segunda-feira, setembro 21, 2015

Risco de TEV (tromboembolismo venoso) com yasmin®

Risco de TEV (tromboembolismo venoso) com yasmin®

Risco de TEV (tromboembolismo venoso) com yasmin®


A yasmin® tem na sua composição a drospirenona, cerca de 3 mg por comprimido, e o etinilestradiol, com 0,03 mg em cada comprimido. Outros excipientes do anticoncepcional yasmin®: núcleo do comprimido - lactose mono-hidratada, amido de milho, amido de milho pré-gelificado, povidona K25 e estearato de magnésio. Excipientes do revestimento do comprimido - hipromelose macrogol 6000, talco, dióxido de titânio (E171), pigmento de óxido de ferro e amarelo (E172). 

Muito se tem falado nos riscos das pílulas hormonais com drospirenona, têm sido associadas mortes causadas diretamente por este tipo de contracetivo. A verdade é que as pílulas com drospirenona tem maior risco tromboembólico que as pílulas com levonorgestrel (pílulas que servem de comparação por terem menor risco tromboembólico), estima-se que tenham um risco 9 a 12 vezes superior (os estudos revelam que em cada 10.000 mulheres que utilizam um anticoncepcional contendo drospirenona, entre 9 e 12 mulheres desenvolverão um TEV em um ano de uso).

O que fazer então? Devo mudar de yasmin®? Para qual?

Deve seguir as indicações de seu médico, uma pílula não deve ser iniciada sem conselho de seu médico, para não ter riscos aumentados. Hoje sabemos que o risco está aumentado nas mulheres com varizes, hipertensão, obesas, fumadoras e com colesterol elevado. Por outro lado tem que se lembrar que o risco é maior quando inicia a yasmin® pela primeira vez (por isso é importante não fazer pausa de descanso), quando toma mais que um comprimido por dia ou quando não faz pausa entre as cartelas.

Devo mudar de yasmin®? Para qual?

Se está numa dessa situações que refere em cima deve falar com seu médico para mudar, cada caso deve ser avaliado. O seu novo método pode até ser um que esteja isento de hormônios, se seus riscos forem grandes. Na escolha de um novo temos que ter em conta o seu objectivo, repare se tomava a yasmin® para prevenir a gravidez e melhorar sua pele, deve preferir uma pílula com essas características.

A mulher após mudar precisa de 4 meses para se adaptar, deve sempre falar com o seu médico para ter acompanhamento durante esta mudança.

Confie em seu médico e tenha paciência a mudança pode demorar, mas é um beneficio para sua saúde.


Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

12 comentários:

  1. Quero tirar uma dúvida? É a primeira vez que estou tomando ciclo 21' e tomei depois do meu período menstrual, seja que faz 5 dias que estou tomando, e está errado porque tomei depois do meu período menstrual, o certo era tomar no 1 dia do meu período menstrual? Já que a primeira vez que estou tomando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria ter iniciado no primeiro dia, mas como não iniciou pode demora mais a estar protegida e pode ter mais facilmente alterações em seu ciclo... deve manter... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Mais eu tive relações sem proteção, tem algum risco de eu ficar grávida ?
    No me caso, já que tomei o ciclo 21 por primeira vez no final da minha menstruação, quer dizer que vai demorar para vir minha menstruação ? E que tenho que usar camisinha ? Então continuo tomando? Até acabar e espero 7 dias e no 8 dia continuo tomando da 2 cartela ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao iniciar dessa forma deve se proteger pelo menos até ao 7) comprimido... ando por aqui.... :)

      Eliminar
    2. Entendi, obrigado pela informação!!
      Mais só uma dúvida? Como eu disse não tive proteção na relações, e isso foi no 3 comprimido, teria chance de eu ficar grávida ?

      Eliminar
    3. Olá, se não iniciou a primeira cartela no primeiro dia da menstruação tem mesmo riscos de gravidez se teve relações no terceiro dia... deve manter a pílula... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  3. Uso o anticoncecional Yasmin, qual devo usar que seja bom para acne, se do que os mais fortes mim da sazeas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o yasmin ajuda a melhorar sua pele... pode confiar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Socorro Edgar estou tomando elani 28 falta 8 comp e n to esquentando de dor de cabeça e dor nos seis e normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter e se continuar tendo dores de cabeça deve falar com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Ola estou na minha primeira cartela do elani28 e no comp 26 tive relação sem preservativo posso ter corrido o risco de ficar grávida ..obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá se tomou sem falhas não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.