1 de outubro de 2015

Usar a pílula anticoncepcional na menopausa




Muitas mulheres perguntam até quando devem usar a pílula anticoncepcional, será que existe alguma idade para parar?
Usar a pílula anticoncepcional na menopausa

A mulher a partir dos 45 anos entra na fase da menopausa, período de que varia de mulher para mulher, mas a partir desta idade começa a notar alguns sintomas de menopausa, os ciclos menstruais ficam irregulares e como existem risco de gravidez é comum o médico sugerir o uso da pílula anticoncepcional mais uns anos. A mulher nesta idade tem algumas vantagens em usar a pílula anticoncepcional como:

E quando devo parar?

Ao usar a pílula a mulher pode prolongar suas menstruações e na verdade não se aperceber se já está na menopausa, pois é a sua ausência à mais de 1 ano que nos revela que a menopausa chegou... para descobrir se está na menopausa o doseamento hormonal é a forma mais eficaz.

Com a menopausa a se aproximar a mulher pode notar diminuição no seu fluxo, nessa altura pode falar com seu médico para parar a pílula e uns meses depois fazer o doseamento hormonal, nesta fase é aconselhável o uso do preservativo como método barreira. Só deve parar sua pílula depois de seu médico sugerir.

Se lembre que:

A pílula combinada não adia sua menopausa, mantém seu ciclo menstrual regular, previne a gravidez e ajuda a diminuir os sintomas de menopausa.

A pílula hormonal combinada está contra-indicada se fumar. Por favor pare o tabaco.

Fontes bibliográficas
nhs.com/contraceptionguide

171 comentários:

  1. Tenho cinquenta anos ainda tomo pílula o Elano ciclo 21. Ainda corro o risco de engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode correr, só mesmo falando com seu médico para ele avaliar se já está mesmo na menopausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá tenho cinquentabe um anos tomo anticoncecional. No dia três de Julho esqueci de tomar o remédio.., no dia quatro tive relacao sem preservativo a noite tomei os dois remédios.continuei a tomar normal até o dia onze. No dia 17 e dezoito tive umas borrinhad depois um sangramento bem vermelho. Voltei a tomar no dia 19, terminei a cartela agora dia 8, hoje dia 15 ainda não desceu, não tenho enjoos dor no seios não sinto nada. Corro risco de estar grávida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se esqueceu e teve relações tem chances... deve fazer teste... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite,este mes nao tive periodo,nao me esqueci de tomar a pilula nao tomei medicamentos, ja fiz teste de gravides e deu negativo. Tenho 47 anos,sera que estou a entrar na menopausa? Isto sera possivel mesmo estando a tomar a pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser essa a causa, mas o mais provável é que seja efeito do anticoncepcional...deve falar com seu médico para ele avaliar, mantenha a pílula certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Tenho50 anos, havia parado de tomar pilulas, mas como tinha muitaisi coilicas, voltei atomar, no primeiro dia da menstruação, e no setimo dia, tive relações sexuais sem preservativo, lembrando que a partir do primeiro dia que tomei,a menstruação se foi e nãovoltou mais, estou no 11° dia do anticoncepcional, qualorisco de uma gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como iniciou no 1° dia da menstruação e já tinha tomado 7 dias não tem riscos... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Tenho 51 anos e já estou na menopausa, já faz quase um ano que não menstrual mais e fiz os exames hormonais para confirmar. Tem algum problema se eu tomar anticoncepcional? Quais benefícios teria já que são hormônios? Ajudaria nos sintomas da menopausa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ajudar, mas deve primeiro confirmar com seu médico se está na menopausa... depois deve seguir o que ele indicar, pois é importante a avaliação desses resultados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite,tenho 50 anos e em Novembro fará um ano que não tenho período, não tomo anticoncepcional há cerca de 3 anos, mas estou a iniciar um relacionamento e não quero arriscar uma gravidez e não confio no preservativo, posso voltar a tomar a pílula que tomava, a minigeste? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria confirmar com seu médico, pois pode estar já na menopausa e não precisar de proteção hormonal... ando por aqui, se proteja das doenças sexuais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Ola, tenho 52 anos e já estava menopausada a 4, mas como tinha muitos sintomas da menopausa e estavam até me deixando sem conseguir trabalhar comprei o Qlaira e comecei a tomar, tomei por 10 dias apenas pois um dia esqueci e fiquei com receio de continuar, então estou com sangramento a 4 dias, o que devo fazer? é normal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve falar com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá... Parei o anticoncecional em fevereiro e estou 5 meses sem menstruar, já fiz exame de gravidez e deu negativo. Será que essa ausência de menstruação e por causa do remédio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ser essa a causa, ao interromper acabamos por ficar com o ciclo como era antes de usar, pode estar na menopausa, deve conferir com seu médico, não sei sua idade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Tenho 43anos tomo anticoncepcional a17anos e minha menstruação atrasou ia completar 3meses e veio só uma borrinha.o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser somente efeito do anticoncepcional, com o tempo ele pode causar isso, diminuir a quantidade e escurecer a menstruação... se tomou sem falhas não tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá Dr. Parei de tomar AC mesigyna no mês de outubro e desde que parei minha menstruação ainda não veio, fiz um teste com 20 dias de atraso e deu negativo. Hoje estou com 37 dias de atraso, devo esperar mais uns dias para ver se ela vem? Ou fazer um beta? Tô na dúvida. Eu quero engravidar. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve esperar e se proteger, é comum atrasar depois de pararmos o anticoncepcional... se proteja e com calma aguarde... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. tenho 46 anos, fui a uma consulta de rotina minha medica oediu para que eu parasse de tomar a pílula, parei dia 8 de outubro, mestruei muito dia 11 fiquei 5 dias menstruada, parou três dias tive relação com meu marido mas sem ajaculacao, depois de mais alguns dias menstruei novamente fiqucou ainda sangrando uns 3 dias. Era pra ter vindo dia 11 de novembro e ate agora nada...estou sentindo que vou menstruar a qualquer hora sera??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar para menstruar, é normal após parar termos esse tipo de falha... deve se proteger para não ter riscos e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Boa noite, tenho 51 anos, tomava depoprovera 150mg a mais de 8 anos, parei em julho/2016, fiz os exames de sangue com meu endocrino e o mesmo confirmou que estou na menopausa e que não corro o risco de engravidar, porem dia 10/12 fiquei mestruada, isto pode acontecer???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, pode ter sangramento por causa de estar na menopausa e não por ser sua menstruação, siga as indicações de seu médico e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá tomei uma pílula durante 1 semana e meia e quando reparei estava fora da validade um ano. Agora o meu período está atrasado é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tomou uma semana e meia e parou? Sim é normal atrasar... deve aguardar... como fez uma semana e meia alterou seu ciclo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Tenho 51 anos e não menstruo a 1 ano e tive relação sem camisinha e devo tomar a pílula do dia seguinte ou não é necessário e se tomar o que pode acontecer? Estou no prazo de 72 hs. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve fazer a pílula do dia seguinte, pois mesmo não menstruando pode engravidar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Fiz curetagem a 2 anos após um aborto retido e agora estou tentando engravidar novamente. Parei de tomar anticoncepcional a 2 meses atrás. Mês passado meu ciclo estava normal 28 dias. Mas esse mês veio com 24 dias. É normal desregular? E qual período dentro do normal pra engravidar novamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, após usar anticoncepcional pode demorar... deve aguardar e continuar registando as datas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Estou na menopausa a 10 anos estou com 50 anos ,queria saber se eu posso tomar algum remédio injetável com hormônio ,estou com 45 kilo ,tenho 1,66 de altura ,poderia me indicar algum remédio com hormônio para assim ver se volto a engordar ou melhor meu corpo ,grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é garantido que o seu uso melhore seu corpo como está querendo.... deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá doutor. Parei meu anticoncepcional ja tem uns 18 dias . E semana passa veio para mim uma gosma Clara abundante. E até hj nem sinal de menstruação. Será uma possível gravidez. Devo esperar mais quanto tempo. Pra fazer exame.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem tido relações tem riscos... embora seja comum demorar após pararmos o anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Boa Noite, estou com 50 anos e usei o Qlaira até novembro de 2016. Parei pois o medico que fez meu transvaginal me assustou dizendo que corria o risco de ter trombose. Depois de 30 dias que parei o Qlaira a menstruação não veio, fiz um exame hormonal para verificar as taxas a pedido do mastologista. Os resultados foram Hormônio folículo estimulante = 53,9 e Hormônio Luteinizante = 26,9. De acordo com esses resultados me diga se já estou na menopausa ou ainda corro risco de engravidar? A ultima menstruação foi em 17/11/2016.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olà, pode estar, mas deve se proteger com camisinha e falar com seu médico para ele avaliar, é comum após parar o anticoncepcional termos atraso menstrual, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Bom dia, obrigada pela resposta, mas continuando as duvidas... na sua opinião, se eu com 50 anos continuar com o Qlaira tenho realmente o risco de ter uma trombose, pois os medicos se contradizem muito comigo um diz pra eu parar outro pra eu continuar então fico confusa e assustada. Gostaria de saber também se por acaso eu continuar com o Qlaira a menstruação vai parar um dia, pois eu continua a menstruar com Qlaira.

      Eliminar
    3. Olá, sim pode parar, a qlaira vai "forçar" sua menstruação a descer... o risco é relativo, fale com seu médico para ele avaliar suas análises... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. eu fui ao médico fiz todos os exames, inclusive transvaginal. Tudo deu ótimo, só na transvaginal que apareceu um coágulo no útero e a ginecologista falou que está tudo bem, que aos poucos vai saindo. Só que munha menstruação não para nunca. Estou com 49 anos e ela passou Selene e mesmo assim continuo a sangrar. Ela disse para tomar o cerazete, será que vai funcionar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve seguir as indicações de sua médica, e iniciar a nova pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Obrigada pela atenção, mas eu fico cismada com este coágulo. Isto acontece? E na pré menopausa pode ocorrer este sangramento meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve seguir as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Dr.Carlos Edgar,bom dia!
      Tenho 49 anos e minha mentruação veio duas vezes
      nesse mês de abril, após 15 dias.Iniciou dia 8 e terminou dia 12.A segunda veio dia 27 e continuo menstruada.
      O que faço?
      Muito obg!
      Muito obg!
      O que faço?

      Eliminar
    3. Olá, pode estar entrando na menopausa... usa anticoncepcional? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Boa noite,com os Hormônio folículo estimulante = 53,9 e Hormônio Luteinizante = 26,9. qual o risco de engravidar? Tenho 50 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar, mas deve se proteger com camisinha e falar com seu médico para ele avaliar, é comum após parar o anticoncepcional termos atraso menstrual, ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Bom dia, em maio completarei 51 anos e depois de mais de 03 anos sem menstruar, de repente ela retornou, isso é normal?
    Porque depois de tanto tempo a menstruação volta, possa estar com alguma infecção?
    Aguardo resposta, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode não ser menstruação, pode ser um sangramento relacionado com a menopausa, deve falar com seu médico para ele avaliar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Estranho, porque o fluxo está normal como na adolescência.
    Achei que seria só um sangramento e que não iria adiante, mas hoje já é o segundo dia e o fluxo está intenso.
    Verificarei com o médico, agradeço pela atenção.

    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  24. Bom dia tenho 41anos tomo pirolas a 18 anos ágora deu de da pequenos sangramento fora do período menstrual tenho risco de engravidar continuo tomando pirolas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se continua está protegida, mesmo tendo escapes, que podem surgir por causa da pílula, mesmo tomando à tanto tempo... :) ando por aqui.

      Eliminar
  25. Olá doutor. Tomei pílula durante cinco anos, em dezembro minha menstruação veio normalmente no início do mês, entao resolvi parar de tomar a pílula, final de dezembro tive relações sem proteção porém houve o coito interrompido e uma que houve a ***** do **** sujo de *****. Dia sete de janeiro fiz uma cirurgia de prótese de mama e estava muito ansiosa e até hoje a minha menstruação não veio, está atrasada há quase 20 dias e ao mesmo tempo fico muito preocupada em estar grávida e sinto apenas cólicas leves e as vezes uma dorzinha debaixo do ventre. É efeito de ter parado de tomar a pílula?? Ou ansiedade ? Ou gravidez ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser pela ansiedade, paragem do anticoncepcional, cirurgia... não se protegendo pode também ser gravidez, pode fazer um teste para excluir, ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. tenho 40 anos e estou na menopausa nao tive sintomas antes tomava injeção anticoncepcional parei veio 4 meses bem pouco ai entao parou de novo estou a 13 meses sem menstruar, sentindo muitos calores, insonia fiz teste hormonal e pelo estradiol... estou na menopausa precoce, foi passado reposição hormonal manipulada pilula de progesterona e um creme com estradiol... Ainda engravido? preciso de prevenção? como saber?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao fazer o tratamento com a pílula e creme vai melhorar seus sintomas e vai estar protegida da gravidez, ando por aqui, siga a indicações de seu médico... :)

      Eliminar
  27. Olá uma mulher de 37 anos de idade cuja menstruação parou ha dois anos,atrás, tem possibilidade de engravidar se tomar pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomar a pílula está protegida, pelo fato de não menstruar não quer dizer que está infértil, pode engravidar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Oie dortor comecei forma anticoncepcional primeira vês no primeiro dia tranzei sem preservativo corro o risco de engravida!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, era sua primeira cartela? Se iniciou no 1º dia da menstruação tem poucas chances, ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Olá Dr.Faz um tempo que não tomo pílulas, desde a última gravidez. Queria voltar a tomar, estou com 43 anos. Mas me encontro no exterior, com dificuldade de acesso local. Irei pedir do Brasil, poderia recomendar alguns? Não tenho nenhum problema de saúde aparentemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já usou pílulas? Quais usou? Se deu bem? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Olá!É possível ter calorões mesmo tomando pílula anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim, mas com menos intensidade, toma o anticoncepcional à muito tempo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Olá, tenho 48 anos, tomava Diclin faz 7 anos sem.nunca parar para menstruar. Parei de tomar dia 05/01, menstruei dia 10/01, tive relações sem proteção dia 22/01, e depois disso não menstruei mais ( era pra menstruar 07/02 se fosse ciclo de 28 dias), então está atrasado 12 dias.mais provável gravidez ou menopausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser efeito da paragem da pílula, como deixou e não sabe se está na menopausa, deve se proteger, pois tem riscos... não podemos excluir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Olá, doutor! Tomei minha última pílula no dia da relação. Usamos camisinha e não gozou. 3 dias Depois de parar de tomar minha menstruação veio. Mas agora ela teria que vir e ainda não veio. Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi a pílula do dia seguinte que tomou, ou terminou sua cartela nesse dia? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. A cartela. Tomava harmonet seguido há anos

      Eliminar
    3. Ok, terminou a cartela e teve relação? Ainda estava protegida, deve manter para continuar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. ola doutor tenho 48 anos e a 4 mes que nao me veio o priudo, hoje tive un sangramento rosa ao limpar, sera normal? queria saber se posso iniciar uma pilula minigeste obrigada pela sua resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode não ser sinal que está na menopausa, me parece que deve falar com seu médico, não sei se foi ele a sugerir a minigeste... ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. sim doutor foi a minha medica que me receito a minigeste, so que o sangramento veio agora, mas so hoje e que esta a correr mais e a cor e normal, posso tomar ao fim de 5 dia a primeira pilula? OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para iniciar deve seguir as indicações de seu médico, depois da primeira cartela deve fazer pausa de 7 dias e iniciar ao 8° dia, mesmo que ainda esteja menstruada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. olá Doutor , tenho 50 anos e a há dois anos não tenho clico menstrual,após meus exames meu medico constatou menopausa e descartou a possibilidade de eu engravidar, então tive relações sem proteção.
    Porém faz algumas semanas que tenho sintomas parecidos com o de gravidez, é possivel que eu ainda tenha chances de estar gravida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como ele descartou não deve ser gravidez, podem ser sintomas ligados a alterações hormonais da menopausa que acabam por serem semelhantes aos da gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Olá doutor, tenho 43 anos e tomo anticoncepcional há 26 anos. Se continuar a tomar até entrar na menopausa isto pode causar problemas à minha saúde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve causar, deve conferir com seu médico se deve manter esse nessa fase de sua vida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Boa tarde, tenho 45 anos e a dois anos tomo Diminut , é aconselhável pra minha idade!? Não tenho nem um sintoma q me incomode, sempre me dei super bem com pílulas, só um pouco de inchaço, mas qdo faço caminhadas me livro dos inchaços! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode usar, mas sugiro que confira com seu médico para ele acompanhar esta fase da vida... :) ando por aqui, se precisar...

      Eliminar
  38. Boa tarde, Dr. Tenho 34 anos e tomo anticoncepcional a mais de 10 anos. Faz 4 meses que parei de tomar os comprimidos, pois quero engravidar. Minha menstruação está totalmente desregulada ate agora. Ela sempre começa uns dois dias antes do que deveria descer. Ai desce um poico, apenas uma borra escura ai ela para e fica uns dias só saindo essa borra , só uns pingos mesmo, ai quando penso que vai parar ai que desce o sangue vermelho. Desta forma não sei quando é meu período fértil. Não sei se isso é normal por não estar tomando os comprimidos. Este ultiMo mês contando desde o dia que desceu a borra até o ultimo dia deu entorno de 13 dias nesta situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar e ir apontando as datas, seu corpo vai repor os ciclos como tinha antes de usar... mesmo não menstruando pode engravidar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Tenho 52 anos e parou de vir a mestruaçao e um mesmo depois estaria pra ser dois meses veio, fiz relação e estou entendo no segundo mês sem vir posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas seu médico lhe confirmou que estava na menopausa? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Olá, doutor, tenho 44 anos, desde mto nova sempre tive dificuldade de me adptar às pilulas, e como queria engravidar acabei não tomando anticoncepcional e foi como descobri que tinha dificuldade de engravidar, sendo assim quase nunca tomei pílula. Depois que tive minha filha há 8 anos, uso DIU, de cobre, com receio de não me adaptar com o Mirena, e tudo correu bem. O prazo de troca do DIU está perto, um médico não me aconselhou a por outro DIU por estar perto da menopausa e isso atrapalharia a identificação e acompanhamento dela, já outro médico disse q não haveria problemas. Fiquei confusa. Outra dúvida a respeito do DIU, com ele o fluxo é mto grande(desconfortável), seria interessante aproveitar a troca pelo DIU com hormônio? Ou manter o de cobre mesmo? Ou tentar tomar pílula? Pelo fato de eu estar talvez na pré-menopausa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem historia de má adaptação aos hormônios penso que não deve arriscar, talvez o melhor seja manter o de cobre, mas deve seguir as indicações de seu médico habitual, ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Ola, tenho 45 anos, nunca tomei AC. Agora estou precisando tomar. Estou na 3ª cartela do Levonorgestrel e estou tendo um sangramento há duas semanas. Corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem tomado sem falhas não tem riscos, o sangramento pode ser um efeito, nota diminuição no fluxo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Neste 3° mês o fluxo está mais intenso e de cor escura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser efeito do anticoncepcional, que deve manter certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Tenho 44 anos, tomo pílula anticoncepcional há 12 anos . Há 3 anos tomo sem interrupções ( não paro para menstruar). Esse mês eu esqueci uma pílula.A minha preocupação é que tive relações de manhã e esqueci a pílula à noite, só fui tomar no outro dia à noite, deu 24 horas. A minha pergunta é! Apesar de ter 44 anos , tenho chance de engravidar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma sem pausa entre as carteiras, e esqueceu um dia não tem riscos, funciona como se fosse a pausa, deve manter a pílula como seu médico indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Tenho 40 anos tenho miomas e durante um ano tomei cerazette uso continuo para reduzir os miomas , porem parei pois queria engravidar e a menstruacao nao vem a 5 meses fiz exames hormonais e todos alterados inclusive o Fsh. Durante o periodo do cerezette tive escapes, tomei provera e menstruacao tb nao veio. Sera que ainda posso engravidar, a medica faloi tb so pode atestar algo com a Ausencia da menstruação no peeiodo de um ano. Senohr poderia me orie tar tenho chance de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas os valores alterados mostraram que ovulava, penso que tem chances, ao parar podemos realmente ter atraso menstrual, nosso ciclo vai menstruar como menstruava antes de usar o anticoncepcional, deve seguir as indicações de sua médica, ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Olá tenho 48anos é minha menstruação ya dura dois semanas o mês passado venho normal.sera que estou entrando na menopausa? Posso tomar anticoncepcional para regular minha menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar entrando, mas só mesmo seu médico pode conferir com uma avaliação hormonal, deve falar com ele para ele avaliar e se concordar sugerir um anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Olá Dr. Tenho 45 anos, nunca tomei anticoncepcional, semana que vem vou para a praia e nao gostaria de menstruar nesse período, se eu tomar pilula, minha menstruacao poderá atrasar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como nunca tomou não garantido que consiga... não sugiro o seu uso sem falar com seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Olá Dr, tenho 47 anos, tomei Qlaira por vários anos, desde dezembro parei de tomar, desde então não menstruo, (qdo tomava a pílula, minha menstruação era mínima, as vezes nem descia), não sei se já estou na menopausa, agora voltei a me relacionar, como devo iniciar a cartela de anticoncepcional se não menstruo? E qual pilula seria indicada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá após parar pode demorar a descer, deve conferir com sua médica se deve manter a qlaira, ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Doutor quem tem extrasistoles benigna pode tomar anticoncepcional injetavel perlutan?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio pode, mas deve conferir com seu médico se é o mais indicado para si... ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Doutor queria tirar uma duvida, eu tenho 43 anos e estou menstruando muito no mês, quando termina com 5 dias desce novamente tem algum anticoncepcional que regula meu ciclo, noto que quando estou nervosa,ou estressada com algo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com seu médico o mais indicado para usar, é melhor, ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  50. Doutor o que o senhor acha do anticoncepcional selene para uma pessoa de 43 anos, ele pode fazer mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só deve usar selene com indicação médica, pois tem grande dosagem hormonal... e sua principal indicação é tratar as alterações na pele e cabelo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Bom dia! Tenho 47 anos não menstruou desde os 40. A médica disse q estou na menopausa.q eu não engravidou mais. Só q não voltei mas no médico. Tive relação e tô com dúvida se corro o risco de engravidar. Pensei em tomar a pílula do dia seguinte pq tô apavorada morrendo de medo de engravidar. O q fazer? Confiar qndo a médica disse q não engravido mais ou na dúvida Toni a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se sua médica confirmou é porque tinha elementos que confirmaram, pode se proteger com a pílula e com preservativo até ter consulta com ela para tirar suas duvidas, ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Tenho 31 anos não me adapto à comprimidos,tentei também o cerazette porque não queria menstruar, mas a minha pele ficou horrível,estou tomando a perlutan e com ela me sinto bem, só dói a cabeça quando vou menstruar mais acho que é normal, doutor posso manter a perlutan até a menopausa é seguro pra minha saúde,não pretendo ter filhos,obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, é um anticoncepcional seguro... deve também manter as consultas com sua médica para ela ir acompanhando... ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Tenho51anos e tomo o cerazete ha 4anos devido a 2 miomas, não sei se já estou na menopausa .Tem algum perigo eu continuar tomando o cerazete?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem, deve manter como sua médica indicou... ando por aqui... para saber se esta na menopausa só ela pode confirmar... :)

      Eliminar
  54. Tenho 51 anos doutor e tomo o cerazzete a mais de 10 anos e não menstruo....ha 2o dias atrás fiz uma cirurgia de retirada de um ovário e um cisto muito grande...parei com a pilula...sera que vou poder voltar a toma lá...Agradeço desde já....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que poderá, mas o melhor é falar com sua médica, para confirmar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Doutor tenho 49 anos minha menstruaçao atrasou uns 10 dias e agora veio e faz 13 dias e nao para.Sera que estou na menopausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar, mas só mesmo sua médica pode confirmar... pois pode ser um descontrolo no ciclo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Doutor parei de tomar dois dias meus anticoncepcional
    E voltei a toma e minha menstruação desceu
    E normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, se teve relação tem riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Boa Tarde, tenho 45 anos e faço uso de reposição hormonal para regular o ciclo. Não tomo anticoncepcional. Estou na fase de pré-menopausa. Tive relação sem camisinha e o que devo fazer? Posso tomar a pílula do dia seguinte? Devo continuar tomando a reposição mesmo após tomar a pílula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode usar para evitar a gravidez... deve manter o tratamento e se proteger com camisinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. ola ..já tomo cerazete há 7 meses mas tenho necessidade de parar ,,, terminei a pilula no domingo aguardo periodo ontem (Terca ) tive r***** sem preservativo ...poderei engravidar' obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com cerazette, mal se interrompa podemos logo engravidar... a menstruação pode demorar a descer... ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Oii..preciso de ajuda..tomo cerazette sem pausa à 5 anos, em abril tive um sangramento de escape, e em junho tomei antibiótico, e nesses dias tive r******* desprotegida com e******no interior da v*****, depois de uns 3 dias tive um corrimento branco, meio cremoso, e no outro dia ele veio meio rosado, em seguida tem vindo todos os dias branco, isso já faz 1 mês, parei de Tomar a pílula faz 20 dias e ainda nao mesntruei, já fiz exame de farmacia e de sangue, os dois deram negativo..alguém pode me ajudar..não consigo saber se estou gravida..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com os testes deram negativo não deve estar... se mantém o corrimento branco deve falar com sua médica par ela avaliar, pode estar com infecção.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. oi Boa Tarde
    parei de tomar nordete dia 25/05
    minha mestru era para 25/06
    e ate hoje nao aconteceu tenho 49 anos e usei os preservativos . O que pode estar acontecendo??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é resultado da paragem do anticoncepcional é comum demorar... se proteja e aguarde, seu corpo vai ficar com o ciclo como era antes de usar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Tomo qlaira e tenho 43 anos. Ele pode ter efeito negativo por causa da idade? Foi receitado pelo médico. Ele é de baixa dosagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é de baixa dosagem, siga as recomendações de sua médica, ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Tenho 52 anos e há um ano não mestruo, posso tomar um anticoncepcional para aumentar o libido e diminuir o calor.. obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com seu médico, pois pode ser contra-indicado para si o uso de alguns anticoncepcionais, ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Tenho 37 anos não uso anticoncepcional a 2 anos Quero voltar a toma pois minha menstruação quando desce sinto muita dor de cabeça e sensibilidade nas matas .Há 3 anos atrás eu tomava o anticoncepcional level sera que posso voltar a toma pra diminuir os sintomas? grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se seu médico sugeriu me parece que pode, mas talvez fosse melhor conferir com ele, nao percebi porque parou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. Boa tarde!
    Dr. Tenho 38 anos. Minha mãe, avó e bisavó tiveram a menopausa antes dos 40 anos. Neste momento tenho o anel vaginal como metodo contracetivo. Tenho sentido dor adbominal, suores frios, aumento de gazes, dor de cabeça, cansaço, náuseas e a última menstruação veio muito pouca, diria que quase nada. Posso estar na menopausa? Ou será outro problema? Tenho receio de cancro! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece, mas só mesmo seu médico pode confirmar... já usa o anel à muito tempo? Pode ser outra a causa, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada pela rápida resposta. Eu uso o anel à cerca de 9 meses.

      Eliminar
    3. Ok, como usa á muito tempo deve ser outra a causa, se continuar assim fale com seu médico, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  65. Bom dia, parei de tomar anticoncepcional desde dezembro, tenho 51 anos, quanto tempo tenho que usar preservativo para evitar a gravidez? Não tenho menstruação desde dezembro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve usar até seu médico confirmar que esta na menopausa, fale com ele, ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Ola, tenho 52 anos e já estou na menopausa a 3 anos, pois já não menstruo neste periodo. Tentei diversos medicamentos para reposição hormonal, sem muitos resultados; agora meu médico endocrinologista receitou o Qlaira foi ótimo, mas voltei a menstruar. É normal?
    Vi que é um anticoncepcional, anticoncecional é indicado para tratamento dos sintomas da menopausa?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, devido à acção do qlaira é provável com o tempo de uso deixe de menstruar, sim pode estar indicado no tratamento, ando por aqui.... :)

      Eliminar
  67. Como saberei que estou na menopausa se faço uso constante de anticoncepcional? Minha menstruação irá interromper, ou ficar abundante, ou com ciclos desregulados apesar do anticoncepcional??? Tenho 40 anos, e ainda não tenho nenhum sintoma, mas gostaria de saber mesmo sobre o sangramento se pára, diminui, aumenta, como se dá quando chega esta fase com uso frequente de anticoncepcional. Fui diagnosticada com hipotireoidismo este ano e minha menstruação tem vindo de modo absurdo nos 3 primeiros dias, fico fraca pelo excesso de sangramento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao usar o anticoncepcional é provável que continue notando sangramento, para saber só mesmo através de analises hormonais... deve manter e seguir as indicações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Boa tarde. Tomo cetazette há 5 anos e meio por ter hemorragias muito fortes e ficar com anemia, só que de há 2 semana para cá tenho acordado pela noite com calores na cabeça, pontadas esporádicas na cabeça e má disposição. Poderá ser pre menopausa ou terá alguma r**** com a pílula? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem que idade? Como toma à 5 anos não deve ter relação com a pílula, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Tenho 56 anos e estou sem menstruar a 3 anos mesmo assim ainda corro o risco de engavidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o melhor é confirmar com seu médico, para ele avaliar sua fertilidade... ando por aqui... 😃

      Eliminar
  70. Boa noite tenho 44 anos tive r***** no dia 5, meu minha ultima menstruação foi dia 28, iniciamos a p**** sem camisinha porém colocamos depois tomei a pílula do dia seguinte 1 hora após a r***** senti vários efeitos colaterais estou com medo de estar grávida, porém pelas minha contas não era um dia fértil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como fizeram a pílula do dia seguinte se protegeram, ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Dr Carlos , não uso anticoncepcional e tive r**** e tomei a pílula do dia seguinte tive sangramento e 3 semanas depois eu estou com , enjoos , nauseas etc.. será que estou gravida? minha idade é de 44 anos. pode ocorrer a gravidez ou esses sintomas é de menstruação ou da Pilula do dia seguinte??? obrigado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como fizeram a pílula do dia seguinte se protegeram, me parecem efeitos adversos por ter usado a pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. Irei completar 49 uso anticocpcionaL tem 23 anos da ultima gravidez, tenho medo de parar sou cardiaca grave.Como saber se estou na menopausa?Preciso parar com a pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para saber só mesmo com uma avaliação de sua produção hormonal, deve conferir com seu médico, ao fazer essa analise vai ser possível saber se está já na menopausa, ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. ola tudo bem tenho 50 anos tomo anticonpcional direto sem para tem cino anos porqur tenho miomas e na epoca o medico falou sou ligada nao tem perigpo de engravidar so que estou tomando cinco anos sem parar nao mestruo mais tem algum problema nao sinto nada nao sei se estou na menopalsa tenho medo de parar e o mioma comecar a almentar tinha muito sagrasmentos e nao quero fazer a cirugia de retirar o utero posso continuar a tomar o anticoncepcional sem para me ajudeeee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se seu médico indicou a cirurgia deve seguir sua indicação, sugiro que fale com ele para reavaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  74. Bom dia Dr tenho 45 anos desde os 38 apresento sintomas severos do climatério, dificuldade pra dormir irritabilidade sempre 10 dias antes do período menstrual e 10 dias depois, chego a ter palpitações dores pelo corpo, acordo as vezes com pês ou mãos adormecidos..tenho tentado algo pra amenizar tudo isso ..porem os médicos só querem me tratar com antidepressivos e ai fico pior pois não conseguo realizar minhas funções.. a algo que posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já usou algum contraceptivo, o que já experimentou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Bom dia ! Tenho 38 anos! Tenho ovários micropolicisticos! Tomei diane 35 até engravidar em 2011! Depois da gestação a Dra mudou meu anticontraceptivo! Engordei 6 quis após iniciar o tratamento com o novo! É questionei com ela se eu poderia continuar com o Diane 45! Ela disse que não! É me passou o Leve! Mas o levem não tem indicação para o meu caso? O que faço! Estou com muitas espinhas e o Diane 35 resolve isso! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode conferir no blog alguns posts sobre a pílula do acne que a vão ajudar a perceber quais as pílulas têm mais acção, mas deve sempre conferir com sua médica, apesar de level não ser das que tem mais acção pode ajudar... ando por aqui... 😃

      Eliminar
  76. Doutor posso tomar a perlutan até a menopausa com acompanhamento médico?No momento estou com 32 anos,não tenho filhos e não pretendo ter,obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, siga as indicações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  77. Estou na menopausa, tive um sangramento fui ao ginecologista fiz exames e meu endométrio está crescido,o médico me passou o anticoncepcional Nactali comecei a tomar ele, tomei ele no terceiro dia o sangramento parou, depois de de uns 8 dias tomando o sangramento voltou fui ao médico e ele pediu pra eu parar de tomar, pois dia 10/10/2017 vou fazer uma histerectomia, só que ainda estou sangrando muito, será que ainda é efeito do Nactali?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode ter relação, pode ser descontrolo do ciclo por ter parado, siga as indicações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. Olá
    Dr eu tenho 24 anos e tomei anticoncepcional por 7 anos e parei, mês passado ja n tomei mais,minha menstruação veio dia 10 do mês passado ja está com 12 dias de atraso, fiz exame de sangue com 8 dias de atraso e deu negativo sinto cólicas desde o fim do mês passado.oq faço agora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, me parecem efeitos da paragem... ao parar deixou de estar protegida... e é normal ter esses efeitos... se proteja... ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. Olá! Tenho 38 anos e parei de usar pílula a 5 anos. Fiz s**** com c**** i***** sem está no meu período fértil. Corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim tem riscos, pois nao se protegeu... ando por aqui... :)

      Eliminar
  80. Tenho 36 anos, estou tomando yaz para regular meus hormônios, pois estou há 55 dias sem menstruar e com sintomas de menopausa. Quero engravidar ainda. Minha médica pediu que eu tomasse 3 cartelas de Yaz , depois no primeiro dia do ciclo tomar clomid conforme ela orientou em relação as dosagens.
    Tem sentido clomid no primeiro dia do ciclo? Amigas já tomaram, porém foi. O quinto?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em princípio será no quinto, mas deve conferir com sua médica, é melhor, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  81. Olá tenho 45 anos usava adesivo evra a um ano por recomendação médica parei e dia 05/10/17 a menstruação desceu após retirar adesivo conforme solicitado pela médica dia 12/10 e 28/10 tive r**** c**** i******,fiz três testes de farmacia deram negativos,sinto cólicas mais não vem a menstruação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal atrasar depois de interromper... deve se proteger e dar tempo ao sue corpo, ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. Dr.Parei de tomar o anticoncoicional e minha mestruacao veio antes do dia e veio cor de borra de cafe e sinto meus seios meio doloridos as vezes ..oq pode ser ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter relação com a paragem, se teve relações deve pensar em gravidez, ando por aqui... 😃

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.