Estmar® (desogestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,02 mg)

A pílula estmar® é um contracetivo hormonal combinado com as hormonas de desogestrel (0,15 mg) e de etinilestradiol (0,02 mg), que está indicada na prevenção da gravidez indesejada.

Outros componentes: alfa tocoferol, amido de batata, povidona (E11), ácido esteárico (E570), sílica coloidal anidra (E551) e lactose anidra.

Como tomar a estmar®

Os comprimidos de estmar® deverão ser tomados todos os dias, à mesma hora (sensivelmente) e com um pouco de liquido (água). Os comprimidos deverão ser tomados durante 21 dias (21 comprimidos), nos 7 dias seguintes deverá fazer uma pausa na toma, durante esta pausa surgirá a hemorragia de privação (menstruação), normalmente no 2° ou 3° dia. 

Como iniciar estmar®

A estmar® deve ser usada no 1° dia do ciclo menstrual, (1° dia da menstruação).

A pílula estmar® e outros medicamentos

Alguns exemplos de substâncias que interferem com a pílula estmar®: hidantoínas, barbitúricos, primidona, bosentano, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, oxcarbazepina, modafinil, topiramato, felbamato, ritonavir, griseofulvina, hipericão, ritonavir, nelfinavir, nevirapina e efavirenz.

Efeitos secundários ou adversos da pílula estmar®

Efeitos secundários ou adversos frequentes da pílula estmar®

Humor alterado, náuseas, dor de cabeça, dores de barriga, aumento do peso e tensão mamária.

Efeitos secundários ou adversos pouco frequentes da pílula estmar®

Eczema, urticária, aumento do volume das mamas, diminuição da libido, vômitos e diarreia.

Efeitos secundários ou adversos raros da pílula estmar®

Diminuição de peso, corrimento das mamas, intolerância às lentes de contato e aumento da libido.

Esquecimentos, vómitos e diarreia e a pílula estmar®

O esquecimento ou atraso de menos de 12 horas, não interfere com a eficácia da pílula, logo não são necessárias medidas de proteção adicional. 

Se o esquecimento for superior a 12 horas (da hora habitual) deve tomar os comprimidos em falta e como há risco de engravidar, deve usar outro método nos 7 dias seguintes.

Os vómitos e diarreia intensa interferem com a eficácia da pílula se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma. A mulher deve tomar outro comprimido para manter a proteção.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt