quinta-feira, outubro 01, 2015

Usar a pílula anticoncepcional na menopausa

Usar a pílula anticoncepcional na menopausa

Muitas mulheres perguntam até quando devem usar a pílula anticoncepcional, será que existe alguma idade para parar?
Usar a pílula anticoncepcional na menopausa

A mulher a partir dos 45 anos entra na fase da menopausa, período de que varia de mulher para mulher, mas a partir desta idade começa a notar alguns sintomas de menopausa, os ciclos menstruais ficam irregulares e como existem risco de gravidez é comum o médico sugerir o uso da pílula anticoncepcional mais uns anos. A mulher nesta idade tem algumas vantagens em usar a pílula anticoncepcional como:

E quando devo parar?

Ao usar a pílula a mulher pode prolongar suas menstruações e na verdade não se aperceber se já está na menopausa, pois é a sua ausência à mais de 1 ano que nos revela que a menopausa chegou... para descobrir se está na menopausa o doseamento hormonal é a forma mais eficaz.

Com a menopausa a se aproximar a mulher pode notar diminuição no seu fluxo, nessa altura pode falar com seu médico para parar a pílula e uns meses depois fazer o doseamento hormonal, nesta fase é aconselhável o uso do preservativo como método barreira. Só deve parar sua pílula depois de seu médico sugerir.

Se lembre que:

A pílula combinada não adia sua menopausa, mantém seu ciclo menstrual regular, previne a gravidez e ajuda a diminuir os sintomas de menopausa.

A pílula hormonal combinada está contra-indicada se fumar. Por favor pare o tabaco.

Fontes bibliográficas
nhs.com/contraceptionguide
Partilhe

18 comentários:

  1. Tenho cinquenta anos ainda tomo pílula o Elano ciclo 21. Ainda corro o risco de engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode correr, só mesmo falando com seu médico para ele avaliar se já está mesmo na menopausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá tenho cinquentabe um anos tomo anticoncecional. No dia três de Julho esqueci de tomar o remédio.., no dia quatro tive relacao sem preservativo a noite tomei os dois remédios.continuei a tomar normal até o dia onze. No dia 17 e dezoito tive umas borrinhad depois um sangramento bem vermelho. Voltei a tomar no dia 19, terminei a cartela agora dia 8, hoje dia 15 ainda não desceu, não tenho enjoos dor no seios não sinto nada. Corro risco de estar grávida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se esqueceu e teve relações tem chances... deve fazer teste... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite,este mes nao tive periodo,nao me esqueci de tomar a pilula nao tomei medicamentos, ja fiz teste de gravides e deu negativo. Tenho 47 anos,sera que estou a entrar na menopausa? Isto sera possivel mesmo estando a tomar a pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser essa a causa, mas o mais provável é que seja efeito do anticoncepcional...deve falar com seu médico para ele avaliar, mantenha a pílula certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Tenho50 anos, havia parado de tomar pilulas, mas como tinha muitaisi coilicas, voltei atomar, no primeiro dia da menstruação, e no setimo dia, tive relações sexuais sem preservativo, lembrando que a partir do primeiro dia que tomei,a menstruação se foi e nãovoltou mais, estou no 11° dia do anticoncepcional, qualorisco de uma gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como iniciou no 1° dia da menstruação e já tinha tomado 7 dias não tem riscos... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Tenho 51 anos e já estou na menopausa, já faz quase um ano que não menstrual mais e fiz os exames hormonais para confirmar. Tem algum problema se eu tomar anticoncepcional? Quais benefícios teria já que são hormônios? Ajudaria nos sintomas da menopausa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ajudar, mas deve primeiro confirmar com seu médico se está na menopausa... depois deve seguir o que ele indicar, pois é importante a avaliação desses resultados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite,tenho 50 anos e em Novembro fará um ano que não tenho período, não tomo anticoncepcional há cerca de 3 anos, mas estou a iniciar um relacionamento e não quero arriscar uma gravidez e não confio no preservativo, posso voltar a tomar a pílula que tomava, a minigeste? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria confirmar com seu médico, pois pode estar já na menopausa e não precisar de proteção hormonal... ando por aqui, se proteja das doenças sexuais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Ola, tenho 52 anos e já estava menopausada a 4, mas como tinha muitos sintomas da menopausa e estavam até me deixando sem conseguir trabalhar comprei o Qlaira e comecei a tomar, tomei por 10 dias apenas pois um dia esqueci e fiquei com receio de continuar, então estou com sangramento a 4 dias, o que devo fazer? é normal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve falar com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá... Parei o anticoncecional em fevereiro e estou 5 meses sem menstruar, já fiz exame de gravidez e deu negativo. Será que essa ausência de menstruação e por causa do remédio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ser essa a causa, ao interromper acabamos por ficar com o ciclo como era antes de usar, pode estar na menopausa, deve conferir com seu médico, não sei sua idade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Tenho 43anos tomo anticoncepcional a17anos e minha menstruação atrasou ia completar 3meses e veio só uma borrinha.o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser somente efeito do anticoncepcional, com o tempo ele pode causar isso, diminuir a quantidade e escurecer a menstruação... se tomou sem falhas não tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.