quinta-feira, outubro 01, 2015

Usar a pílula anticoncepcional na menopausa

Usar a pílula anticoncepcional na menopausa

Muitas mulheres perguntam até quando devem usar a pílula anticoncepcional, será que existe alguma idade para parar?
Usar a pílula anticoncepcional na menopausa

A mulher a partir dos 45 anos entra na fase da menopausa, período de que varia de mulher para mulher, mas a partir desta idade começa a notar alguns sintomas de menopausa, os ciclos menstruais ficam irregulares e como existem risco de gravidez é comum o médico sugerir o uso da pílula anticoncepcional mais uns anos. A mulher nesta idade tem algumas vantagens em usar a pílula anticoncepcional como:

E quando devo parar?

Ao usar a pílula a mulher pode prolongar suas menstruações e na verdade não se aperceber se já está na menopausa, pois é a sua ausência à mais de 1 ano que nos revela que a menopausa chegou... para descobrir se está na menopausa o doseamento hormonal é a forma mais eficaz.

Com a menopausa a se aproximar a mulher pode notar diminuição no seu fluxo, nessa altura pode falar com seu médico para parar a pílula e uns meses depois fazer o doseamento hormonal, nesta fase é aconselhável o uso do preservativo como método barreira. Só deve parar sua pílula depois de seu médico sugerir.

Se lembre que:

A pílula combinada não adia sua menopausa, mantém seu ciclo menstrual regular, previne a gravidez e ajuda a diminuir os sintomas de menopausa.

A pílula hormonal combinada está contra-indicada se fumar. Por favor pare o tabaco.

Fontes bibliográficas
nhs.com/contraceptionguide
Partilhe

44 comentários:

  1. Tenho cinquenta anos ainda tomo pílula o Elano ciclo 21. Ainda corro o risco de engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode correr, só mesmo falando com seu médico para ele avaliar se já está mesmo na menopausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá tenho cinquentabe um anos tomo anticoncecional. No dia três de Julho esqueci de tomar o remédio.., no dia quatro tive relacao sem preservativo a noite tomei os dois remédios.continuei a tomar normal até o dia onze. No dia 17 e dezoito tive umas borrinhad depois um sangramento bem vermelho. Voltei a tomar no dia 19, terminei a cartela agora dia 8, hoje dia 15 ainda não desceu, não tenho enjoos dor no seios não sinto nada. Corro risco de estar grávida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se esqueceu e teve relações tem chances... deve fazer teste... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite,este mes nao tive periodo,nao me esqueci de tomar a pilula nao tomei medicamentos, ja fiz teste de gravides e deu negativo. Tenho 47 anos,sera que estou a entrar na menopausa? Isto sera possivel mesmo estando a tomar a pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser essa a causa, mas o mais provável é que seja efeito do anticoncepcional...deve falar com seu médico para ele avaliar, mantenha a pílula certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Tenho50 anos, havia parado de tomar pilulas, mas como tinha muitaisi coilicas, voltei atomar, no primeiro dia da menstruação, e no setimo dia, tive relações sexuais sem preservativo, lembrando que a partir do primeiro dia que tomei,a menstruação se foi e nãovoltou mais, estou no 11° dia do anticoncepcional, qualorisco de uma gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como iniciou no 1° dia da menstruação e já tinha tomado 7 dias não tem riscos... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Tenho 51 anos e já estou na menopausa, já faz quase um ano que não menstrual mais e fiz os exames hormonais para confirmar. Tem algum problema se eu tomar anticoncepcional? Quais benefícios teria já que são hormônios? Ajudaria nos sintomas da menopausa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ajudar, mas deve primeiro confirmar com seu médico se está na menopausa... depois deve seguir o que ele indicar, pois é importante a avaliação desses resultados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite,tenho 50 anos e em Novembro fará um ano que não tenho período, não tomo anticoncepcional há cerca de 3 anos, mas estou a iniciar um relacionamento e não quero arriscar uma gravidez e não confio no preservativo, posso voltar a tomar a pílula que tomava, a minigeste? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria confirmar com seu médico, pois pode estar já na menopausa e não precisar de proteção hormonal... ando por aqui, se proteja das doenças sexuais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Ola, tenho 52 anos e já estava menopausada a 4, mas como tinha muitos sintomas da menopausa e estavam até me deixando sem conseguir trabalhar comprei o Qlaira e comecei a tomar, tomei por 10 dias apenas pois um dia esqueci e fiquei com receio de continuar, então estou com sangramento a 4 dias, o que devo fazer? é normal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve falar com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá... Parei o anticoncecional em fevereiro e estou 5 meses sem menstruar, já fiz exame de gravidez e deu negativo. Será que essa ausência de menstruação e por causa do remédio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ser essa a causa, ao interromper acabamos por ficar com o ciclo como era antes de usar, pode estar na menopausa, deve conferir com seu médico, não sei sua idade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Tenho 43anos tomo anticoncepcional a17anos e minha menstruação atrasou ia completar 3meses e veio só uma borrinha.o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser somente efeito do anticoncepcional, com o tempo ele pode causar isso, diminuir a quantidade e escurecer a menstruação... se tomou sem falhas não tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá Dr. Parei de tomar AC mesigyna no mês de outubro e desde que parei minha menstruação ainda não veio, fiz um teste com 20 dias de atraso e deu negativo. Hoje estou com 37 dias de atraso, devo esperar mais uns dias para ver se ela vem? Ou fazer um beta? Tô na dúvida. Eu quero engravidar. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve esperar e se proteger, é comum atrasar depois de pararmos o anticoncepcional... se proteja e com calma aguarde... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. tenho 46 anos, fui a uma consulta de rotina minha medica oediu para que eu parasse de tomar a pílula, parei dia 8 de outubro, mestruei muito dia 11 fiquei 5 dias menstruada, parou três dias tive relação com meu marido mas sem ajaculacao, depois de mais alguns dias menstruei novamente fiqucou ainda sangrando uns 3 dias. Era pra ter vindo dia 11 de novembro e ate agora nada...estou sentindo que vou menstruar a qualquer hora sera??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar para menstruar, é normal após parar termos esse tipo de falha... deve se proteger para não ter riscos e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Boa noite, tenho 51 anos, tomava depoprovera 150mg a mais de 8 anos, parei em julho/2016, fiz os exames de sangue com meu endocrino e o mesmo confirmou que estou na menopausa e que não corro o risco de engravidar, porem dia 10/12 fiquei mestruada, isto pode acontecer???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, pode ter sangramento por causa de estar na menopausa e não por ser sua menstruação, siga as indicações de seu médico e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá tomei uma pílula durante 1 semana e meia e quando reparei estava fora da validade um ano. Agora o meu período está atrasado é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tomou uma semana e meia e parou? Sim é normal atrasar... deve aguardar... como fez uma semana e meia alterou seu ciclo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Tenho 51 anos e não menstruo a 1 ano e tive relação sem camisinha e devo tomar a pílula do dia seguinte ou não é necessário e se tomar o que pode acontecer? Estou no prazo de 72 hs. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve fazer a pílula do dia seguinte, pois mesmo não menstruando pode engravidar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Fiz curetagem a 2 anos após um aborto retido e agora estou tentando engravidar novamente. Parei de tomar anticoncepcional a 2 meses atrás. Mês passado meu ciclo estava normal 28 dias. Mas esse mês veio com 24 dias. É normal desregular? E qual período dentro do normal pra engravidar novamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, após usar anticoncepcional pode demorar... deve aguardar e continuar registando as datas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Estou na menopausa a 10 anos estou com 50 anos ,queria saber se eu posso tomar algum remédio injetável com hormônio ,estou com 45 kilo ,tenho 1,66 de altura ,poderia me indicar algum remédio com hormônio para assim ver se volto a engordar ou melhor meu corpo ,grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é garantido que o seu uso melhore seu corpo como está querendo.... deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá doutor. Parei meu anticoncepcional ja tem uns 18 dias . E semana passa veio para mim uma gosma Clara abundante. E até hj nem sinal de menstruação. Será uma possível gravidez. Devo esperar mais quanto tempo. Pra fazer exame.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem tido relações tem riscos... embora seja comum demorar após pararmos o anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Boa Noite, estou com 50 anos e usei o Qlaira até novembro de 2016. Parei pois o medico que fez meu transvaginal me assustou dizendo que corria o risco de ter trombose. Depois de 30 dias que parei o Qlaira a menstruação não veio, fiz um exame hormonal para verificar as taxas a pedido do mastologista. Os resultados foram Hormônio folículo estimulante = 53,9 e Hormônio Luteinizante = 26,9. De acordo com esses resultados me diga se já estou na menopausa ou ainda corro risco de engravidar? A ultima menstruação foi em 17/11/2016.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olà, pode estar, mas deve se proteger com camisinha e falar com seu médico para ele avaliar, é comum após parar o anticoncepcional termos atraso menstrual, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Bom dia, obrigada pela resposta, mas continuando as duvidas... na sua opinião, se eu com 50 anos continuar com o Qlaira tenho realmente o risco de ter uma trombose, pois os medicos se contradizem muito comigo um diz pra eu parar outro pra eu continuar então fico confusa e assustada. Gostaria de saber também se por acaso eu continuar com o Qlaira a menstruação vai parar um dia, pois eu continua a menstruar com Qlaira.

      Eliminar
    3. Olá, sim pode parar, a qlaira vai "forçar" sua menstruação a descer... o risco é relativo, fale com seu médico para ele avaliar suas análises... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. eu fui ao médico fiz todos os exames, inclusive transvaginal. Tudo deu ótimo, só na transvaginal que apareceu um coágulo no útero e a ginecologista falou que está tudo bem, que aos poucos vai saindo. Só que munha menstruação não para nunca. Estou com 49 anos e ela passou Selene e mesmo assim continuo a sangrar. Ela disse para tomar o cerazete, será que vai funcionar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve seguir as indicações de sua médica, e iniciar a nova pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Obrigada pela atenção, mas eu fico cismada com este coágulo. Isto acontece? E na pré menopausa pode ocorrer este sangramento meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve seguir as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Boa noite,com os Hormônio folículo estimulante = 53,9 e Hormônio Luteinizante = 26,9. qual o risco de engravidar? Tenho 50 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar, mas deve se proteger com camisinha e falar com seu médico para ele avaliar, é comum após parar o anticoncepcional termos atraso menstrual, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.