17 alimentos que devem estar longe da nossa dieta


A nossa alimentação é a base da nossa saúde, graças às nossas escolhas podemos controlar o nosso peso, prevenir algumas doenças e superar outras. As nossas escolhas devem ser reflectidas nos nossos hábitos de forma a adoptarmos as medidas mais saudáveis e não ser uma simples moda.

Hoje sabemos que a alimentação pode ajudar a tratar a obesidade, a hipertensão arterial, a diabetes, o colesterol em excesso, entre outras doenças consideradas das sociedades modernas, sociedades mais sedentárias e com maior consumo calórico.

Ao adoptarmos estilos de alimentação saudável teremos certamente melhor qualidade de vida e conseguiremos fugir destas doenças associadas aos novos estilos das sociedades de consumo.

Uma dieta saudável e equilibrada deve seguir as porções desenhadas na roda dos alimentos, devendo também incluir a água, elemento chave em qualquer dieta. Roda dos alimentos:

A rodas dos alimentos não engloba alguns alimentos e bebidas que encontramos nas prateleiras dos supermercados, não é esquecimento, são alimentos que não devemos consumir, devemos evitar o consumo de:
  1. batatas fritas e outros snacks
  2. refrigerantes (sumos, bebidas gaseificadas, colas, bebidas estimulantes e desportivas)
  3. brioches e pão de forma
  4. amendoins salgados e fritos
  5. refeições pré-cozinhadas
  6. hamburgueres
  7. pizzas
  8. bolos e produtos de pastelaria
  9. molhos para saladas e outros temperos
  10. bolachas e outros produtos similares
  11. cereais de pequeno almoço
  12. chocolates
  13. gelados
  14. águas com sabor
  15. cerveja e outras bebidas alcoólicas
  16. vinho
  17. enlatados
Fontes bibliográficas
carlosedgar.com