Pílula contraceptiva e situação de diarreia


Que a diarreia pode cortar o efeito da nossa pílula já não é uma novidade, neste post vou voltar a falar nesta situação e nos cuidados que devemos ter para continuar protegidos... se teve uma diarreia não pode deixar de ler...

Quando falamos em diarreia, falamos em fezes líquidas com dejecções frequentes e continuas, apenas este padrão de fezes pode interferir com a eficácia da nossa pílula... esqueça as idas à casa de banho logo após a toma do comprimido, esqueça as fezes moles... não tem riscos nestas situações...

Vamos então falar na diarreia após tomar a sua pílula, sim porque a diarreia antes de tomar a pílula não interfere com a sua eficácia.


A protecção que a pílula nos confere pode ficar alterada em algumas situações, a diarreia é uma dela, se a mulher tomar o seu comprimido e tiver uma diarreia, fezes líquidas, nas 4 horas seguintes a protecção da pílula pode ficar alterada e ter riscos de gravidez.

Para evitar esses riscos de gravidez a mulher deve tomar um novo comprimido, de uma cartela suplente para continuar protegida, como nestes dois exemplos:
  • a mulher tomou a sua pílula às 20 horas, teve um episódio de diarreia às 22 horas, como foi nas 4 horas seguintes, tem riscos, deve fazer um novo comprimido até às 8 horas do dia seguinte (prazo das 12 horas)
  • a mulher tomou a sua pílula às 23 horas, teve uma diarreia 1 hora depois, mas só conseguiu repor o comprimido às 10 horas do dia seguinte, como foi na janela das 12 horas (em relação à toma do comprimido no dia anterior), continua protegida

Como viu nestes dois exemplos uma situação de diarreia pode nem causar riscos de gravidez, desde que se reponha o comprimido... mas Carlos Edgar e se não repuser o comprimido tenho riscos?

Ao ter uma diarreia nas 4 horas após a toma do comprimido e não tomando outro, tem riscos de gravidez, é como se tivesse um esquecimento do seu comprimido, assim deve:

Pílula contraceptiva e situação de diarreia na 1ª semana da cartela

Se acontecer na 1ª semana da cartela, deve manter a sua pílula e se proteger até fazer 7 dias seguidos de tratamento, somente após 7 dias seguidos de pílula volta a estar protegida.

Pílula contraceptiva e situação de diarreia na 2ª semana da cartela

Se acontecer na 2ª semana da cartela, deve manter a sua pílula e se proteger até fazer 7 dias seguidos de tratamento, somente após 7 dias seguidos de pílula volta a estar protegida.

Pílula contraceptiva e situação de diarreia na 3ª semana da cartela

Se acontecer na 3ª semana da cartela, deve manter a sua pílula, iniciar a nova cartela no 1º dia da sua menstruação e se proteger até ao 7º comprimido da nova cartela.

Conclusão: a tomar a pílula contraceptiva e com uma situação de diarreia? Se foi nas 4 horas seguintes à tomado comprimido tem riscos de gravidez, para continuar protegida basta fazer outro comprimido, de uma cartela suplente, para continuar protegida.

Descubra alguns posts relacionados