segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Como atua a pilula hormonal

Como atua a pilula hormonal

A pilula hormonal combinada têm acção sobre a gonadotrofinas (hormonas LH e FSH), causando a sua supressão. Esta supressão leva a inibição da ovulação, não permitindo a descida do óvulo, alterações no muco cervical (espessa o muco vaginal aumentando a dificuldade na progressão e entrada dos espermatozoides no útero) e outras alterações no endométrio (reduz a probabilidade de implantação do ovo).

Como atua a pilula hormonal na menstruação
Outras atuações e alterações causadas pela pilula hormonal

Fontes bibliográficas
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar

Partilhe

219 comentários:

  1. Oi, tenho 17 anos, nunca tive relaçoes, mas o período não vem a 5 meses. Porque será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este atraso deve ser por ter ciclo irregulares, deve falar com o seu médico para ficar mais descansada. Há muitas mulheres irregulares, se precisar pode dispor... boa sorte.

      Eliminar
  2. Boa noite. Tomo o genérico da pílula Minigeste. Há uns dias tomei-a ás 5 da tarde (hora habitual) e por volta das 7 e meia/ 8 da noite, fui á casa de banho e fiz fezes, mas normais. Será que a pílula saíu com elas? No folheto refere que é apenas diarreia ou vómito, mas mesmo assim tenho medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tenha receio pois o risco é com diarreia (fezes liquidas)... como não foi o caso pode ficar descansada... a diarreia pode interferir com a pilula se ocorrer nas 4 horas a seguir a tomar a pilula.... ando por aqui. Boa sorte.

      Eliminar
    2. Muito obrigada! :) Só mais uma pergunta.
      Comecei a tomar a pílula este mês e o meu período diminuiu em relação ao que tinha e veio sempre marrom. Agora estou há mais de uma semana com corrimento marrom escuro? o que poderá ser isso?

      Eliminar
    3. Oi,
      são alterações normais relacionadas com a minigeste, deve manter a pilula, seguindo o esquema 21+7+21+7 dias de pausa... se mantiver o corrimento mais 5 a 6 dias deve falar com o seu médico... ando por aqui.

      Eliminar
    4. Muito obrigada pela ajuda!

      Eliminar
  3. A mulher pode encurtar o ciclo com a pilula? Ou corre risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não faz mal encurtar o ciclo, este método é usado por muitas mulheres para encurtar o ciclo menstrual, alterar a data de menstruação ou adiar a menstruaçao.

      Apesar de não fazer mal, é preferível fazer a pausa dos 7 dias e reiniciar ao 8º dia para não aumentar a probabilidade de ocorrência de efeitos secundários ligados à pílula.

      Deve ser usado esporadicamente... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Boa tarde,
    Comecei a tomar Etinilestradiol + Gestodeno à 7 dias, antes disso a minha menstruação atrasou-se 5 dias, e quando veio, o fluxo era muito fraco, ao contrário do que costuma acontecer, pelo que desconfiei tratar-se de nidação. Fiz um teste e o mesmo deu negativo, o facto do fluxo de menstruação ter sido muito fraco pode estar relacionado com o facto de ter iniciado a pílula, ou o teste pode ter sido um falso negativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      com a pilula a mulher fica com a menstruação alterada, vem menos dias, menor fluxo e fica mais escura, por isso as alterações que fala devem estar ligadas à pilula etinilestradiol + gestodeno, deve manter a pilula e não ficar preocupada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  5. Boa tarde!

    Eu gostaria de saber si eu posso tomar a pilula antes de mestruar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode no entanto deve se proteger com preservativo mais tempo (até ao 15° comprimido)... a menstruação passará a surgir na pausa entre as cartelas da pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Olá, vi alguns sites da internet que diziam que alguns anticoncepcionais podem desenvolver enxaqueca..
    No meu caso, eu já tenho enxaqueca a vários anos.. vou começar a tomar Selene.. O anticoncepcional pode agravar minha enxaqueca? ou desencadear crises? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a mulher com enxaquecas não pode iniciar a pilula ou algum anticoncencional hormonal sem seguimento do médico, pois as enxaquecas são contraindicaçoes relativas para não fazer anticoncecionais hormonais... penso que corre risco de ter mais episódios de enxaqueca, mas depende do seu corpo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  7. olha tou na segunda caixa do remédio mais se o homem gozar tem perigo de engravida a 20 dias depois do remedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem perigo, pois como já está na segunda caixa está protegida... desde que a tome certinha, sem atrasos, respeite as pausas, não tenha vomitos, diarreia... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. O que aconteceu foi que eu não me senti segura, quando tive relação e não usei camisinha e tomei o DIA D. o que acontece é que eu deveria ter menstruado ontem e iniciaria uma nova cartela amanhã, no entanto, minha menstruação ainda não veio.
    como proceder nesse caso? Paro o uso do QLAIRA até minha menstruação vir ou continuo tomando a partir de amanhã? Me ajude, por favor..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tomou a pilula do dia seguinte pode ser essa a causa de não vir a menstruação... se tomou a pilula qlaira sem falhas, vómitos ou diarreia está protegida, mesmo tendo a camisinha estoirado... não se preocupe.
      Deve continuar com a qlaira, em principio na próxima cartela a menstruação voltará a vir como era hábito... ando por aqui.

      Eliminar
  9. Ola comecei a tomar anticoncepcional pela primeira vez no terceiro dia da minha menstruação, assim que minha menstruação suspendeu fiz sexo sem camisinha, já estou segura ou posso engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como não começou o anticoncecional no primeiro dia da menstruação ainda não estava protegida no ultimo dia da menstruação, sugiro que mantenha a pilula, faça a pilula do dia seguinte e use preservativo nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  10. Transei sem camisa um dia antes do previsto para minha menstruação, no dia seguinte minha menstruação não veio, uns três dias depois tive um corrimento rosado, pensei que era a menstruação e não foi, ontem minha calcina ficou com um melado escuro.. hoje minha menstruação praticamente chegou, mas de uma forma muito estranha, veio um pouquinho, horas depois mais um pouquinho. Fazem 8 dias que transei e 7 que minha menstruação está atrasada. Mesmo tendo chegado de forma estranha, posso está grávida? Se sim, quanto tempo devo esperar para fazer o exame e saber ao certo? Detalhe: não tomo anticoncepcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, inicie então o anticoncecional, fale com seu médico, como lhe disse... boa sorte.

      Eliminar
    2. Oi, o teste pode ser fito para a semana, entretanto use preservativo...

      Eliminar
  11. segunda-feira pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer na segunda... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  12. Boa noite! Gostaria de saber tomo diane 35, e na primeira cartela, no 18º dia, mantive relação sem preservativo, corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como já estava no 18° comprimido de diane 35 não corre risco... desde que a tenha tomado certinha e sem falhas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  13. Tomo Diane 35, porém no 18º dia da primeira cartela, tive relação sem preservação. Corro risco de engravidar, ou a pílula já faz efeito contraceptivo? por favor me responda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como já estava no 18° comprimido de diane 35 não corre risco... desde que a tenha tomado certinha e sem falhas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigada pela informação! Ok

      Eliminar
  14. Oi boa tarde! Estou na 3° cartela do Gracial, tive relações com meu namorado sem o uso de preservativo e ele gozou dentro duas vezes (estava na 4° pilula da terceira quartela) . Tomo a pilula todos os dias sem esquecimento. Corro risco de gravidez? Obg!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como toma a pilula sem falhas não corre risco, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  15. Olá
    Tinha começado a tomar a pilula Daylette ha 5 dias quando tive relacao sexual com preservativo (e sem ejaculacao dentro, mesmo com preservativo) . Quatro dias depois senti muita comichao e coloquei Ginocanesten na hora e passou. No entanto reparei umas horas depois num corrimento rosa. Tenho razões para me preocupar quanto a uma possível gravidez?!mesmo tendo usado proteção e nao ter havido ejaculacao dentro?podera ter se rompido sem nos apercebermos e o próprio líquido pre ejaculatorio constituir perigo?? Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece ter motivos para se preocupar, pois se protegeu, a irritação que sentiu pode ter sido causada pela relação, pelo uso do preservativo ou mesmo pela pilula (indiretamente), deve manter a pilula e não ficar preocupada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  16. Ok. Poderá ter sido pois senti algum desconforto na altura . Fico mais descansada, muito obrigada pela rápida resposta!

    ResponderEliminar
  17. Utilizo o Qlaira há quase 1 ano, sempre tomei corretamente, ele diminui muito meu fluxo menstrual, mas sempre veio certinho, porém este mês minha menstruação não vei nos comprimidos brancos, ao invés disso fiquei meio "melada" e quando pus absorvente só descia um liquido roseado, tenho que me preocupar, o é só porque o remédio diminui o fluxo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa de se preocupar, pois é normal diminuir... a eficácia de qlaira se mantém, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  18. Ola, comecei a tomar a pilula pela primeira vez dia 11 de julho, no primeiro dia da menstruação. No folheto informativo dizia que estava prontamente protegida, passado 7 dias de começar a tomar tive relações sem preservativo. Durante esses 21 dias tive alguns sangramentos de escape (pensei que fosse a nidaçao e que tivesse engravidado, pois depois foi-me dito que a pilula leva um mês a fazer efeito), mas na pausa dos 7 dias tive sangramento de privação, tudo certo, o que me fez ficar mais descansada. No entanto este mês, também tive sangramento de escape mas menos, e já estou no quinto dia de pausa e ainda não tive hemorragia de privação. Tomei a pilula sempre à mesma hora e nunca me esqueci de nenhum comprimido. Posso estar grávida? Na minha pilula (belara) diz que um efeito secundário comum é a amenorreia, poderá ser isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim são todos feitos normais da pilula, os sangramentos ou mesmo a ausência da menstruação, quando teve relações no 7º dia da pilula já estava protegida... pode ficar descansada, como tomou a pilula sem falhas não deve estar grávida... ando por aqui se precisar...

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta! É normal ter escape durante a pausa? Ou isso é considerado menstruação? Eu acho que não é menstruação pois é muito pouca quantidade, tanto tem uma cor mais acastanhada como vermelha e não me dá dores de barriga, como costumo sempre ter na altura da menstruação

      Eliminar
    3. Olá,
      sim é a menstruação, mas com o uso da pilula ganha estas características e a pilua diminui as dores também... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  19. Oi. Esqueci de tomar o 8.comprinido da pílula. Tive relações no 7 dia de pílula e 10 dia do ciclo menstrual. Posso engravidar? Devo tomar a pílula do dia seguinte? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode engravidar, deve tomar a pilula do dia seguinte, manter as restantes e usar preservativo nos próximos 7 dias, até repor a eficácia da pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  20. Tomo Gracial, e acabei a cartela a 3 dias e nada na minha menstruação vim. O que será que está acontecendo? Outra coisa, quero diminui o tempo que passo menstruada, mais não sei como e se é certo, nao sei se corro o risco de ficar mais vulnerável a uma possível gravidez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve aguardar, por vezes pode demorar a surgir a menstruação... para diminuir os dias da menstruação basta continuar a tomar a gracial, pois a menstruação com o uso da pilula diminui... naturalmente... pode também fazer menos dias de pausa entre as cartelas, mas neste caso tem mais risco de surgirem efeitos colaterais ou mesmo complicações associadas ao uso dos estrogénios... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  21. Oi , eu tomei injeçao por uns seis meses eo mes passado comecei a tomar a pilula selene tomei no ultimo dia da menstruaçao tomei certinho a cartela acabou nessa segunda dia 15/09/2014 e ate agora nada de menstruaçao to apavorada por favor se poder me ajude...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, é normal após parar a injeção não vir logo a menstruação... se teve relações nos primeiros 7 dias de selene sem se proteger correu um pequeno risco de engravidar... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  22. Oi
    tomo a pilula todos os dias sempre certinha e direitinha.. mas no mês passado tive relações no 14º dia do ciclo (no qual houve ejaculação dentro) ... Corri algum risco? este mês a menstruação está a aparecer de uma forma estranha.. pouca, em tons rosa (não tom como é normal, de sangue) e não tenho dores como sempre tenho.
    é alum sinal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não se deve preocupar, pois tem tomado a pilula sem falhas e corretamente... deve manter a pilula e não se preocupar é provável que a menstruação ainda surja... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  23. Olá boa tarde. Há duas semanas vomitei um sábado e antes tinha tomado a pílula valete. No fim tomei outra. No domingo passado tive relações sexuais sem protecção e na segunda a seguir tomei a pílula por volta das 21h , hora habitual , e perto da 1h da manhã vomitei. Ou seja , deveria acabar a carteira na terça mas num sábado tomei duas. Por isso na segunda foi a última. Vomitei. Não sei de fez efeito ou não ..... mas entretanto esta semana o período não me vem normal tenho dores mas veio-me como "borra de café " nestes dois dias ..... posso estar grávida? ??? O que será? ?? Tenho tomado medicação para estômago e são bastantes medicamentos pois tenho estado a soro .... será fã medicação ???? Aguado resposta o mais rápido possível e muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que toas estas alterações são devido aos tratamentos... aguarde, faça a pausa e use preservativo até ao 7° comprimido da próxima cartela... se quiser faça um teste de gravidez para ficar mais segura... se precisar ando por aqui... as melhoras.

      Eliminar
    2. Mas acha que poderei estar grávida ? Eu tomo certidão a pílula mas esses dois dias de vómitos aconteceu .... obrigada

      Eliminar
    3. Mas acha que poderei estar grávida ?????;Eu tomo a pílula certinha mas esses dois dias que vomitei aconteceu :s ..... E muito obrigada .

      Eliminar
    4. Oi, eu percebi que vomitou à duas semanas e só teve relações 7 dias depois confere? Ou teve logo relações no dia seguinte ao vomito? Ando por aqui...

      Eliminar
  24. Sim vomitei no sábado. Assim que cheguei a casa tomei outra pílula. E no domingo tive relações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, se tomou a pilula no espaço de 12 horas da hora habitual pode ficar descansada... ando por aqui.

      Eliminar
  25. No dia 20.09 tomei pílula , mas por volta das 21h vomitei. Assim que fui para cada tomei outra pílula. No dia 21 ( domingo não me recordo se tive relações :s ) no dia 28.09 tive relações. dia 29.09 era a última pílula e tomei por volta das 21h mas à 1h da manhã vomitei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como teve relações após 7 dias do vomito não corre risco, já tinha reposto a eficácia da pilula.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  26. No dia 20.09 tomei pílula , mas por volta das 21h vomitei. Assim que fui para cada tomei outra pílula. No dia 21 ( domingo não me recordo se tive relações :s ) no dia 28.09 tive relações. dia 29.09 era a última pílula e tomei por volta das 21h mas à 1h da manhã vomitei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o melhor é usar preservativo até ao 7° comprimido da próxima cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  27. Diga-me alguma coisa por favor e muito obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o melhor é usar preservativo até ao 7° comprimido da próxima cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. A minha dúvida estava no dia 28 que tive relações , à noite tomei pílula. No dia seguinte ( segunda-feira ) tomei pílula as 21h e à 1h da manhã vomitei !!!
      Não corro riscos de estar grávida ???
      Muito obrigada :)

      Eliminar
    3. Olá,
      como o vomito foi no limite máximo da perde de eficácia (4 horas) não corre risco, mas convém usar preservativo para evitar risco nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Muito obrigada !!!
      Depois dos primeiros 7 dias posso estar a vontade e não usar preservativo ???

      Eliminar
    5. Oi, sim pode, 7 dias com pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    6. E com 5 dias de pílula posso ter relações sem preservativo ???

      Eliminar
    7. Oi, o melhor é esperar 7 dias... ando por aqui...

      Eliminar
    8. Tivê relações :s
      o que acha ? Há muita probabilidade de engravidar ???

      Eliminar
    9. Oi, há alguma mas é baixa... se iniciou a pilula no primeiro dia da menstruação tem menos probabilidade... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    10. Olá. Fiz pausa de 7 dia. Comecei a tomar na terça-feira nova carteira
      Diga-me alguma coisa por favor

      Eliminar
    11. Oi, como não era a primeira cartela tem maior proteção e menos riscos... pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    12. Posso ficar mesmo descansada ? :)

      Eliminar
    13. Obrigada mesmo :)))

      Eliminar
  28. Olá!

    Eu passei 5 meses sem tomar o Gracial, porém, quando voltei a tomar, não tomei no primeiro da menstruação e sim, depois do intervalo de 6 dias. Tem algum problema, eu agi correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve relações nos primeiros 7 dias de gracial correu risco de engravidar, pois não estava protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  29. Boa tarde,
    Tenho 21 anos e mantinha ciclos menstruais irregulares (tanto vinha certa como estava 1, 2 meses sem ter ou mais). Fui à médica de família que aconselhou a toma da Minigeste, que iniciei no dia 20. Acontece que já passou uma semana e eu continuo menstruada (pouco fluxo, cor vermelho-vivo). Não me lembro de estar menstruada tanto tempo. Há algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem problema, pode acontecer por causa da pilula e da adaptação de seu corpo... como é em pouca quantidade deve manter a pilula e esperar, pode se manter até à pausa e depois diminuir a menstruação ou mesmo não vir... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  30. Boa Tarde!
    Tomo regularmente a pílula Minigeste, e costumo tomar à mesma hora. No entanto tem dias, que tomo com diferença de 2h de atraso ou então 2h de antecedência, essas pequenas alterações tem alguma interferência com a eficácia da pílula?
    Desde já, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não têm pois são pequenas diferenças, se forem atrasos de mais de 12 horas podem realmente interferir e alterar a eficácia da pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  31. Olá, eu tomei a pilula hoje e assim que a pus na boca fui buscar logo água, mas quando fui a engolir pareceu-me que se tinha desfeito. Não tenho a certeza mas fiquei um pouco preocupada, se a tiver tomado desfeita perde o efeito? Obrigada pelo excelente blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio não se desfez, pode é ter notado que a parte exterior se desfez um pouco... a pilula e outros comprimidos são feitos para passar pelo estômago e libertar os hormonios no local ideal para garantir a absorção, apesar de ter notado essa alteração penso que irá manter a sua eficácia... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  32. Olá, se iniciar a toma de uma nova embalagem no 11 dia em vez do 8 dia, influência na sua eficácia se só tiver relações sexuais na terceira semana de toma da pílula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim influencia, pode engravidar, se teve relações apenas na terceira semana dessa caixa, mesmo tomando 3 dias, nessa altura do ciclo está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  33. O medicamento Bactrim Forte 800 mg + 160 mg tira o efeito da pílula?
    Tive relações na sexta a noite tomei pílula como o costume ... Comecei a tomar este antibiótico hoje de manhã. O médico disse me a mim que não tira o efeito da pílula valette mas na farmácia disseRAM que sim ...
    A minha dúvida é se este antibiótico me vai cortar o efeito da pílula já que tive relações na sexta e se há probabilidade de engravidar ... e se este antibiótico tira mesmo o efeito da pílula. ..
    muito obrigada aguardo resposta breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não retira o efeito... pode ficar descansada, mantenha a pilula e beba muita água... se precisar ando por aqui, as melhoras...

      Eliminar
  34. Boa noite! Eu comecei a tomar a pilula belara em Julho e nos primeiros 3 meses tive sangramentos durante a toma, que penso que tivessem sido de escape ou spotting, e nem sempre me aparecia o período, mas no quarto mês já não tive qualquer sangramento durante a toma e apareceu-me o período, tudo de forma correcta portanto eu pensei que já estivesse regularizado e que o meu organismo já estivesse habituado á pilula. Mas agora na última semana da 5ª carteira começou a aparecer-me sangue, mesmo muito pouco mas mesmo assim fiquei preocupada. Será que devo mudar de pilula?
    Além disso, na bula diz a ocorrência de spotting pode também ser um sinal de menor eficácia do contracetivo, o que quer isto dizer?
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter a pilula, em situações de perda da eficácia, como após um esquecimento, podem ocorrer sangramentos, mas desde que a tome corretamente está protegida... não se preocupe, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  35. Olá.
    Comecei a tomar a pílula em Setembro, mas a meio desse mesmo mês fui operada e não acabei por concluir a cartela porque não faria efeito devido aos antibióticos que andava a tomar. Comecei de novo no primeiro dia de menstruação do mês de Outubro e segui todas as instruções, mas no ultimo dia da toma tive doente e tomei um comprimido cortando assim o efeito do comprimido, no dia seguinte veio me o período e continuei com o normal procedimento, passado 7 dias comecei a pílula de Novembro... passados 14 dias tive relações com o meu namorado, o preservativo rebentou e assim que demos por ela tiramos logo, ele não teve a ejaculação dentro de mim, até o fez passados alguns minutos de pararmos, pode é ter libertado algum liquido pré seminal, passado uma semana (ontem) acabei a cartela da pílula mas hoje o período ainda não me veio, estou com medo.. poderei estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha risco, pois a relação só aconteceu após 14 dias de pilula, deve aguardar, o atraso menstruação pode acontecer devido a tantos tratamentos e medicamentos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  36. Olá.
    Comecei a tomar a pílula em Setembro, mas a meio desse mesmo mês fui operada e não acabei por concluir a cartela porque não faria efeito devido aos antibióticos que andava a tomar. Comecei de novo no primeiro dia de menstruação do mês de Outubro e segui todas as instruções, mas no ultimo dia da toma tive doente e tomei um comprimido cortando assim o efeito do comprimido, no dia seguinte veio me o período e continuei com o normal procedimento, passado 7 dias comecei a pílula de Novembro... passados 14 dias tive relações com o meu namorado, o preservativo rebentou e assim que demos por ela tiramos logo, ele não teve a ejaculação dentro de mim, até o fez passados alguns minutos de pararmos, pode é ter libertado algum liquido pré seminal, passado uma semana (ontem) acabei a cartela da pílula mas hoje o período ainda não me veio, estou com medo.. poderei estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha risco, pois a relação só aconteceu após 14 dias de pilula, deve aguardar, o atraso menstruação pode acontecer devido a tantos tratamentos e medicamentos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  37. Boa noite,

    Eu tomo sempre a pilula certinha. No entanto, na minha 3 semana de pilula, esqueci-me de tomar duas vezes a pilula (tendo tomado no 2º dia de esquecimento as duas, ja tinha passado as duas horas). Passado uns dias tive reações sexuais desprotegidas.

    Existe algum problema?

    Cumpr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim se as relações foram nos 7 dias seguintes, neste caso corre risco de engravidar, pois a pilula precisa de 7 dias para repor a eficácia... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  38. Boa tarde, eu tomo regularmente a pílula minigeste, faço a pausa dos 7 dias, no entanto tive relações sexuais na pausa, que coincidiu com o 1.º dia da menstruação, no entanto iniciei outra pílula (Clarissa) no 1.º dia da menstruação, contínuo protegida?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim continua pode ficar descansada, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. E com a mudança da pílula minigeste para a Clarissa necessito de alguma protecção adicional?

      Eliminar
    3. Olá, não precisa pois a clarissa tem um pouco mais de dosagem de estrogénios... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  39. Boa noite. Tomo a pílula yasmin e não tenho a certeza se acabei de tomar a pílula na sexta ou sábado passado. Como faço para começar o novo blister? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o melhor é iniciar já, mesmo que tenha acabado no sábado não tem problema iniciar hoje... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  40. Bom dia, sempre tomei minigeste, no entanto mudei para a clarissa. Iniciei no primeiro dia da menstruação, e quando era para iniciar a menstruação, não veio tão regular como anteriormente. Veio, um pouquinho no sábado e quase nada no no Domingo. Apesar de ter tomado a carteira direitinha, posso estar grávida? É normal?

    Desde já, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou corretamente está protegida e não tem chances de estar grávida, é normal acontecer isso nesta mudanças... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  41. boa tarde, comecei a tomar o minigeste dia 17 de dez no meu quarto dia de menstruaçao.. neste momento estou no primero dia da tal pausa de sete dias... visto que o meu periodo era irregular de acordo com a previsao que costumo fazer aparece apartir do dia 20 deste mês... no entanto a minha duvida é se vem mesmo nestes sete dias de pausa visto que estamos a dia 7 de jan.. ou com a toma da pilula o periodo agora vem mais cedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a sua menstruação deverá passar a surgir na pausa entre as cartelas, a menstruação deverá vir menos dias e mais escura, mantenha a pilula e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  42. Boa noite! Tomo a pílula clarissa, e iniciei a carteira numa quarta-feira (dia 7 de Janeiro), no entanto hoje,21, ao ir para tomar a a pílula de quarta feira, reparei que não tomei a pílula do dia anterior (terça-feira), não me lembro de ter tomado, no entanto como ainda estou habituada à carteira da minigeste ( por causa da ordenação dos dias), também reparaei que me faltava a pílula de terça-feira da primeira semana que iniciei a pilula depois da pausa. Pressupondo que não tomei a pilula de terça, tomei a de quarta, e a pilula que me faltava tomar (terça-feira), coloquei na primeira semana. Mas pressupondo que não tomei, o que devo agora fazer, dado que a minha última relação sexual foi no dia 10 de Janeiro?

    Dede já, muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, pois a relação foi muito dias antes do esquecimento, deve é manter a pilula e se proteger com preservativo ou evitar as relações nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  43. Bom dia! Comecei a tomar ampolas Cogitum para a fadiga e o cansaço intelectual e gostava de saber, se a toma dessas ampolas interfere com a eficácia da pílula?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  44. Olá
    Tomei a pilula do dia seguinte as 10:30 da manha e vomitei as 14:24 no mesmo dia ,corre o risco do remédio perder o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como passaram mais de 4 horas tem poucas chances de ter perdido o efeito... mas como está no limite é melhor tomar outra para se proteger... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  45. Bom dia.

    Tomo a pílula, não tive nenhum esquecimento. Mas este mês, veio o período quando ainda faltavam dois dias para acabar a cartela. Assim sendo, o período já terminou e estou na semana da pausa. Será que este "descontrole" pode ter alguma influência sobre a eficácia da pílula? Devo ter outras precauções esta semana e a próxima? Responda pf.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa de se preocupar estas alterações podem acontecer devido à pilula ou em situações de maior ansiedade e estresse, desde que a tome corretamente está protegida não se preocupe... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. boa tarde, doutor. Se eu tomar a pílula sempre direitinho, corro algum risco de engravidar? As minhas amigas disseram que mesmo assim, corro esse risco.
    A pilula que me foi receitada é a Harmonet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre, desde que a tome corretamente está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Recomeçei este mes a tomar a minigeste, durante o mesmo tomei algumas vezes o benuroun e brufene, sera que estes dois medicamentos anulam o efeito da pilula? É que ja acabei a caixa na segunda-feira e ja hoje e domingo e continua sem aparecer a mestruaçao...
    durante a toma tive relaçoes sempre com preservativo tbem menos duas vezes ja no final da toma em que so uma das vezes e que houve ejaculaçao e nessa vez eu tomei a pilula do dia seguinte...
    estou bastante preocupada sera que estou gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não alteram... não me parece que tenha risco de gravidez... se precisar ando por aqui... mantenha a pilula... :)

      Eliminar
  48. Boa noite,

    Esqueci-me de um comprimido no inicio da carteira, penso que o tomei dentro das 12h seguintes. Passado mais ou menos 7 dias tive relações sem proteção. Quando é que devo fazer o teste de gravidez? Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se só teve relações após 7 dias do esquecimento não tem risco... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Olá.
    Eu tomo sempre a pílula e não costumo falhar!
    Mas tive relações sem preservativo anteontem. E ontem, passado algum tempo de a ter tomado, tive diarreia. Estarei protegida na mesma por causa das anteriores?

    como funciona isso da pílula e dias de proteção?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não estará, se a diarreia acontecer nas 4 horas seguintes após a toma, deveria tomar outro comprimido, como não tomou deve tomar a pílula do dia seguinte, manter sua pílula, usar preservativo nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. O medicamento bactrim forte corta o efeito da pílula minigeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha a minigeste e beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Tomo yaz há 14º dias, estou protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já está, mantenha seu anticoncepcional e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Boa tarde!

    Tenho uma questão com alguma urgência pois terei de tomar a decisão de qual a melhor altura de iniciar a pausa da pílula este mês...vou tentar explicar-me da melhor maneira possível.

    No mês passado precisei de juntar duas caixas de pílula (Minulet) pois tive necessidade de não me vir o período naquela altura. Assim, nesta semana encontro-me na quinta semana seguida de toma da pílula. Normalmente, a minha última toma é à sexta-feira, que neste caso seria a sexta-feira da próxima semana (31 de julho).

    No entanto, desse modo teria a menstruação durante a primeira semana de agosto, em que vou de férias, e é algo que pretendo evitar - mas não quero iniciar uma terceira caixa de pílulas seguidas, pois sinto que tal afeta muito o meu humor.

    A minha questão é: se eu iniciar a minha pausa na sexta-feira desta semana (24 de julho), em que me encontro na quinta semana seguida de toma da pílula e, assim, reiniciar a pílula no sábado dia 1 de agosto, a eficácia da pílula mantém-se? Posso ter relações na primeira semana de agosto sem o risco de engravidar?

    Importa salientar que costumo tomar sempre a pílula sem esquecimentos, pelo que até agora nunca comprometi a sua eficácia.

    Espero ter-me feito entender relativamente à minha questão. Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode iniciar a pausa nesta sexta feira, ao tomar 5 semanas seguida a mulher pode fazer a pausa em qualquer altura que continua protegida... por vezes após tomarmos seguido na pausa podemos não menstruar... de qualquer forma pode então fazer a pausa e reiniciar após os 7 dias... se precisar ando por aqui... boas férias... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta Enfermeiro Carlos :)

      Tenho de parabenizá-lo por este site. É incrivelmente difícil para nós, mulheres, encontrarmos informação fidedigna na internet e este site é um verdadeiro tesouro, com informação confiável e muito acessível para todas nós :)

      Parabéns e continue o bom trabalho!

      Eliminar
  53. Boa Noite , tomo a pílula minigeste, a menstruação costuma ser sempre regular (aparece sempre ao Domingo) mas desta vez só apareceu na Segunda e Apenas durou 3 dias. Isto é normal ? Estou um pouco preocupada . Muito Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer com o tempo de uso ou mesmo depois de situações de doença, cansaço ou ansiedade... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Boa Noite , tomo a pílula minigeste, a menstruação costuma ser sempre regular (aparece sempre ao Domingo) mas desta vez só apareceu na Segunda e Apenas durou 3 dias de Segunda a Quarta . Isto é normal ? Estou um pouco preocupada . Muito Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer com o tempo de uso ou mesmo depois de situações de doença, cansaço ou ansiedade... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Muito Obrigado pelo esclarecimento ! Já tomo a pílula a mais de 1 ano e nunca me tinha acontecido , costuma sempre aparecer ao Domingo e durar um pouco mais .

    ResponderEliminar
  56. Bom dia, o paracetamol (genérico do benerun), o brufen em genérico , e as pastilhas strepfen podem cortar o efeito da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam, pode manter sua pílula, as melhoras... ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Boa Noite uso infecção de perlutan a quase 3 anos esse mês tive relação menstruada posso está grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem risco, se tomar todos os meses a perlutan está protegida da gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Boa tarde,
    Estou a tomar antibiótico cefuroxima. Sei que corta o efeito da pílula, e a minha questão é quando poderei ficar descansada quanto à eficácia de prevenção.
    O antibiótico termina 1 dia antes da cartela da pílula terminar. Quando retomar a toma após os 7 dias de pausa já estarei protegida ou devo de aguardar pelo final da cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar até ao 7° comprimido da próxima cartela, pois precisa de 7 dias de pílula para voltar a estar protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Boa noite doutor, estou na segunda cartela do stezza e tomo tudo direitinho, mas na primeira semana da segunda cartela eu comprei uma pilula do dia seguinte, mas so tomei um dos comprimidos da pilula fo dia seguinte, junto com a pilula anticoncepcional, e eu continuei tomando ela normalmente, hoje tomei o primeiro comprimido amarelo e minha menstrucacao ainda nao desceu? O que acontece agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a stezza e aguardar, ela pode causar essa falta... se precisar ando por aqui... :) o importante é tomar certinha e sem falhas... :)

      Eliminar
  60. Boa Noite Dr.Carlos. Tomo Pílula anticoncepcional minigeste , e tive relações sexuais uma vez com preservativo e outra sem mas o meu namorado não chegou a ejacular . Haverá alguma probablidade de estar grávida ? cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem tomado a pílula sem falhas e certinha não tem risco de gravidez.. pode ficar descansada... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Olá e Boa noite. A minha menstruação desde que tomo a pílula aparecia sempre ao Domingo mas agora começou a aparecer á Segunda. Há algum problema com isso ? Obrigado e cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema... deve manter, o importante é tomar certinha... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Boa tarde Doutor, tomo a minigeste e a minha menstruação custuma ser abundante no primeiro dia e este mês esta acastanhada e com pouquíssimo fluxo , não custuma ser nada assim o que poderá ser? Obrigado cumprimentos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser efeito da pílula, com o tempo de uso ela pode causar essa alteração na menstruação, nossa menstruação pode vir mais escura e em menor quantidade... se precisar ando por aqui, o importante é tomar a pílula certinha... :)

      Eliminar
  63. Bom dia,
    Tenho estado a tomar aranka à cerca de 4/5 meses e nunca apresentei efeitos secundários.
    neste momento encontro-me no periodo de pausa e tenho sentido dores de cabeça que já dura 3 dias seguidos e nao passa com analgésicos. Será q tem influência da pílula. Também tomei a vacina da gripe a 1 semana ... não sei se tb terá alguma influência. Falei ao medico de familia sobre as dores de cabeça e perguntei se seria melhor reduzir a dosagem, mas este não me soube aconselhar muito bem. ~
    Na sua opinião acha que deva de reduzir a dose para arankelle ou manter a aranka. No caso de passar para arankelle terei grande risco de ter spotting?Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para já deve manter a aranka, pois pode estar tudo relacionado com a vacina... se continuar na próxima pausa com essa dor deve então falar com seu médico e mudar... pois ao iniciar uma mais fraca tem menos riscos se for essa a causa... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  64. Boa noite. O mes passado tomei a pilula corretamente,os 21 dias. NA pausa de sete dias acabei por me esquecer de comecar a toma no dia oito e comecei um dia atrasada. Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... especialmente se teve relações nos primeiros 7 dias a cartela pode ter engravidado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Bom dia! Gostava de saber se a toma de ILVICO N anti-gripal corta o efeito da pílula Clarissa?

    Desde já, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Olá doutor tomei a pílula depois de 15 a 17 horas depois de ter a relação estou protegida mesmo assim ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tomou a pílula do dia seguinte... tem poucas chances de gravidez... como tomou cedo... ando por aqui, se proteja... ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Boa noite ...
    Fiz análises ao sangue logo pela manhã, só que tomei a pilula antes de as fazer, porque me tinha esquecido de a tomar na noite anterior. Nos resultados das análises a ferritina aparece muito elevada a 248. A minha questão é se o facto de ter tomado a pilula momentos antes de fazer as análises pode estar associado à ferritina elevada, ou a pilula não interfere com a ferritina?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem relação... fale com seu médico para ele avaliar os resultados... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá
      Comecei a pílula contraceptiva faz 5 dias.. A arankelle... Contudo tomei no fim da menstruação e não no início.. Se tiver relações para a semana é seguro? Estou protegida?

      Eliminar
  68. Obrigada pela rapidez na resposta. E o facto de estar com sinusite interfere? É que na altura estava com inflamação no nariz devido á sinusite. Uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio não é a causa... não é grave esse aumento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Olá preciso mesmo de ajuda! Tomo a pílula corretamente e usei preservativo. E um dia após ter tido relações saiu-me um corrimento rosado! Li na NET que é o primeiro sinal de gravidez. Posso estar grávida? Os dois métodos podem ter falhado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como lhe disse no outro post não tem chances... ando por aqui... :)

      Eliminar
  70. Boa tarde, eu estava a tomar a pílula Aranka e este mês comecei a tomar a Arankelle. Existe algum risco de engravidar, uma vez que a quantidade de etinilestradiol é inferior. Agradeço desde já a atenção dispensada. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim existem algum risco, pequeno mas existe, é sempre aconselhado se proteger até ao 7º comprimido da primeira cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Oi, estou na 3 cartela da minha pilula, na segunda cartela falhei na primeira semana, mas no dia seguinte tomei duas seguidas. Meu namorado ontem gozou dentro, e estou na segunda semana da 3 cartela. Sendo q na 2 cartela eu falhei, posso estar gravida ja q ele gozou dentro? (Ontem era meu periodo fertil)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como estava na terceira cartela e aconteceu na segunda não tem riscos... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. boa tarde.
    quero reiniciar a toma de minigeste, após alguns anos de paragem.
    contudo estou a fazer tratamento ingetável para as alergias (depigoid)e tomo o anti histaminico Rinialer. estes medicamentos diminuem o efeito da pilula ou interferem de algum modo?

    a partir de quando é que posso ter relações sem usar preservativo?
    muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem... se iniciar no 1º dia da menstruação após 7 dias de minigeste está protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. Boa Noite !
    Tomo pílula há 7 meses. Tive a minha primeira relação sexual esta semana. O meu namorado não ejaculou, não falhei a pílula. Qual é a possibilidade de estar grávida?
    Peço desculpa pela insistência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma certinha e sem falhas não tem riscos de gravidez... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  74. olá, estava com dúvidas se poderia estar grávida ou não. Tive relações sem preservativo e estive 16 dias sem as ter. Passado esses dias o período veio-me.

    Não posso estar, certo?
    Não está a vir tão vermelho como antes, mas como tenho andado nervosa pode ser normal. De qualquer forma vem sangue e tenho dores de barriga como sempre tive.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve estar... pois menstruou... ando por aqui, se proteja... :)

      Eliminar
  75. Boa noite!
    Na cartela da pílula diz que demora 7 dias para repor as substâncias todas quando há algum esquecimento ou quando há interação com outros medicamentos. Mas esses dias são seguidos?

    Porque eu tomei sempre certo e faltavam 5 dias para acabar a cartela. São 21 comprimidos e no 16º comprimido tomei algo que nao sei se cortou efeito.

    passado os 5 dias menstruei.(normal)

    estive de pausa e comecei a tomar novamente a pílula e no 1º ou 2º dia tive relações sem preservativo. Mas não sei se há risco, porque não fez os 7 dias seguidos.

    O que tem a dizer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, deveria se proteger até fazer 7 dias seguidos... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá... fiquei à espera que a menstruação descesse e veio. Mas não veio tanto como o costume e veio mais escura um pouco. Mesmo assim posso estar?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode, é efeito da pílula... mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  76. Ola doutor. Tomo a pílula minigeste e estou na minha pausa , ontem tive relações sem preservativo e sem ejaculação . estou protegida ? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou a cartela certinha não tem riscos... está protegida nas pausas também, deve manter... ando por aqui... :)

      Eliminar
  77. Olá! Tomo a pílula chariva há um mes e 3 dias antes da pausa tive relações sexuais sem proteção e sem ejaculação. Posso estar grávida? Preciso me preocupar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou sem falhas não tem riscos, está protegida, mesmo nas pausas... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. A menstruação veio pouca e castanha. Poderei estar grávida? Veio durante uns 3 dias assim e quase sem sangramento, somente o castanho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, usa anticoncepcional hormonal? Pode ser essa a causa, é comum causar isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. Olá e obrigada.

    uso sim. Mas já é a 2a vez que me acontece seguido e nunca me tinha vindo assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ok, mas deve ser essa a causa, é comum mesmo depois de usar algum tempo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  80. Ok, obrigada!

    Espero é não estar grávida, pois se estivesse penso que não viria mais de 2 dias...certo?

    ResponderEliminar
  81. Boa Tarde Dr, queria saber se o medicamento Victan corta o efeito da pílula minigeste ? obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... pode manter a pílula... se precisar ando por aqui. :)

      Eliminar
  82. Boa Noite .
    Gostaria de saber se Sedatif Pc corta o efeito da pílula ? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... pode manter a sua pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  83. Boa noite Dr. Tomo a pilula minigeste , se continuar a tomar a pílula sem fazer a pausa estou protegida ? faz algum mal não fazer a pausa?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mantém a proteção, mas tem riscos de notar efeitos adversos mais facilmente e de complicações dai ser sugerido que use com pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  84. Boa Noite . Vou tomar a pílula de seguida sem fazer a pausa pela primeira vez , continuo protegida? Obrigado

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.