quinta-feira, agosto 20, 2015

Índice de Pearl

Índice de Pearl

O Índice de Pearl, é uma formula matemática desenvolvida por Raymond Pearl, em 1933, que exprime a eficácia de um anticoncepcional.

A formula do Índice de Pearl

O Índice de Pearl revela a eficácia dos anticoncepcionais, mostrando o seu risco de surgir uma gravidez, em cada 100 mulheres que usam o anticoncepcional durante um ano. Se o Índice de Pearl de um anticoncepcional for de 1% significa que durante 1 ano de uso, em cada 100 mulheres, 1 tem risco de gravidez. Cerca de 99% estão protegidas, podemos dizer que o anticoncepcional tem uma eficácia de 99%.

Índice de Pearl dos anticoncepcionais


O Índice de Pearl dos anticoncepcionais

Anticoncepcional

Eficácia do método (%)
99,7
Pilula progestagénica
99,7
99,7
99,7
Implante hormonal
99,95
Injecçao hormonal
99,7
99,9
99,9
82
Preservativo masculino
98
95
72
99,5
Vasectomia
99,7
Coito interrompido
72
Calendário ou tabelinha
72
Muco cervical
72
Sem método
15%

Fonte: contraceptivetechnology.org

Fontes bibliográficas
contraceptivetechnology.org
Partilhe

26 comentários:

  1. Olá!

    Há mais de 5 anos tomo Diclin para controlar a oleosidade, há aprox. 2 anos comecei a emendar cartelas sem pausa nenhuma pois desenvolvi alergia aos absorventes. Não sinto nenhum efeito colateral nem tenho escapes. Minha dúvida é: estou protegida quanto a engravidar? Vou casar em Janeiro e só então começarei a ter relações sexuais. Não corro o risco de engravidar por ter tomado a mesma pílula por tanto tempo e ainda emendar cartelas?

    Muito muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mesmo emendando está protegida... ao tomar seguida tem mais riscos de efeitos adversos e risco de complicações... não tem risco de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá boa noite :) é o seguinte... Eu todos os anos tomo broncho vaxom, foi receitado uma vez por um médico para evitar que fique tão constipada no inverno e ele disse para tomar os 30 comprimidos sem pausa. Agora recentemente comecei a tomar a pilula minigeste, e gostaria de saber se o broncho vaxom corta o seu efeito ou se ao tomar essas quantidades sem pausa, pode cortar....
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite! Queria tirar um dúvida. Eu tomo a pílula estinette e o meu médico receitou-me kompensan em pastilhas, gostaria de saber se corta o efeito e se posso tomar kompensan mesmo depois de tomar a pílula, por exemplo 1h depois... Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar mas a horas diferentes, estes medicamentos não cortam o efeito mas podem criar o risco de diminuição de absorção da pílula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Se eu precisar de tomar um kompensan 2h depois da toma da pílula, há problema? Ou melhor, quanto tempo depois da toma da pílula é seguro tomar um kompensan?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim 2 h depois pode fazer, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá bom dia... Li os comentários desta página e fiquei com uma duvida, vi ke o kimpensan não pode ser tomado junto com a pilula
    E gostaria de saber se isso é assim com todos os medicamentos
    Pode se tomar o broncho vaxom ao mesmo tempo ke a pilula? Ou se não for ao mesmo tempo pode ser ao fim de 1hora depois?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam o efeitos, apenas este tipo de medicação para a digestão pode alterar a absorção e é melhor evitar possíveis riscos.. em relação ao broncho vaxom não tem motivos para se preocupar... ando por aqui... :) se precisar...

      Eliminar
  6. Tomo brocho vaxon à três meses (durante 10 dias de cada mês ). Interfere com a pílula novynett? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha a pílula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá, o broncho vaxom interfere na pílula yasminelle? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá Carlos, tenho uma dúvida, na verdade é curiosidade que surgiu. Esse indice de falha dos anticoncepcionais aumentam com o tempo de uso? Exemplo: 0,1 % em 1 ano, e em 5 anos seria o mesmo ou mais ? Li em outro site que a falha é acumulativa, o que dizes? Abraço, gosto muito desse blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não aumenta com o tempo de uso... varia com a forma de tomar, medicamentos e outras interferências como vômitos, esquecimento, diarreia... ando por aqui, obrigado por seguir o blog... :)

      Eliminar
  9. Boa tarde doctor, eu tomo a pilulla cerazete mas estou a tomar antibiótico de momento o Bactrim forte e corta o efeito da pílula entretanto tive relacoes sexuais desprotegidas comprei antes das 48h a pílula do dia seguinte postinor a dúvida é continuo a tomar a pilulla cerazette normalmente oi convém para e quando a menstruação vier tomar uma cartela nova? Agradecia uma resposta breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter sempre a cerazette como se nada tivesse acontecido para continuar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Então eu tomo anticopsinal tem dois anos e pouco e eu tive relação dois dia antes da minha mistruacao em bora eu engravido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomar sem falhas está protegida na pausa entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa tarde preciso tirar umas duvidas que tenho em relacao a o anticoncepcional que vou mudar
    Ate sexta passada tomava allestra 20
    Posso comecar a tomar selene ?? Quero mudar pra melhorar minha pele e cabelo!! Estou fazendo uma boa escolha e esta certo comecar hj?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico, pode mudar, mas não sugiro que seja para selene, com maior dosagem hormonal, sem falar com seu médico, existem outras opções... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Boa tarde, precisava da sua ajuda, gostaria de saber se o chá de flor de hibisco corta o efeito da pílula , desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa tarde Dr. Carlos Edgar,

    Desculpe estar a enviar email, mas estou muito preocupada com uma questão.
    Tomo a pílula Harmonet há três anos. Tomei sempre direitinho, mas como desde há uns meses que estava sem namorado fiquei um pouco desleixada da pílula, isto é, tomei sempre mas neste momento não me lembro se foi com atrasos ou não.
    Há um mês atrás tive relações exatamente no último dia da carteira, fiz a pausa e o período veio só durante um dia e veio um dia antes do normal.
    Eu sei que pelo menos os sete dias antes da relação eu tomei a pilula certinha.
    Acha que posso ter engravidado? É que tenho sentido algumas dores no fundo da barriga e o peito também me dói já para aí há uma semana.
    O que acha?

    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parecem efeitos da pílula, pois seu corpo tem que se adaptar... como foi no final da cartela não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.