Lutenil® (acetato de nomegestrol)

O lutenil® é um medicamento que contém acetato de nomegestrol e está indicado no tratamento dos distúrbios menstruais em situações de carência da produção da progesterona, ciclos menstruais alterados, ausência de menstruação ou em mulheres na menopausa. O lutenil® corrige as alterações menstruais causadas pela falta de progesterona.

Composição de lutenil®: cada comprimido de lutenil® tem cerca de 5 mg de acetato de nomegestrol, outros excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, lactose e palmitoestearato de glicerol.

Como tomar lutenil®

Como tomar antes da menopausa

A mulher deve tomar um comprimido por dia, do 16˚ ao 25˚ dia do ciclo menstrual.

Como tomar na menopausa

Na menopausa o tratamento pode ter outro esquema, mas é recomendado a toma de um comprimido por dia durante 12 a 14 dias por mês. Siga as indicações de se médico.

Efeitos colaterais de lutenil®

Alguns efeitos colaterais de lutenil®: alterações menstruais, sangramentos vaginais irregulares, alterações na circulação das pernas, febre, distúrbios da visão, acidentes tromboembólicos venosos, ganho de peso, insônia, aumento dos pelos do corpo, distúrbios gastrintestinais (vomitos ou diarreia).

O que fazer em caso de esquecimento de lutenil®

Em caso de esquecimento a mulher deve seguir tomando, de acordo com as indicações do seu médico, não deve duplicar a dose diária recomendada. 

Fontes bibliográficas
tevabrasil.com.br