Balanite - causas, sintomas e tratamento

O balanite é uma inflamação da glande ("cabeça do pénis") se a inflamação atingir a pele, prepucio, trata-se de uma balanopostite.

A balanite pode ocorrer nas diversas idades, podendo inclusive surgir no bebê, a inflamação na glande pode surgir devido diversas agressões que permitem a contaminação dos tecidos por batérias, vírus ou fungos (Candida Albicans).

Causas da balanite

As causas mais comuns da inflamação da glande são o uso de sabonetes, pomadas, relações sexuais (dores durante a relação ou penetrações dolorosas), roupa (tecidos), preservativo, espermicidas, ausência de cuidados de higiene, infeções sexualmente transmissíveis, alergias e doenças de pele.

A inflamação da glande - balanites podem surgir mais facilmente em pessoas com diabetes, com menos cuidados de higiene intima, parceiros com candidiase, psoriase, traumas frequentes nas relações (fricção), pessoas obesas, presença de dor nas relações sexuais ou presença de doenças sexualmente transmissíveis.

Sinais e sintomas da balanite

Os principais sintomas da balanite são: a inflamação da glande, ulceras ou feridas descamativas, coceira, vermelhidão, calor, inchaço, dor e mau cheiro. 

Tratamento da balanite

O tratamento da balanite deve ser prescrito pelo seu médico, podendo ter que fazer antibióticos ou antifúngicos. O tratamento deve ser acompanhado pelas medidas de higiene intima. A ausência das relações e o tratamento de ambos os parceiros pode ser indicado pelo médico.

Fontes bibliográficas
dermatologia.net
uronline.com.br