13 de dezembro de 2016

Tomar antibiótico na pausa da pílula


Muitas vezes as mulheres ficam preocupadas quando têm que usar algum antibiótico pairando sempre o medo da pílula perder sua eficácia e a mulher engravidar. Mas será que todos os antibióticos interferem com a pílula?

Os antibióticos e a pílula

Recentemente a Organização Mundial de Saúde veio confirmar que somente os antibióticos rifampicina e rifabutina interferem com a eficácia da pílula. Pode conferir neste artigo: nhs.uk

Tomar antibiótico na pausa da pílula

Quando me perguntam se correm riscos, eu continuo seguindo a informação e conselhos das bulas e sugiro que a mulher se proteja e tome medidas se usar amoxicilina, penicilina e tetraciclinas. A mulher deve se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguinte, se o tratamento terminar na ultima semana da cartela a mulher deve iniciar a nova cartela sem fazer pausa.

Por isso acabei recolhendo o nome de alguns antibióticos que não interferem para ficar mais descansada: azitromicina, claritromicina, clindamicina, ciprofloxacina (ciprofloxacino), doxiciclina, fosfomicina, levofloxacina (levofloxacino), metronidazol, nitrofurantoína, norfloxacina (norfloxacino) e ofloxacina (ofloxacino).

E se a mulher tomar o antibiótico apenas na pausa ou semana de descanso entre as cartelas?

Tomar antibiótico na pausa da pílula

Se tomar o antibiótico na pausa não tem riscos, pois o antibiótico não vai cortar a eficácia da pílula, pois a mulher não está tomando a pílula. Depois ao iniciar a nova cartela a mulher continua protegida.
Tomar antibiótico na pausa da pílula

Descubra alguns posts relacionados

33 comentários:

  1. Bom dia,

    vou começar a tomar clavamox durante 6 dias. há interferencia com a pilula? se começar a tomar dia 16 de dezembro o antibiotico, quando é que estou novamente protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como disse no post eu sugiro protecção durante a toma deste antibiótico, enquanto fizer o tratamento e nos 7 dias seguintes, deve fazer 7 dias seguidos de pílula para estar novamente protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá.
    Tomei a pílula sempre certinha no mês passado. Fiz a pausa da cartela e este mês tive relações na primeira semana mas continuei tomando a pílula de forma certa. Estou protegida né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está... :) mantenha e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Olá , comecei a tomar a pílula minigeste no início deste mês , durante 5 dias estive menstruada depois desses 5 dias tenho um corrimento castanho escuro , é normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, podem ser "restos" de sua menstruação... deve manter a pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Oie Bom dia !

    Tomo Alestra 30 a mais de 1 anos e controlou um pouco minha acne mais agora esta voltando, gostaria de iniciar o Yasmin pois é indicado para acne e não é tão forte quanto aos outros teria algum efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é mais forte, deve conferir com sua médica se deve... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá, tenho relações ***** desde outubro com a mesma pessoa. Tomo anticoncepcional certinho e faço sempre protegido e mesmo assim ele ****** fora (à exceção de uma vez no início de novembro que fizemos sem preservativo, mas ele ***** fora e eu menstruei normalmente). Esse mês após minha menstruação tive um corrimento branco bem aquoso por uns dias. Agora, ao examinar meu colo do útero, notei um muco cervical branco-amarelado um pouco elastico, mas nenhuma dessas secreções acompanhadas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece estar com infecção genital, deve procurar seu médico para avaliar esse corrimento.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Bom dia,

    Estou na semana da pausa da pilula minigeste, só que devido a estar com gripe tive que tomar na pausa o benuron de 1 grama e o maxilase será que esses dois comprimidos comprometem a eficácia da pilula minigeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não comprometem, pode ficar descansada, mantenha sua pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá, comecei a tomar um antibiótico no ultimo dia da cartela da pílula, tomei a ultima no primeiro dia de antibiótico este antibiótico ira cortar o efeito da pílula mesmo tendo sido na ultima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se foi na ultima pílula tem riscos, deve se proteger, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Estou a tomar antibiótico na pausa da pílula, ontem estive com o meu namorado e devo estar a um dia de menstruar mas ontem em pequenas brincadeiras com o meu namorado o **** dele tocou superficialmente na ******, o risco de engravidar é grande?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma somente na pausa não tem riscos, continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Bom dia Comecei a tomar antibiótico na segunda feira... E deixei de tomar a pílula, há riscos de engravidar no período em que tomo o antibiótico?? Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se o tomar somente na pausa não tem riscos, iniciou no ultimo dia da cartela? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, doutor.
    gostaria de saber se o remédio para vermes Annita (nitazoxanida 500mg) corta ou diminui a eficácia do anticoncepcional Gracial.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mas deve tomar a horas diferentes para evitar riscos de diarreia, nas 4 horas seguintes à toma do comprimido do anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá!Tive de tomar uma saqueta Fosfomicina tolife 3000, estou no 6o dia da Pílula minigeste,a eficácia da Pílula fica comprometida? Diminui ou corta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere com a pílula, pode ficar descansada, beba muita água, ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Tomei antibiótico cefuroxima no último dia da pausa da cartela e no dia do início, atrasei 5 horas pra tomar o anticoncepcional! Já tomei a pílula e também tomei a pílula do dia seguinte pois tive relações desprotegidas no dia do antibiótico e no dia do esquecimento! Corro risco de engravidar? O antibiótico tirou o efeito do anticoncepcional? A pílula do dia seguinte vai fazer o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou a pílula do dia seguinte se protegeu, deve evitar ou manter o uso da camisinha até o 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Oi, tomei antialérgico e corticóide na pausa do meu anticoncepcional (Elani ciclo) e quando iniciei a nova cartela do anti já fazia 2 dias que tinha encerrado o tratamento com os outros medicamentos. Estou segura nessa nova cartela ou existe a possibilidade do efeito dos medicamentos persistirem por mais alguns dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está segura, pode ficar descansada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá,eu tomo anticoncepcional selene e faltando 3 dias para a pausala comecei a tomar bactim o tratamento é de 7 dias um dia antes da pausa tive relação corro o risco de engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Tomo minigeste,e na pausa de 7 dias, em 5 dias tomei amoxicilina, como ja passou os 7 dias, vou começar a tomar a pilula, minha duvida é se estou protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim estará, como foi na pausa não tem riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada sr.doutor :)

      Eliminar
  16. Olá ...Comecei a tomar antibiótico tetraciclina,so que um dia antes de comecar a tomar o antibiotico eu tive relação sexual sem preservativo.Sera q corro o risco de estar gravida??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter riscos, é melhor fazer a pílula do dia seguinte e se proteger, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.