Vicks vapospray®


Vicks vapospray
Vicks vapospray®

Vicks vapospray® é uma solução de inalação indicada em situações de congestão nasal causada por constipações, rinite aguda e rinite vasomotora. Vicks vapospray® funciona como um vaso-constritor devido a ter na sua composição cloridrato de oximetazolina, a sua ação permite obter um alivio rápido e persistente do congestionamento nasal (até 12 horas).

Composição de vicks vapospray®: cloridrato de oximetazolina na dosagem de 0,5 mg/ml. Outros excipientes: citrato de sódio di-hidratado, tiloxapol (polímero do iso-octil polietilenofenol), ácido citrico anidro, gluconato de cloro-hexidina, mentol (levo), cloreto de benzalcónio, cânfora, edetato dissódico, eucaliptol, hidróxido de sódio e água purificada. 

Como aplicar o vicks vapospray®

A solução vicks vapospray® deve ser usada através da inalação, nebulização nasal, de acordo com o seguinte esquema:

Adultos e crianças com mais de 6 anos - 1 a 2 nebulizações em cada narina, 2 a 3 vezes por dia

Crianças com idade inferior a 6 anos - não aconselhado, somente por indicação médica

O aplicador deve ser inserido na narina e com a cabeça virada para cima deve apertar o frasco, inspirando de boca fechada. Não use vicks vapospray® mais de 7 dias.

Vicks vapospray® e os efeitos secundários

Durante o uso de vicks vapospray® podemos notar alguns efeitos secundários, tais como (podem afetar até 1 em 1000 pessoas - efeitos secundários raros): irritação nos olhos, desconforto ou vermelhidão, desconforto ou irritação do nariz, boca ou garganta, espirros, taquicardia, palpitações, aumento da pressão arterial, ansiedade, efeito sedativo, irritabilidade, perturbações do sono em crianças, insónia, nervosismo, tremores, inquietação, irritabilidade, dores de cabeça e náuseas. Fonte: infarmed.pt

Vicks vapospray® e outros medicamentos

Vicks vapospray® não deve ser tomado sem indicação médica.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt