7 de abril de 2016

A pílula anticoncepcional e a amoxicilina + ácido clavulânico

A pílula anticoncepcional como os outros medicamentos pode sofrer a interferência de alguns medicamentos, a pílula anticoncepcional ao sofrer esta interferência pode ver diminuída sua eficácia, os medicamentos descritos que podem interferir com a pílula anticoncepcional são:
  • carbamazepina
  • amoxicilina (penicilinas)
  • griseofulvina
  • oxcarbazepina
  • etosuximida
  • fenobarbital
  • fenitoina
  • primidona
  • lamotrigine
  • rifampicina
  • ritonavir
  • hipericão
  • topiramato

A pílula anticoncepcional e a amoxicilina + ácido clavulânico

A pílula anticoncepcional pode ver sua eficácia comprometida com o antibiótico amoxicilina + ácido clavulânico, como revelam as bulas, dai eu sugerir que a mulher se proteja durante o tratamento e nos sete seguintes com um método barreira, para repor a protecção precisa de fazer 7 dias de pílula seguidos.

A pílula anticoncepcional e a amoxicilina + ácido clavulânico

Informação que li nas bulas: "Amoxicilina + ácido clavulânico pode interagir com medicamentos contendo alopurinol, digoxina, dissulfiram, anticoagulantes cimatrinicos e contraceptivos hormonais ("a pílula")."

Descubra alguns post relacionados

176 comentários:

  1. Olá Dr. Eu tive muito inchaço com Diane 35, troquei pelo Iumi há mais de dois anos e desinchei no mesmo mês. Só que agora há uns 6 meses o inchaço voltou. Parece barriga de grávida. E tenho boa alimentação e prático exercícios. Acha que devo trocar o antiC? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é somente na barriga... deve manter e aguardar... pode causar esse efeito.... tem defecado normalmente? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Oi,eu já tomo stezza a um bom tempo (4 meses pra mais) tomo todos os dias assim que acordo! Só que fiz relação no começo de uma cartela e logo no final também! Andava com muita diarréia mais agora parou.. descéu uns corrimentos escuros após a relação e não desceu nada nos comprimidos amarelos.. posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se a diarreia ocorreu nas quatro horas seguintes à toma do comprimido tem riscos... deve fazer teste de gravidez... ando por aqui. :)

      Eliminar
  3. Mh namorada toma a pilula iume é o primeiro mês e ela esqueceu 2 vezes maia foi coisa de 20 minutos e agr nos 4 dias de pausa não desceu pra ela ela pode ta gravida?? Oq eu posso faze

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tomou bem não tem riscos... esse atraso não interfere... mantenha... a pílula pode causar essa falta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola eu esqueci de tomar o dia 18 e tomei no outro dia 2 comprimidos ao invés de iniciar uma nova cartela, não me atentei ao dia, agora já estou no fim da cartela, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá deve manter e iniciar nova cartela... se proteja nos sete dias seguintes... ando por aqui. :)

      Eliminar
  5. Gostaria de saber, se pra realmente o remédio fazer efeito você tem que tomar ele todos os dias no mesmo horário? Pois eu tomo o meu sempre na parte da noite, mas nunca no mesmo horário (sempre entre 22 a 00 hrs) tem a mesma eficaz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve tomar todos os dias.... mas não precisa de ser na mesma hora... pode variar duas horas por exemplo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá, bom-dia! O anticoncepcional que eu tomava chama-se Diminuti, mas estava tendo baixíssima libido. Fui orientada por minha ginecologista a mudar para o QLaira. Estou imensamente satisfeita com o resultado e não penso em abandonar o QLaira jamais!! A minha dúvida é que, já estou na terceira cartela e nestes 3 meses a minha menstruação desceu na 17ª pílula e não nas pílulas de pausa como previsto. O meu desconforto é que o meu período que antes durava de 4 a no máximo 5 dias, agora se prolonga por 9 a 10 dias. Estou insistindo no uso, nunca esqueci de tomar nenhuma pílula e obedeço rigorosamente os horários de tomada. Minhas duvidas: 1- corro risco de engravidar? 2- Isso é normal? 3- Vai regular? (menstruar por 10 dias não estava nos meus planos) 4- Devo desistir de QLaira? Atenciosamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma certinha não tem riscos... deve manter e esperar que vai regular... continue... ando por aqui. :)

      Eliminar
  7. Olá! Estou muito preocupada porque eu tomava a pilula stezza sem falhas todo dia 18h mas tive que mudar o horario para 12h porque tive que viajar para o exterior e aqui tomaria as 9h da manha porque no brasil seria 12h! Mas nao menstruei ainda! Corro algum risco??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se mudou a hora de um dia para o outro mais de doze horas de diferença tem riscos... me parece que possa estar tudo relacionado com as mudanças em sua vida... se precisar ando por aqui. :)

      Eliminar
  8. Tenho 39 anos e meu fluxo é muito intenso meu gine me receitou o qlaria para não menstruar mas percebi nos comentários que não devo tomar os 4 últimos comprimidos e já iniciar a nova cartela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para já deve tomar certinho sem rejeitar... depois da fase de adaptação e com conhecimento de seu médico, se menstruar, pode tomar dessa forma... ando por aqui. :)

      Eliminar
  9. O stezza engorda? Tomo topiramato, ele pode tirar o efeito do stezza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode alterar a eficácia em doses mais elevadas de topiramato... fale com seu médico... o peso pode se alterar por causa da dieta.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Oi bom dia, estava tomando o iumi e minha médica trocou a um mês pelo stezza iniciei a segunda cartela hoje mas ainda não mesnstruei, em contra partida tive todas as características normais da minha tensão pré mentrual isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer nestas mudanças deve manter... ando por aqui. :)

      Eliminar
  11. Ola eu tomava previane e o medico passou o stezza pra mim ai me previni a primeira cartela mas já a segunda não me previni e não veio a menstruação estou com medo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tomou certinho não tem riscos... a pílula pode causar essa falta... mantenha ando por aqui. :)

      Eliminar
  12. Oi,é a primeira vez que tomo anticoncepcional e minha médica receitput Stezza. Estou na 3 cartela e estou totalmente sem libido e tristeza .... todo anticoncepcional é assim? Q q eu faço? Não quero engravidar recém casada...:(! Gostei mt do SteZza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com sua médica para ela avaliar... se lembre que ainda está na fase de adaptação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá Doutor, estou no segundo dia de menstruação da segunda cartela e nada da minha menstruação, entretanto estou com gases, e tive relações sexuais sem uso da camisinha somente quando iniciei a segunda cartela, corre o risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou certinho não teve riscos... a pílula pode causar essa falta... mantenha a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Aproveitando a deixa..rs o medicamento cimby (cloridrato de duloxetina) para depressão e fibromialgia e o medicamento detrusitol la 4mg (para bexiga hiperativa) cortam o efeito do stezza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem, mantenha a stezza e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá, estou com uma dúvida e só tenho pouco tempo para decidir se tomo a pilula do dia seguinte.! Bom, eu tenho a certeza de que na terça feira dia 12/01/15 ovulei, sentir a dor terrivel de ovulação e antes disso já tinha visto o muco parecido com clara de ovo. Porém tive relação no sabado 16/01, mas usei coito interrompido, posso ainda estar no periodo fertil? Melhor tomar a pilula? Já estava sentindo os peitos doendo, como se a menstruação fosse descer e já ia começar a usar o setzza no dia que ela descer!! Aguardo respostas! ATT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve relações sem protecção deveria usar a pílula do dia seguinte... me parece que confundiu as datas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Bom dia Sr. Carlos. Tenho 50 anos e tomava Yaz. Meu ginecologista mudou para Qlaira por ser mais apropriado à minha idade e estava com pequenos miomas. Pediu para tomar 3 cartelas sem pausa e desprezando os 4 últimos comprimidos delas. Percebi pernas inchadas que quando aperta aparecem os furinhos devido retenção de líquido e até sensação de amortecimento na planta dos pés. Devido às férias não consigo contato com o médico, aí pedi ajuda ao nosso médico da empresa que é endocrinologista e me receitou Daflon 1000 para a circulação até conseguir contato com o médico e disse ser um período de adaptação e esperar essas três cartelas para poder ver o que fazer, talvez mudar o anticoncepcional. Fico preocupada, tenho dormido e mantido minhas pernas elevadas pois tenho medo de trombose pois sei que não é normal e tem riscos, no ano novo por ter ficado o dia todo em pé e pelo calor as pernas incharam bastante. Agora pouco mas sempre tem os furinhos. Estou na segunda cartela no nono dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece normal notar este tipo de efeitos por tomar as cartelas seguidas e sem fazer pausa (quatro últimos comprimidos), deve manter a pílula e aguardar pela consulta com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Tomo anticoncepcional, só que esqueci de tomar por três dias, no terceiro dia tomei os três de uma vez, mas tive uma relação, usei camisinha e ela estourou. Então tomei a pílula do dia seguinte e a segunda após 12 hs com a barriga vazia. Depois de umas 3 hs que tomei a segunda pílula tive uma leve diarréia, corro algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre, deve manter a pílula e se proteger nos próximos 7 dias... em que semana da cartela está? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Mandaram eu tomar provera para descer a menstruação e calcular o dia fertil para engravidar. Parei de tomar cerazette e ainda nao menstruiei, so desceu uma borra por dois dias. Oq o Dr recomenda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, que espere, pois é normal notar esse tipo de alterações menstruais após parar a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá eu tomava o Diane e minha geneco trocou pelo qlaira, pois bem não fiz intervalo quando acabou o Diane e comecei a tomalo lá pelo 15° dia a camisinha estouro e depois disso não nos protegemos mais, a cartela acabou e não veio a minha regra, devo ficar preocupada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa de se preocupar, já estavam protegidos... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Boa tarde. Comecei a tomar iumi. E atrasei alguns comprimidos. Tive relaçao sem preservativo porem tomei a pilula do dia seguinte em todas as vezes com medo de engravidar por ter atrasado no horario. Ao fim da primeira cartela minha menstruçao nao desceu. Voltei a tomar iumi normalmente apos a pausa. E agora minha segunda cartela acabou e ainda nao menstruei. Posso estar gravida ou essa ausencia de fluxo pode se dar porcausa da pilula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é provável que seja causado pela pílula... deve manter, se acha que tem chances faça um teste de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Oi, tomei um comprimido de qlaira atrasado e tive relacoes dois dias depois sem outro método contraceptivo, mas tomei a pilula do dia seguinte um dia após após relação, corro o risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou a pílula do dia seguinte se protegeu, deve manter o uso de preservativo nos próximos dias, em que altura da cartela está? Quanto tempo foi o atraso? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Ola, gostaria de saber se posso voltar a tomar a pílula iume, depois de 8 meses sem tomar nenhum anticoncepcional ? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode iniciar, foi seu médico que sugeriu? Deve iniciar no 1º dia da menstruação, ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Durante as férias tomei o anticoncepciona qlaira alguns comprimidos atrasados, mas n passando mais de 1:30 de atraso... isso pode fazer com que fique desprotegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não altera a protecção, pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Bom dia, Eu tomava o anticoncepcional diva e meu ginecologista trocou o remédio para qlaira devido as cólicas que eu sentia. Comecei a tomar assim que terminei a cartela do remédio anterior. No 14° dia da cartela de qlaira eu fiquei menstruada e estou no 18° dia da cartela e ainda estou mentruada. Devo me preocupar com isso ou é algo normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, deve manter e aguardar que seu corpo se adapte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá estou tomando o anti microvlar e vou mudar para o Qlaira,quando devo começar a tomar? No dia seguinte em que acabar a cartela do microvlar? Ou quando descer a menstruação que normalmente desce no terceiro dia depois que acabei a cartela de microvlar. E quanto tempo depois posso ter relações sem correr o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico, pode iniciar logo após terminar a cartela ou no 1º dia da menstruação para manter a protecção e não ter riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. oi boa tarde, faz 17 dias que estou tomando qlaira e esta saindo uma sujeirinha isso e normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve manter e aguardar que seu corpo se adapte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Boa tarde, Quero engravidar esse ano ainda,quando devo parar de tomar Cerazette?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando quiser... deve conferir com seu médico e preparar sua gravidez... faça consulta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. ola tive um bebe a 8 meses e ainda tomo a cerazette nunca tive a mestruacao regular nem tive muita e dae a um mes para ca que tenho tido perdas de sangue dia sim dia nao e dores fortes coisa que nao tinha isso e normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, devido à composição hormonal diferente de cerazette, ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Boa tarde!
    Comecei a tomar Valette há pouo tempo, estou na segunda semana do terceiro mês.
    Acontece que na terça passada tive relações com o meu namorado, sem protecção e hoje, quinta, comecei a tomar antibiótico de amoxicilina + ácido clavulânico. Há algum risco? Tomo sempre direito, nunca esqueci nenhum comprimido nem atrasei mais de 5h e na ultima semana tenho tomado sempre à mesma hora.
    Em finais de fevereiro também estive doente e tomei antibiotico. Nesse mês o período veio 3 dias antes de acabar a cartela (veio quinta e tomo o ultimo comprimido no sabado). É nomal?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem poucos riscos, deve manter a pílula e se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Olá, gostaria de saber se este medicamento para ajudar a emagrecer lipoxal interfere com a pílula. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere... mantenha sua pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Oi Carlos, tudo bem? Gostaria de saber se antidepressivos tiram ou diminuem efeito do anticoncepcional? vou ao medico ainda mas já estou com medo,terei que trocar o metodo ou usar preservativo junto? Nao consta nas bulas a interação mas vários sites dizem q interferem, isso vai dificultar muito meu tratamento pra ansiedade e pânico. Aguardo sua opinião pois pareces entender bem de anticoncepcionais rsrs obrigado por partilhar tantas informações. Meu nome é Suzi, Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem como confirma a bula... mas pode sempre falar com seu médico para conferir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Dr boa noite, Buclina, Carnabol e Complexo B interferem na pílula anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Olá Dr.
    Tomo o anticoncepcional dalyne e por causa da sinusite o médico receitou amoxicilina 875mg. Gostaria de saber se comprometerá a eficácia do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode interferir é melhor se proteger durante o tratamento e nos sete dias seguintes.... ando por aqui. :)

      Eliminar
  34. Ola , gostaria de saber se a maconha corta o efeito do anticoncepcional ? Eu tomo o belara a dois anos , e as vezes fumo maconha , nessas vezes em que usei eu tomei o comprimido e logo em seguida fumei , gostaria de saber se a maconha corta o efeito ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... ando por aqui. :)

      Eliminar
  35. Estou a tratar uma ITU e tenho de fazer análises à urina no final...É preciso ir em jejum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, de urina não precisa, mas é aconselhado fazer com a primeira urina da manha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Olá, tomo a pílula daylette, a menstruação veio ontem ao fim da tarde, sendo que comecei a tomar a nova cartela da pílula ontem também.. mas como estava a sentir me doente (febre, nariz entupido e dor de cabeça ) tomei 2 comprimidos (as 10h e as 18h, tendo tomado a pilula as 21h)de ibuprofeno será que pode alterar a eficácia da pílula? E se esta constipação não passar que medicamento posso tomar que não interfira com a eficácia da pílula? Visto que tive relações ontem.
    Obrigado pela ajuda desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o ibuprofeno não interfere com a eficácia da pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Olá, tomo a pílula regulon e estou a tomar o antibiótico amoxicilin. tive relações sexuais usei preservativo, mas este rebentou, posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode alguns riscos, deve manter o tratamento, a pílula e fazer a pílula do dia seguinte... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. acha mesmo necessário o uso da pílula do dia seguinte? (já estou no meio da segunda semana da paleta.)

      Eliminar
    3. Ok, se passaram mais de 72 horas (3 dias) não precisa, não vai a tempo... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. ainda não passaram mais de 72 horas...

      Eliminar
    5. Ok, sugiro que a faça então... boa sorte... :)

      Eliminar
  38. Usei Diane  35 por dez anos, porem esse mês troquei pelo Yas, e durante  a menstruação começou uma colica terrível!  É normal isso  por conta  da troca? Estou a semana toda com muita dor! 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter sido pela troca, para uma pílula diferente, e a adaptação de seu corpo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Olá, carnabol corta o efeito do anticoncepcional ? Eu uso dalyne.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... mantenha a dalyne... ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Olá! Tomo o anticoncepcional Iumi a anos, mas nesse mês tive que tomar a antibiótico amoxicilina. Tomei apenas 2 comprimidos, pois constatei que estava começando alergia. Dois dias depois de tomá-los tive relações sem proteção. Corro risco de engravidar? Preciso tomar a pílula do dia seguinte para ter certeza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve fazer a pílula do dia seguinte, pois tem alguns riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Devo utilizar outro método contraceptivo por quanto tempo?

      Eliminar
    3. Olá, deve usar outro método até fazer 7 dias seguidos de pílula para repor sua proteção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Tomo Iumi e tenho um tratamento de 6 dias com levofloxacina. Este corta o efeito do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, as melhoras... ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Bom dia Dr., devido a uma amigdalite estive a tomar o antibiótico Amoxicilina + Ácido clavulânico, 875mg + 125mg. Terminei a toma do antibiótico 2/3 dias antes de terminar a pílula, fiz a pausa e já estou a tomar novamente desde segunda-feira, dia 06/10. Queria saber se a eficácia da minha pilula (Belara) é restabelecida na 8ª toma ou desde a 1ª. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor aguardar pela 8ª toma, ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  43. No caso de já ter tido relações considera melhor tomar a pílula do dia seguinte como for de precaução?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é melhor para não ter riscos... deve usar anticoncepcional para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Boa noite tenho uma duvida ando a tomar clavamox dtestou com amigdalite estive a ver a bula da minha pilula denille e la nao diz nada em relação de diminuir a eficacia com amoxicilina . Fiquei na dúvida diminui ou nao ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu sugiro sempre proteção durante esse tratamento para evitar que possíveis riscos, que estão descritos na bula do clavamox... ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Nao sei se disse qual era a pílula tomo denille

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu sugiro sempre proteção durante esse tratamento para evitar que possíveis riscos, que estão descritos na bula do clavamox... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim em relação a proteção como tenho medo nao arrisco ou se nao houver outro meio de proteção fico so pelos amassos sem contacto direto. Mas mesmo na bula do clavamox nao tem nada referente a pilula. Por isso a minha duvida ja houvo também por boca de médicos que o mal do antibiótico é dar vomitos e diarreia e com isso sim a sua eficácia fica comprometida

      Eliminar
    3. Olá, sim é esse o principal perigo, por isso continuo sugerindo cuidados adicionais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Doutor, boa noite! Atraso da menstruação na pausa do anticoncepcional pode ser normal? Faço uso do Niki e meu medo circula sobre o uso de medicamentos como: amoxilina e cetoconazol (pomada). Sempre vem no 4º após o ultimo comprimido e dessa vez não aconteceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, mas ao usar antibiótico é aconselhado fazer teste de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Tomo o anticoncepcional mínima e estou na 4ª cartela. Quando estava no 10° comprimido da 4ª cartela, tive que iniciar um tratamento para sinusite com amoxicilina + ácido clavulanico. No 2 ° dia de tratamento, tive relação e o preservativo estourou. Meu namorado não *****, nem estava a ponto de ******** e percebeu logo que o preservativo estourou. Fiquei muito receosa de que o antibiótico tivesse diminuído o efeito do anticoncepcional e tomei pílula do dia seguinte, antes de 24 horas após o ocorrido. Depois disso não tive outra relação. Terminei de tomar o antibiótico e tomei mais 5 dias de anticoncepcional antes da pausa da cartela. Tenho lido que é necessário 7 dias de anticoncepcional após a parada do antibiótico para recuperar o efeito do anticoncepcional. Mas após o fim do tratamento com antibiótico só restavam 5 comprimidos de anticoncepcional para finalizar a cartela antes da pausa. Não penso em ter relação sem preservativo, mas fico receosa do preservativo estourar novamente e eu não posso tomar pilula do dia seguinte tão cedo. Será que 5 dias de anticoncepcional, após o fim do antibiótico, já são suficientes para repor o efeito do anticoncepcional. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se estourar novamente faz a pílula do dia seguinte outra vez, apesar de ser sugerido que a mulher não a use frequentemente, se acontecer tem que usar pois deve se proteger... mantenha seu anticoncepcional, após o 7º comprimido da próxima cartela estará protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Olá, estou a tomar a pílula à 15 dias, contudo comecei a tomar um antibiótico (amoxicilina/ácido clavulanico) ontem. Sendo que tive ********* sem proteção devo tomar a pílula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é melhor, deve se proteger durante o tratamento e até 7 dias depois de terminar... mantenha a pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. olá , tomo o anticoncepcional Yumi a uns 3 anos e meio , e no decorrer nesse tempo tenho notado que minha menstruação vem diminuindo e a uns meses atras não veio , falei com minha medica e ela falou ser normal , só que nesse mes tomei antibióticos praticamente o mes inteiro devido a uma extração de siso , tomei amoxilina, ibuporfeno e toragesic e injeção diprospan, e esse mes minha menstruação não veio , é normal não vir por eu tomar o yumi a muito tempo ? ou os antibióticos podem ter cortado o efeito e posso estar gravida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum não vir por causa do tratamento, pode ter riscos de gravidez, por causa do antibiótico, deve fazer um teste de gravidez para excluir essa chance... ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Boa noite,
    Tomo a pílula Minigeste há alguns anos, e comecei a fazer um tratamento com dois antibióticos que sei que podem cortar o efeito da pílula. Iniciei o tratamento agora na primeira de uma nova embalagem, a minha questão é,tenho de ter em atenção os 7 dias antes, como diz na bula quando esquecemos um comprimido por mais de 12h,ou só a partir do dia que começo o antibiótico?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve relações nos dias antes tem alguns riscos... deve se proteger durante o tratamento, e nos 7 dias seguintes, para repor a protecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. ola bom dia eu tomei antibióticos durante 2 semanas e tomo daylette e nessas semanas tive relações com o meu noivo sem protecção. corro o risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se o antibiótico corta o efeito tem riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Bom dia doutor. Iniciei a toma de amoxicilina no dia 16/01 até dia 23/ (seg a seg). Dia 19/01 minha menstruação desceu na pausa (quinta) e no mesmo dia (19) iniciei a cartela do iumi. Dia 23/01 minha menstruação acabou (juntamente com o antibiótico) e no dia 25/01 (quarta) tive relações com meu namorado onde: ele não gozou porem a camisinha estourou. O uso da pílula do dia seguinte é recomendado? Faço uso do iumi à 3 anos e 3 meses. Tomo corretamente. Obs: ainda nao se passaram as 72h. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é melhor fazer, ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Olá Dr.Não uso pílula anticoncepcional e tive relação com o meu marido com preservativo mas arrebentou. O meu período veio dua 15/01 e tive relação dia 29/01 tomei a pílula no mesmo dia, até hoje, 07/02 não há sinal de sangramento mesmo sentindo muita cólica. Há risco de estar grávida? Estava a tomar clavamox até o dia 28/02 será que cortou o efeito da pílula do dia seguinte? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem chances, deve fazer um teste para conferir, ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Ola dtr, tomo anticoncepcional elani ciclo e minha menstruação desceu no 4 dia de pausa e então voltei a tomar o anticoncepcional no 4 dia de pausa, tem algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, continua protegida, não sei quantos dias faz de pausa entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Ola dtr, tomo anticoncepcional elani ciclo e minha menstruação desceu no 4 dia de pausa e então voltei a tomar o anticoncepcional no 4 dia de pausa, tem algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, continua protegida, não sei quantos dias faz de pausa entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Olá, Boa noite...

    Bom, está fazendo 3meses que tomo o anticoncepcional Niki, só que iniciei uma cartela de antibióticos..e só tem dois dias contando com hoje 02/04/17 que iniciei a tomar o anticoncepcional..
    E logo hoje tive relações sexuais, e ele gozo... tenho o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter, me diga que antibióticos tomou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Dr é possível se tiver r*****menstruada que os e******* sejam eliminados junto com o sangue? O sangue da menstruação é tóxico para eles ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como lhe disse o anticoncepcional protege-a na pausa também, ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Olá tive relação no meu periodo menstrual porém tomo anticoncepcional, após isso minha menstruação desceu normal, no dia que deveria descer mesmo, mas ainda sim to preocupada, tem algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usa o anticoncepcional sem falhas não tem riscos, também está protegida na pausa e durante a menstruação, ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. ola doutor tive rxxxxx sem proteçao e estou no meio da 2 cartela pois troquei de yas para stezza, e tomei um comprimido so de amoxilina por estar no começinho de infecçao urinaria, a rxxxxx e o comprimido foi no mesmo dia, nao tomei pilula do dia seguinte, tem riscos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter riscos, mantenha seu anticoncepcional e se proteja, ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. Boa tarde.
    Tive r***** s***** hoje e acabei de tomar antibiótico no dia 2 de Maio. Posso estar grávida? (o meu período fértil foi de dia 25 de Abril a 1 de Maio)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas se protegeu na relação? Não percebi... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá, nesse caso pode estar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Tive relações sexuais sem protecção no dia 5 de Maio,e tomei antibiotico, o meu período fértil foi de 19 a 28 de Abril. Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, senão se protegeu tem riscos, mesmo sendo fora do período fertil, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas é uma probabilidade baixa, correto?

      Eliminar
    3. Olá, tem riscos, é o que posso dizer... :) ando por aqui.

      Eliminar
  62. Bom dia.
    Tomo a pílula yasminelle há vários anos, porém na semana da pausa (que ocorre de segunda a domingo), tive de iniciar a toma de um antibiótico com amoxicilina e ácido clavulanico (iniciei este antibiótico à quarta feira, terceiro dia de pausa).
    Na segunda feira voltei a tomar a pílula normalmente, visto que já tinha passado o período de pausa. A minha questão é quando é a que a pílula ganha novamente eficácia e quando não necessitarei de usar novamente preservativo, com toda a segurança. Ouvi dizer que durante este mês de toma de pílula, está seria ineficaz.

    Atenciosamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou somente na pausa não corre riscos, continuou protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Boa tarde, Antes de mais, obrigada pela sua reposta. Porém, eu comecei o antibiótico no terceiro dia da semana da pausa e acabei a toma hoje, Quinta feira (quarto dia da primeira semana de toma da pílula, visto que começo a nova cartela de pílula, às segundas feiras). Sei que tenho de usar protecção adicional, mas a minha questão é até quando terei de usar proteção? Não sei se todo este mês de toma da pilula, esta é ineficaz. Atenciosamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, nao percebi bem, nesse caso temos que nos proteger nos até fazer 7 dias seguidos de pílula após terminar o antibiótico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. Ou seja, se terminei o antibiótico na quinta feira da primeira semana, a pílula só volta a ser eficaz, novamente, após a quinta feira da segunda semana de toma da pílula? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só volta a estar protegida após 7 dias seguidos de pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Olá, estou tomando o anticoncepcional Tess faz 2 anos, e estou tendo que tomar o antibiótico amoxicilina por 7 dias, ele corta muito o efeito do anticoncepcional ou só afeta parcialmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode interferir, é melhor se proteger, durante o tratamento e nos 7 dias seguintes, para evitar riscos e repor a proteção, ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Tomo anticoncepcional mínima a mais de 1 ano e tive que iniciar um tratamento com amoxicilina, só tomei um compromido e tive r***** s***** desprotegida, devo tomar pilula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é melhor para evitar riscos, deve se proteger ou evitar nos 7 dias seguintes, precisamos de 7 dias seguidos de pílula para repor a protecção, ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Boa noite
    A minha pílula é minigeste e eu estive a tomar amoxicilina e tive relações sem usar preservativo. Existe possibilidade de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter riscos... mantenha a minigeste, ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Olá! Tomo o Iumi há uns 4 meses. Tive relação na terça feira passada e estava tomando o remédio normalmente. Na quarta, tomei no horário habitual (às 12:00hs), e não me senti muito bem. Às 15:00hs, vomitei. Não me liguei e não tomei outro comprimido mas continuei tomando nos dias seguintes. Ontem, tive r***** novamente e o coito não foi interrompido. Estou com medo. Devo tomar a pílula do dia seguinte? Espero a resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve, pois tem riscos por ter vomitado nas 4 horas seguintes e nao tr reposto novo comprimido, ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Olá doutor! Tomo Stezza há 2 meses, quando foi na última semana da cartela, iniciei o tratramento com amoxicilina 875 + ácido clavulânico 125, ao todo usei 9 comprimidos deste, no último dia tive r**** sem proteção e no mesmo dia da r****, logo em seguida tomei pilula do dia seguinte por receio, falta apenas 1 comprimido para o fim da cartela do stezza, corro risco? devo emendar a cartela e nao fazer a pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como fez a pílula do dia seguinte se protegeu, deve manter o stezza e evitar as relações até ao 7º comprimido da próxima cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  70. Ola, faço o uso da injeçao trimestral depo provera, e estou tomando amoxilina com clavulunato, isso pode interferir no efeito do anticoncepcional? Devo tomar a injeçao novamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mantenha seu uso da data certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Bom dia, então. .. assim eu e meu namorado tivemos r***** s***** e a camisinha estorou. Mas eu tomo micro vlar a muito tempo e nunca aconteceu nada, SÓ que na semana que aconteceu o ocorrido depois de alguns dias eu fiquei doente e tive que tomar amoxilina e agora minha menstruação atrasou! Tem risco de eu estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter, faça um teste antes de iniciar nova cartela para excluir, ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. Boa tarde , tomo minigeste e comecei clavamox no quarto dia de pausa e acabou no quarto dia da primeira semana de toma da pílula, quantos dias depois estou protegida ? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, aguarde 7 dias, depois de 7 dias seguidos de pílula está protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. Boa tarde. Uso o AC Desogestrel de 28 dias. Minha ultima menstruação foi no inicio de julho. Precisei usar Amoxilina + Clavulanato por 7 dias. Iniciou no dia 17/07. A cartela de anticoncepcional foi iniciada no dia 19/07. Tomei os comprimidos sem esquecimento. A nova cartela foi iniciada dia 16/08 porém não menstruei. Tive algumas colicas leves no final da cartela, mas não veio nada. Corro algum risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode nao menstruar, mesmo fazendo pausa, ao fazer pausa tem riscos de gravidez, deixa de estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  74. Boa noite , no inicio da carteira da pílula andei a tomar o amoxicilina + ácido clavulânico e tive r***** com o meu namorado e agora voltei a tomar esse antibiótico , corta o efeito da pílula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como revela a bula pode haver riscos... o ideal é se proteger... para evitar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Boa noite, eu tomo a pilula minigeste, faltam 8 dias para acabar a carteira, ontem comecei a tomar um antibiótico, amoxicilina, tomei dois comprimidos,e há noite tive r***** s****, há risco de estar grávida? Devo tomar a pílula do dia seguinte?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como as bulas referem, pode haver riscos, o ideal é se proteger... mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  76. Olá, comecei a tomar o elani ciclo hoje, no primeiro dia da minha menstruação. Descobri que estou com uma infecção na garganta e terei que iniciar o antibiótico (amoxicilina clavulanato) hoje também, o que devo fazer? Poderá interferir Futuramente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para evitar riscos, como refere na bula, é melhor se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes... mantenha o elani... ando por aqui... :)

      Eliminar
  77. Boa tarde Dr!
    Estava há 5 anos tomando Diane 35, e no mês passado troquei para Miranova. Usei preservativo durante toda a 1ª cartela do novo anticoncepcional, e no dia 31/08 tomei amoxicilina, mas só por 3 dias (de quinta até sábado). Fiz a pausa normal de 7 dias, menstruei normal, e amanhã começo a 2ª cartela de Miranova. Minha pergunta é: preciso usar algum outro método contraceptivo a partir da 2ª cartela? contando que tomei por 3 dias amoxicilina há 13 dias atrás. (só deu 5 dias consecutivos de anticoncepcional após o término do antibiótico).
    Obrigada, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa, mantenha a pílula certinha, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  78. Ola,minha menstruacao veio segunda feira dia 18/09 e na quarta feira dia 20/09 eu iniciei a nova cartela de yasmin, e nesse mesmo dia comecei a tomar clavulin bd amoxilina + ácido clavulânico, minha menstuaçao acabou na sexta feira, e no domingo tive r**** s**** com meu n*** e nao usamos c****, corro risco de ter engravidado ? Obs.: eu tomava os dois remedios(yasmin e clavulanato juntos, e o clavulanato acaba quarta feira dia 27/09 e estou na primeira semana do yasmin, mas ja tomo esse anticoncepcional a mais de 2 anos. Desde ja obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter alguns riscos, como fala na bula, se teve relação à menos de 72 horas é melhor fazer a pílula do dia seguinte, manter a yasmin e fazer 7 dias seguidos de pílula para estar novamente protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. Eu ainda estou tomando o clavuanato, e tive r**** com meu n**** ontem a noite, devo tomar a pilula dp dia seguinte hj ? O clavulanato só acaba quarta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é melhor para evitar riscos, se proteja até fazer 7 dias seguidos de pílula após terminar o tratamento, ando por aqui... :)

      Eliminar
  80. Tomo stezza a cerca de 7 meses, em todas as r**** que tive sempre foi com c**** i*****, porém no dia 30/9 houve r**** sem c*** i****, como foi a primeira vez estou bem preocupada, o que me tranquiliza é o fao de nunca ter esquecido de tomar a pílula e sempre tomo no mesmo horário, porém dia 6 farei cirurgia de siso e provavelmente irão me receitar a amoxicilina para pós operatório durante 7 dias. A questão é: há chances de eu engravidar fazendo o uso desse medicamento e ter tido r**** d**** no dia mencionado? Detalhe importante, estou no final da cartela e no dia na cirurgia de siso é o dia do qual começa minhas pílulas amarelas, ou seja, sem hormônios. Desde ja agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma certinho não tem riscos... pode ficar tranquila... está protegida da gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  81. Boa tarde, a minha situação é a seguinte: Tomo a yasminelle ha 3 anos ja depois de ter um filho, e neste período ja houveram esquecimentos e antibióticos, eapesar de nc termos usado outro metodo barreira nc engravidei.
    Mas este ciclo acho k n passou ao lado. Primeiro pk no ciclo anterior andava a tratar um fungo vxxxx e cm tava em tratamento esqueci 3 pilulas, conswquencia veio menstruação mais cedo foi um ciclo de 20 dias em vez dos 28, depois mal iniciei a pilula tive de iniciar clavamox ja estava com uma grande gripe. O certo é k tenho sentiso uma grande pressao no fundo da barriga e sinto k tenhosempre corrimento, e ate sai um pouco pastoso. Claro k fazer antibiótico logo nos primeiros 8 dias de pilula afetou, e visto k tivemos rxxxx dxxxxx, a questao é: ao 14 dia de ciclo ja posso estar grávida? Sei k os ciclos n funcionam da mesma maneira c a pilula, mas sera possivel ja estar implantado?? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e aguardar pela pausa, é melhor, mantenha certinho, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  82. Olá doutor. Minha namorada usa o anticoncepcional Tâmisa 20 sempre no mesmo horário a mais de ano. No dia 01 de novembro desceu a menstruação dela. Hoje dia 15 de novembro tivemos r**** s**** e ela está tomando o antibiótico amoxicilina tri hidratada 500 mg a 4 dias. Está protegida ou devemos comprar a pílula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, é melhor fazerem a pílula do dia seguinte para evitar riscos, como alerta a bula, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.