segunda-feira, janeiro 11, 2016

Eficácia da pílula e os vômitos

Eficácia da pílula e os vômitos

Eficácia da pílula e os vômitos

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo com grande eficácia, mas pode ver sua eficácia diminuída se a mulher tiver esquecimentos, atrasos na toma dos comprimidos superiores a 12 horas, vômitos, diarreia ou a mulher tomar algum medicamento que interfira com a pílula.


A eficácia da pílula altera-se se a mulher tiver vômitos nas 4 horas seguintes à toma do comprimido. Nestes casos a mulher deve tomar um comprimido, de outra carteira ou cartela, para repor a eficácia da pílula anticoncepcional. A mulher tem 12 horas, em relação à hora habitual, para repor o comprimido e continuar protegida. O comprimido em falta deve ser de outra cartela para não faltar nenhum comprimido na cartela desse ciclo.

Se tiver vômitos frequentes, deve se proteger até recuperar a protecção, que consegue tomando pelo menos 7 dias seguidos de pílula.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

47 comentários:

  1. Olá, bom dia. Tomo Diane 35 à cerca de um ano. Nunca tomo em horário certo, sempre a noite, mas há sempre uma variação entre as 11h, 00h ou até 01h. Este mês foi a primeira vez que tivere relações desprotegidas, mas que uma vez. Há alguma chance de estar grávida, não me tendo esquecido nenhum dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não esqueceu está protegida, pode confiar... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Acontece que acabei a cartela na segunda e ontem deu-me impressão de ter um pequeno corrimento rosa muito claro. Poderá ser um sangramento de nidação?

      Eliminar
    3. Olá, não me parece deve ser sua menstruação... aguarde com calma... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Olá doutor! O meu período veio no domingo da outra semana e acabou no sábado, tudo como normal. O que se sucede é hoje estou com um desconforto mamario, veias salientes, é possível estar grávida tendo vindo o período certo? Já tinha explicado a minha situação anteriormente

      Eliminar
    5. Olá, como toma a diane 35 certinha não tem riscos, se falhou ou acha que tem chances deve fazer um teste de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
    6. Por variar um pouco a hora não tem chance de falhar?

      Eliminar
    7. Olá, não tem chances... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá, dr. Carlos! Sei que não faz parte do assunto, mas estou com uma duvida imensa que está me tirando do sério. Estou na segunda cartela do anticoncepcional, no primeiro dia da pílula tomei um comprimido de cefalexina. Apenas este comprimido, não dei seguimento ao tratamento. No quinto dia do anticoncepcional (9 dia do ciclo) tive relações sexuais desprotegidas, mas sem ejaculação. O sr acha que corro riscos? Se sim, devo tomar a pilula do dia seguinte? Pois tomei mês passado e retrasado ( ou seja duas vezes) e acho um medicamento mt forte.
    Muitíssimo obrigada por sempre responder aos questionamentos ! Gratidão e tenha um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem poucas chances, pode tomar para ficar mais tranquila e não ter riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Bom dia Doutor. Eu sei que nao faz parte do assunto da página, mas tenho uma duvida. Eu tomo pilula anticoncepcional(sempre à mesma hora) e a minha menstruacao veio normalmente. Porém após menstruacao ainda sentia os seios doridos. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, ser um efeito dessa altura do ciclo, não sei se usa anticoncepcional? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim uso anticoncepcional

      Eliminar
    3. Ok, sim queria saber se estava usando à pouco tempo? Me desculpe... :)

      Eliminar
  4. Ja uso à bastante tempo. Mas também tenho andado um bocado com stress do dia a dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, pode ser causado pelo anticoncepcional ou pelo quadro de stresse e cansaço (alterações hormonais?) mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas a eficácia da pílula continua assegurada?

      Eliminar
    3. Obrigada doutor.
      A pilula mantém a eficácia na mesma?

      Eliminar
    4. Bom dia Doutor. Nao sei se recebeu a pergunta, mas volto a enviar de novo.
      Gostaria de saber se a eficácia da pílula se mantém igual.
      Agradeço desde já a sua resposta.

      Eliminar
    5. Olá, desde que o use certinha não tem problemas, está protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
    6. Sim tomo sempre certinha. Tinha dúvidas era se por causa do stress(alterações hormonais) fosse reduzir a eficácia da pílula.
      Mas ja fiquei esclarecida.
      Agradeço doutor

      Eliminar
  5. Se tomar anticoncepcional e tiver vómitos depois de tomar a pílula (prai 3), por qualquer motivo (nojo ou outro) mas não vomitar, voltando ao normal no final da situação também corta o efeito da pilula? Porque vómitos e vomitar são coisas diferentes e na bula diz vómitos mas ao ter vómitos apenas a pílula continua no organismo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se vomitar ou tiver vómitos nas 4 horas seguintes à toma do comprimido tem riscos de perder a eficácia, e isso é um risco, por isso se deve valorizar e ter cuidados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá, tomo Diclin, as vezes tenho atrasos de alguns minutos, meia hora, mas creio que não há problemas em relaçao a isso. Mas domingo tive um atraso de 5 horas, isso me deixa com risco de engravidar? E como dizem caso aja problema com as pilulas, tenho que me proteger nos próximos 7 dias ou posso ficar tranquila?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não existe riscos... deve manter... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Apresenta riscos se tomar em mais de 12 horas né?

      Eliminar
    3. Olá, se for atrasos de mais de 12 horas tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Entendido! E viu quando eu terminar essa cartela, pretendo emendar com a próxima (minha primeira emenda) e queria saber se há riscos de engravidar? Obs: Sei que tem efeitos adversos, mas minha maior preocupação mesmo é se tem esse risco de engravidez, ou posso ficar tranquila sobre isso?

      Eliminar
    5. Olá, se emendar continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite. No dia 2 de Janeiro apanhei uma infecção urinária . Fui ao hospital e receitaram me o unidrox 600mg ( antibiótico ) e o ditropan s.o.s . Tomei o antibiótico até ao fim (dia 11). Tomo pílula valete . Não tive relações até a menstruação ( 22.23.24 de Janeiro . Comecei a nova carteira valete . Preciso ter precaução nas relações ??? Ou posso estar a vontade só com a toma da pílula ? Responda-me por favor e obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar à vontade... ando por aqui. :)

      Eliminar
  8. Posso emendar uma cartela de Diclin na outra pra não menstruar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, mas não deve tomar sempre assim sem indicação médica, pois tem maior riscos de efeitos adversos... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. To com medo porque é minha primeira emenda :( E não vou ter tempo de passar na médica, não to afim de menstruar justo quando vou pra praia :( Mas porque tem efeitos adversos?

      Eliminar
    3. Olá, porque aumenta a dose de hormônios... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Emendei e não tive nenhum prblema até agora! Muito obrigada pelas respostas, me ajudou muito! Até agora só tive um problema, ontem eu atrasei 3 hrs pra tomar um comprimidinho só,isso me deixa com riscos de gravidez? (irei ter relações hoje)

      Eliminar
    5. Olá, atraso de 3 horas não altera a proteção... pode manter que continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Minha médica me receitou Dilin pro tratamento de acne e porque minha menstruação era muito desregular, ficava até meses sem vim. Mas desde que tenho tomado, vem sempre no 6°dia de pausa e vem com o fluxo muito alto e fica uns 8 dias, isso seria um trabalho danado na praia, antes era só uns 3 dias, mas tem sido um tratamento maravilhoso com as minhas acnes. Ai li sobre emenda e fiquei interessada em emendar, porém to com medo. Mas vi também que a emenda pode mudar minha menstruação, tipo diminuir o fluxo ou aumentar, é verdade? E o que mais ela pode mudar na minha menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é verdade, emendando tem mais chances de botar efeitos adversos, como ausência, aumento ou diminuição da menstruação, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá Doutor! Tomo o anticoncepcional Primera 20, e esse mês resolvi emendar a cartela pois viajei (fiz isso com a consulta da minha ginecologista). No sexto comprimido da cartela emendada eu vomitei após 3 horas de sua tomada, tinha conhecimento que esse comprimido poderia não ter sido adequadamente absorvido, porém não tinha em mãos uma cartela reserva e estava em outro país, o que dificultou a compra da mesma, então resolvi tomar uma pílula dessa mesma cartela. Agora estou com uma tremenda dúvida! A cartela teoricamente acabará um dia antes... O ideal seria comprar duas novas cartelas, tomar o comprimido de uma para repor, pausar e utilizar uma outra cartela nova,correto? Porém, como havia emendado uma cartela na outra, tem necessidade de fazer isso ou posso antecipar a pausa em um dia e consequentemente a volta do remédio? Desculpa o texto tão longo, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como emendou as cartelas não precisa de repor esse comprimido, quando terminar a cartela faz a pausa e retoma nova cartela completa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá Doutor! Tomo o anticoncepcional Primera 20, e esse mês resolvi emendar a cartela pois viajei (fiz isso com a consulta da minha ginecologista). No sexto comprimido da cartela emendada eu vomitei após 3 horas de sua tomada, tinha conhecimento que esse comprimido poderia não ter sido adequadamente absorvido, porém não tinha em mãos uma cartela reserva e estava em outro país, o que dificultou a compra da mesma, então resolvi tomar uma pílula dessa mesma cartela. Agora estou com uma tremenda dúvida! A cartela teoricamente acabará um dia antes... O ideal seria comprar duas novas cartelas, tomar o comprimido de uma para repor, pausar e utilizar uma outra cartela nova,correto? Porém, como havia emendado uma cartela na outra, tem necessidade de fazer isso ou posso antecipar a pausa em um dia e consequentemente a volta do remédio? Desculpa o texto tão longo, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como emendou as cartelas não precisa de repor esse comprimido, quando terminar a cartela faz a pausa e retoma nova cartela completa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. esqueci a cartela em casa e não sei se chego no horario em que o tomo, posso comprar outra. cartela e tomar o comprimido correspondente e depois voltar a tomar minha cartela que está em casa?

    ResponderEliminar
  13. Tomo belara e tomei a pílula ainda não era meia noite. Porém às 4h30 da manhã vomitei. Acha que deva tomar outra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se passaram mais de 4 horas não tem riscos... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.