fezes líquidas, nas 4 horas seguintes a protecção da pílula pode ficar alterada e ter riscos de gravidez.

Para evitar esses riscos de gravidez a mulher deve tomar um novo comprimido, de uma cartela suplente para continuar protegida, como nestes dois exemplos:
  • a mulher tomou a sua pílula às 20 horas, teve um episódio de diarreia às 22 horas, como foi nas 4 horas seguintes, tem riscos, deve fazer um novo comprimido até às 8 horas do dia seguinte (prazo das 12 horas)
  • a mulher tomou a sua pílula às 23 horas, teve uma diarreia 1 hora depois, mas só conseguiu repor o comprimido às 10 horas do dia seguinte, como foi na janela das 12 horas (em relação à toma do comprimido no dia anterior), continua protegida

Como viu nestes dois exemplos uma situação de diarreia pode nem causar riscos de gravidez, desde que se reponha o comprimido... mas Carlos Edgar e se não repuser o comprimido tenho riscos?

Ao ter uma diarreia nas 4 horas após a toma do comprimido e não tomando outro, tem riscos de gravidez, é como se tivesse um esquecimento do seu comprimido, assim deve:

Pílula contraceptiva e situação de diarreia na 1ª semana da cartela

Se acontecer na 1ª semana da cartela, deve manter a sua pílula e se proteger até fazer 7 dias seguidos de tratamento, somente após 7 dias seguidos de pílula volta a estar protegida.

Pílula contraceptiva e situação de diarreia na 2ª semana da cartela

Se acontecer na 2ª semana da cartela, deve manter a sua pílula e se proteger até fazer 7 dias seguidos de tratamento, somente após 7 dias seguidos de pílula volta a estar protegida.

Pílula contraceptiva e situação de diarreia na 3ª semana da cartela

Se acontecer na 3ª semana da cartela, deve manter a sua pílula, iniciar a nova cartela no 1º dia da sua menstruação e se proteger até ao 7º comprimido da nova cartela.

Conclusão: a tomar a pílula contraceptiva e com uma situação de diarreia? Se foi nas 4 horas seguintes à tomado comprimido tem riscos de gravidez, para continuar protegida basta fazer outro comprimido, de uma cartela suplente, para continuar protegida.

Descubra alguns posts relacionados
Leave A Reply
  1. Doutor, se eu t****** e 15 dias depois mestruar posso descartar gravidez ou ainda posso estar grávida e ser cedo para detectar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, de menstruou não está grávida... se proteja para evitar riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa Tarde, gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas, eu estive a fazer tratamento com fosfomicina e urispas por causa de uma infecção urinária, se não me engano, no mesmo dia que foi na terça-feira dia 29 ou na quarta-feira, comecei com diarreia mas não é intensa e não são muitas as idas à casa de banho, talvez umas 2 a 3x. Tomo a pílula minigest e dentro do horário que é às 17h. O problema é que eu tenho tido a diarreia até hoje, Domingo. No sábado, tive relações sexuais, sem protecção apenas com a pílula. Estou na minha 3a semana da cartela. E estou preocupada porque não me lembro bem se fiz algo durante as 4h da toma da pílula nos dias anteriores, e mesmo que tenha feito deve ter sido pelo menos 2x e de pouca intesidade. Tenho probabilidade de estar grávida?

    Gostaria que me tirasse esta dúvida estou bastante preocupada.

    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido tem riscos, deve manter a sua pílula e nesse caso só volta a estar protegida após fazer 7 dias seguidos de pílula sem diarreia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite dr., sou a mesma pessoa que estava a fazer o tratamento com fosfomicina. Hoje tomei a minha pílula como habitual às 17h, dentro de 1h voltei a ter diarreia mas de pouca intensidade 2x, pelo sim pelo não, tomei outro comprimido de uma carteira sobressalente.Esqueci-me de lhe mencionar que ontem que foi quando tive a r******, tomei a pilula à mesma hora e não tive nenhuma crise durante as 4h.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, continua protegida, pois apesar da diarreia repôs o comprimido e permaneceu protegida... mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola
    Eu tomo pilula yasminelle ha muitos anos.. e tomo sempre as 22h30 mas as 23h tive fezes moles.. nao era totalmente liquidas era mole mas muito pouco.. devo tomar outra pilula?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não foram fezes líquidas não precisa... mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Bom dia Dr, ontem tomei o penúltimo anticoncepcional da cartela as 19:00h e uns 50 minutos após fui ao banheiro (não eram fezes liquidas só um pouco mole) mesmo assim fiquei com medo e tomei outro comprimido de uma cartela reserva, estou protegida ne, pois tomei outro comprimido por precaução

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não foram fezes líquidas não tem riscos... deve manter para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Dr, tomei meu anticoncepcional as 19h e uns 40 minutos depois fiz fezes liquidas só uma vez (Mas Eu tomei outro anticoncepcional de uma cartela suplente do mesmo anticoncepcional) estou protegida? (Lembrando que tomei outro comprimido assim que sai do Banheiro para repor a eficácia e estava na última semana da cartela) Fiz certo ter tomado outro anticoncepcional, posso continuar normal o restinho da cartela e ter relações que estou protegida? Tô desesperada me responda por favor dr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim continua, pois repôs outro... deve manter certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar