13 de dezembro de 2016

Tomar antibiótico na pausa da pílula




Muitas vezes as mulheres ficam preocupadas quando têm que usar algum antibiótico pairando sempre o medo da pílula perder sua eficácia e a mulher engravidar. Mas será que todos os antibióticos interferem com a pílula?

Os antibióticos e a pílula

Recentemente a Organização Mundial de Saúde veio confirmar que somente os antibióticos rifampicina e rifabutina interferem com a eficácia da pílula. Pode conferir neste artigo: nhs.uk

Tomar antibiótico na pausa da pílula

Quando me perguntam se correm riscos, eu continuo seguindo a informação e conselhos das bulas e sugiro que a mulher se proteja e tome medidas se usar amoxicilina, penicilina e tetraciclinas. A mulher deve se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguinte, se o tratamento terminar na ultima semana da cartela a mulher deve iniciar a nova cartela sem fazer pausa.

Por isso acabei recolhendo o nome de alguns antibióticos que não interferem para ficar mais descansada: azitromicina, claritromicina, clindamicina, ciprofloxacina (ciprofloxacino), doxiciclina, fosfomicina, levofloxacina (levofloxacino), metronidazol, nitrofurantoína, norfloxacina (norfloxacino) e ofloxacina (ofloxacino).

E se a mulher tomar o antibiótico apenas na pausa ou semana de descanso entre as cartelas?

Tomar antibiótico na pausa da pílula

Se tomar o antibiótico na pausa não tem riscos, pois o antibiótico não vai cortar a eficácia da pílula, pois a mulher não está tomando a pílula. Depois ao iniciar a nova cartela a mulher continua protegida.
Tomar antibiótico na pausa da pílula

Descubra alguns posts relacionados

187 comentários:

  1. Bom dia,

    vou começar a tomar clavamox durante 6 dias. há interferencia com a pilula? se começar a tomar dia 16 de dezembro o antibiotico, quando é que estou novamente protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como disse no post eu sugiro protecção durante a toma deste antibiótico, enquanto fizer o tratamento e nos 7 dias seguintes, deve fazer 7 dias seguidos de pílula para estar novamente protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá.
    Tomei a pílula sempre certinha no mês passado. Fiz a pausa da cartela e este mês tive relações na primeira semana mas continuei tomando a pílula de forma certa. Estou protegida né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está... :) mantenha e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Olá , comecei a tomar a pílula minigeste no início deste mês , durante 5 dias estive menstruada depois desses 5 dias tenho um corrimento castanho escuro , é normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, podem ser "restos" de sua menstruação... deve manter a pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Oie Bom dia !

    Tomo Alestra 30 a mais de 1 anos e controlou um pouco minha acne mais agora esta voltando, gostaria de iniciar o Yasmin pois é indicado para acne e não é tão forte quanto aos outros teria algum efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é mais forte, deve conferir com sua médica se deve... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá, tenho relações ***** desde outubro com a mesma pessoa. Tomo anticoncepcional certinho e faço sempre protegido e mesmo assim ele ****** fora (à exceção de uma vez no início de novembro que fizemos sem preservativo, mas ele ***** fora e eu menstruei normalmente). Esse mês após minha menstruação tive um corrimento branco bem aquoso por uns dias. Agora, ao examinar meu colo do útero, notei um muco cervical branco-amarelado um pouco elastico, mas nenhuma dessas secreções acompanhadas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece estar com infecção genital, deve procurar seu médico para avaliar esse corrimento.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Bom dia,

    Estou na semana da pausa da pilula minigeste, só que devido a estar com gripe tive que tomar na pausa o benuron de 1 grama e o maxilase será que esses dois comprimidos comprometem a eficácia da pilula minigeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não comprometem, pode ficar descansada, mantenha sua pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá, comecei a tomar um antibiótico no ultimo dia da cartela da pílula, tomei a ultima no primeiro dia de antibiótico este antibiótico ira cortar o efeito da pílula mesmo tendo sido na ultima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se foi na ultima pílula tem riscos, deve se proteger, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Estou a tomar antibiótico na pausa da pílula, ontem estive com o meu namorado e devo estar a um dia de menstruar mas ontem em pequenas brincadeiras com o meu namorado o **** dele tocou superficialmente na ******, o risco de engravidar é grande?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma somente na pausa não tem riscos, continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Bom dia Comecei a tomar antibiótico na segunda feira... E deixei de tomar a pílula, há riscos de engravidar no período em que tomo o antibiótico?? Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se o tomar somente na pausa não tem riscos, iniciou no ultimo dia da cartela? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, doutor.
    gostaria de saber se o remédio para vermes Annita (nitazoxanida 500mg) corta ou diminui a eficácia do anticoncepcional Gracial.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mas deve tomar a horas diferentes para evitar riscos de diarreia, nas 4 horas seguintes à toma do comprimido do anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá!Tive de tomar uma saqueta Fosfomicina tolife 3000, estou no 6o dia da Pílula minigeste,a eficácia da Pílula fica comprometida? Diminui ou corta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere com a pílula, pode ficar descansada, beba muita água, ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Tomei antibiótico cefuroxima no último dia da pausa da cartela e no dia do início, atrasei 5 horas pra tomar o anticoncepcional! Já tomei a pílula e também tomei a pílula do dia seguinte pois tive relações desprotegidas no dia do antibiótico e no dia do esquecimento! Corro risco de engravidar? O antibiótico tirou o efeito do anticoncepcional? A pílula do dia seguinte vai fazer o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou a pílula do dia seguinte se protegeu, deve evitar ou manter o uso da camisinha até o 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Oi, tomei antialérgico e corticóide na pausa do meu anticoncepcional (Elani ciclo) e quando iniciei a nova cartela do anti já fazia 2 dias que tinha encerrado o tratamento com os outros medicamentos. Estou segura nessa nova cartela ou existe a possibilidade do efeito dos medicamentos persistirem por mais alguns dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está segura, pode ficar descansada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá,eu tomo anticoncepcional selene e faltando 3 dias para a pausala comecei a tomar bactim o tratamento é de 7 dias um dia antes da pausa tive relação corro o risco de engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Tomo minigeste,e na pausa de 7 dias, em 5 dias tomei amoxicilina, como ja passou os 7 dias, vou começar a tomar a pilula, minha duvida é se estou protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim estará, como foi na pausa não tem riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada sr.doutor :)

      Eliminar
  16. Olá ...Comecei a tomar antibiótico tetraciclina,so que um dia antes de comecar a tomar o antibiotico eu tive relação sexual sem preservativo.Sera q corro o risco de estar gravida??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter riscos, é melhor fazer a pílula do dia seguinte e se proteger, ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá.Precisei tomar antibiótico amoxicilina+ácido clavulanico. Terminei dia 28/03/17 e estava na pausa da pilula minigeste e desde a ultima toma de antibiótico só fiz 4 comprimidos seguidos. Apesar de ter feito coito interrompido devo tomar a pilula de emergência? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas iniciou e terminou o antibiótico na pausa entre as carteiras? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Não após a pausa ainda tomei 3 dias o antibiótico. Estou no sexto comprimido da pílula contraceptiva. Tomo a pílula do dia seguinte? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ok, só volta a estar protegida após 7 dias seguidos de pílula, é melhor tomar a pílula do dia seguinte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá, bom dia!
    Tomei antibiótico por 7 dias e o tratamento acabou na terceira semana da cartela. O dia em que completa uma semana após o fim do tratamento cairá na pausa. Eu preciso emendar a cartela? E depois de quanto tempo estarei protegida novamente? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode não emendar, mas se deve proteger até ao 7° comprimido da cartela seguintes, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Se eu emendar, também precisarei me proteger nesse período, certo?

      Eliminar
    3. Olá, ao emendar deve se proteger nos 7 dias seguintes, ando por aqui.... :)

      Eliminar
  20. Ola doutor, tomei antibiotico nos dias 17,18 e 19 da pilula do anticoncepcional (tomei cefalexina). Tive relacoes com meu namorado, no 24º dia da cartela, ultimo comprimido branco, sem protecao... corro risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter riscos... se proteja até ao 7° comprimido da nova cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Eu acabei hoje terça feira a cartela e amanhã eu vou começar a tomar o flagyl por 5 dias, vem pra mim no sábado e eu volto a tomar no domingo, o dia que vai acabar o antibiótico, tem algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao tem riscos, pode ficar descansada... mantenha sua pilula cetinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Bom dia
    No mês passado tomei antibiotico por alguns dias e terminei no domingo, todo este tempo tomando a pílula que veio a terminar no sábado seguinte. Fiz a pausa e menstruei. Quando comecei a nova cartela tive relação desprotegida e por medo tomei a pílula do dia seguinte. Segui tomando o anticoncepcional e somente na segunda semana da cartela tive relação desprotegida novamente. Corro risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha, pois só teve relação desprotegida na segunda semana da cartela, mantenha seu anticoncepcional e se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  23. Olá boa noite, estava tomando amoxilina por 7 dias , terminei de tomar no domingo é na quarta meu remédio anticoncepcional termino e dei a pausa de 7 dias mais no sábado tive relação, tem algum risco ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem... deveria se proteger até ao 7° comprimido da cartela seguinte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Tomei somente um comprimido do antibiotico no domingo, esse UM conprimido pode cortar o efeito do aticoncepcional? Tive relacoes hj (sexta), tem chances de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se cortou, pode ter riscos, deveria se proteger nos 7 dias seguintes, ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Fiquei doente e tomei antibiótico na penúltima pílula da cartela. Continuei tomando o antibiótico durante a pausa e terminei 1 dia depois que minha menstruação desceu. Comecei a tomar o anticoncepcional faz 5 dias, hj tomei o quinto e ontem eu tive r***** sem camisinha mas ele não e***** dentro, mas sei que isso não importa muito. Estou tomando corretamente nesses 5 dias. Corro algum risco? Estou preocupada porque faz 11 dias que parei de tomar o antibiótico,sei que se eu nao tivesse tomado, poderia fazer sem pois a pílula já faz efeito a partir do primeiro dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem alguns riscos, nestas situações devemos nos proteger até ao 7° comprimido da cartela seguinte, como tomou 5 seguidos os riscos sao baixos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Bom dia! Eu tomei 5 comprimidos de azitromicina o ultimo comprimido do antibiótico acabou na segunda semana da cartela do anticoncecional dia 19/04, continei normalmente com o anticoncepcional ate o último comprimido que acabou dia 27/04 dando 8 dias seguido. Tive a pausa de sete dias e voltei a tomar o anticoncepcional no dia 5/5 tive r****** sem proteção dia 06/06. Gostaria de saber se ja estou protegida nessa cartela? Se corre algum risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está nao tem riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. comecei uso da amoxicilina dia 28/04 durante madrugada, faltava 2 pílulas uma durante a manhã após a tomada do antibiótico e outra no outro dia, e então acabatia a cartela do anticoncepcional, e segui tomando o antibiótico nos próximos 7 dias (na pausa) e acabei numa quinta feira, 1 dia depois de descer a menstruação. Retornei o anticoncepcional no domingo e tive re***** na quarta feira, sem camisinha e sem e******* dentro, com apenas 4 dias de anticoncepcional. Na quinta-feira tomei a 5 pilula e muito atordoada fui até minha ginecologista, contei o mesmo a ela que me disse para ficar sossegada, afinal, já faziam 6 dias que eu tinha terminado o antibiótico e já tinha se iniciado um "novo ciclo" e fiz relação com 4 dias de anticoncepcional e já estava protegida. Na hora acalmei mas lendo alguns comentários aqui no site volto a ficar com dúvidas, porque vai de contra ao que minha médica disse, e sigo na dúvida! Já estou no na 12 pílula da cartela de 21, mas ainda estou com muita dúvida sobre o que ocorreu no início.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode confiar em sua médica, apesar de ter alguns riscos como ela disse jà tinha tomado 6 dias, apesar de nao serem seguidos, o ideal seria se proteger até fazer 7 dias seguidos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Boa noite. Comecei a tomar antibiótico no domingo (já estava no 4* dia de pausa) e fiz relação no 6* dia da pausa. Tomei o antibiótico por 5 dias e voltei a tomar a pílula na quarta feira, e o antibiótico terminou na quinta. Tenho algum risco? E hoje sexta feira,desceu uma borra de café com sangue.E senti mta dor abdominal o que seria? Fico aguardando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, nestes primeiros dias da cartela, se deve proteger até fazer 7 dias seguidos de pílula, ando por aqui.. :)

      Eliminar
  29. Olá, eu tomo anticoncepcional (microvilar) eu acabei a cartela semana retrasada na quinta e qnd foi na segunda da semana passada eu menstruei, tinha que começar a cartela na sexta, e nessa pausa eu tomei uns 4 dias amoxicilina, e qnd era pra volta a cartela na sexta eu resolvi a não tomar mais, posso estar grávida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, então tomou somente na pausa, foi isso? Ao não iniciar após a pausa deixou de estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Olá, fiz o uso do remédio antibiótico norfloxacino por 5 dias durante a pausa da pilula. Comecei uma nova cartela e no terceiro comprido tive relações sem camisinha. O efeito da piula diminui com esse remédio? Mesmo na pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao diminui, pode ficar descansada, mantenha a pílula certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Olá, por que tomando antibiótico na pausa não corta o efeito da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após usar a cartela completa vai fazer a pausa e vai estar protegida, pela acção de tantos dias de pílula, ao usar antibiótico, como não faz pílula, vai estar protegida... pois a protecção é dada pela acção que teve nos dias anteriores... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Boa tarde, tive r***** ontem sem camisinha e quando eu e meu parceiro percebemos minha v***** estava sagrando? O que pode ter acontecido? Eu não senti nenhuma dor, mas durante a r****** percebi que eu não estava muito lubrificada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter resultado da falta de lubrificação, por ter havido mais atrito, ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Olá doutor,terminei minha cartela de anticoncepcional na terça feira,iniciei o uso de antibiótico na quarta a noite,e tive relação hoje desprotegida,corro risco de engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, está a pausa? Não tem riscos se tomar somente na pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Olá,estou tomando antibiótico na pausa da primeira cartela pra segunda,volto a tomar o anticoncepcional dia 07/06 corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se for somente na pausa nao corre, mantenha sua pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Olá dr.! Uso o anticoncepcional Iumi há quase 4 anos, porém, extraí 4 sisos e precisei usar o antibiótico Novocilin por 7 dias. Ocorre que no último dia da toma do antibiótico, minha menstruação desceu (1 semana antes da pausa da pílula). E agora, o que devo fazer? Suspender a pilula ou terminá-la? E quando estarei protegida novamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a pílula como se nada tivesse acontecido... após 7 dias seguidos de pílula, após terminar o antibiótico, volta a estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Olá, extrai o siso na quarta feira último dia de pausa do anticoncepcional e neste dia tomei dois amoxilinas e sigo tomando ibupril. Na quinta retornarei a tomar o anticoncepcional, há riscos de cortar o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só tomou o antibiótico nesse dia? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. No dia da extração (último dia de pausa) tomei dois a moxilinas e nos próximos dias tomarei ibupril

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, nesse caso nao tem riscos... mantenha sua pílula... certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. Boa noite Dr.! Bom, tomo o anticoncepcional Ciclo 21 e no último comprimido da cartela do mesmo, descobri que estava com uma infecção urinária e comecei o tratamento contra a mesma no mesmo dia, utilizando o remédio levofloxacino 500mg por 7 dias. Nesses 7 dias dei a pausa do anticoncepcional, menstruei e voltei a tomar ele novamente. Após 3 comprimidos da nova cartela, tive uma r***** desprotegida, mas ele não g***** dentro. Corro risco de gravidez? Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, mantenha a protecção... continue usando seu anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Tem perigo ter r***** s**** na pausa do anticoncepcional ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao tem riscos, está protegida, desde que tome a cartela sem falhas, ando por aqui.... :)

      Eliminar
  40. Olá. Faltam me 4 dias para acabar a cartela da pílula e hoje inicei a toma de amoxicilina+ácido clavulanico durante 8dias.Terei que ter r***** protegidas até quando? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, até ao 7º comprimido da próxima cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Olá, no dia 3 de junho tive que começar a tomar norfloxacino durante 8 dias (comecei na noite de sábado e acabei no domingo seguinte), tomei a pílula minigeste todos os dias à mesma hora mesmo tomando o antibiótico .Depois de ter acabado o tratamento fiz relações desprotegidas 5 dias depois. O problema é que no 10° dia depois do tratamento a minha pílula era a última e voltei a ter relações 1 dia depois, tem algum risco?? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, pode ficar descansada mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada! Entretanto a minha menstruação já desceu , mas depois da pausa continuo protegida??

      Eliminar
    3. Olá, sim continua, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Olá, tive que tomar ciprofloxacino junto com o anticoncepcional, me protegi durante a toma do antibiótico e 7 dias depois, aí desceu e quando comecei a nova cartela de anticoncepcional não me protegi, corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, está protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Bom dia!

    Tomei antibiotico por 7 dias, fiz relação no ultimo dia do antibiontico, ontem, usamos camisinha mas colocamos somente quase na hora do gozo. Tomo anticoncepional, estou no 18 dia? devo tomar a pilula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O antibiotico que tomei foi cloridrato de clidaminicina

      Eliminar
    2. Olá, se o antibiótico corta o efeito tem riscos, deve fazer a pílula do dia seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
    3. Ok, não corta, ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Dr. Tive relação sem proteção um dia antes de começar o uso de amoxicilina.neste mesmo dia a menstruação desceu. A risco de gravidez ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas estava na pausa do anticoncepcional? Usa? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Tomei norfloxacino durante 7 dias para infeção urinária, utilizando o anticoncepcional normalmente. 3 dias após o término do antibiótico, ainda tomando o anticoncepcional, tive relações com meu namorado.Corro risco de engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem pode ficar descansada, mantenha seu anticoncepcional certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Tomei antibiótico durante 7 dias, comecei tomar dia 29,dei a pausa do anticoncepcional.. e desceu normal..
    Dia 07 voltei tomar o anticoncepcional, tive relação dia 16.. tem algum risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao tem, pois já tinha feito 9 dias e estava novamente protegida, mantenha, as melhoras... ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Doutor tem algum risco emendar a cartela de anticoncepcional para fazer a reposição do efeito da pílula? Meu antibiótico acaba na última semana da cartela.
    Quando emendar para completar os 7 dias necessários ja pode ter relações sem camisinha depois dos 7 dias ou deve-se esperar até o fim da segunda cartela emendada para ter relações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se colar após 7 dias seguintes repôs a eficácia, ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Tive relação sem proteção 4 dias após terminar o tratamento com amoxicilina. A risco de gravidez
    Tomo AC harmonet

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, devia se proteger até fazer 7 dias de pílula, como fez 4 tem alguns riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Estou tomando amoxilina faz 3 dias , é estava menstruada ,ela acabo ontem ,é eu já estava tomando a amoxilina ( tenho q tomar por 10 dias), tive relações hoje , eu iria começar minha pílula ( ciclo 21 ) hj , tem alguma problema,ainda estou protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem riscos, pois ainda iniciou no final da cartela anterior, devia se proteger até ao 7º comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Olá, Doutor. Tomei norfloxacino por 3 dias em um intervalo de 12h em 12h, comecei no dia 18/07 e terminei dia 20/07, porém sempre fazendo o uso do anticoncepcional (microvilar). Devo me proteger usando camisinha nos próximos 7 dias? Até o dia 27/07?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa este antibiótico não interfere, mantenha seu anticoncepcional certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Olá tomo o anticoncepcional alestra 20 quinta foi meu último comprimido para entrar na pausa estou na pausa a 4 dias contando com hj é hj desceu minha menstruação preciso tomaro antibiótico clavulin se eu tomar esse antibiótico estarei segura na próxima cartela
    Obs pretendo tomar só até quinta feira porquê sexta já volto com a próxima cartela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas vai tomar somente na pausa, ou o tratamento vai se estender para a cartela seguinte? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Olá, tomei clavulin durante 10 dias tomando a pílula certinho (quarta cartela) e depois de 9 dias após o fim do medicamento tive relações, mas continuei tomando a pílula corretamente em todo o período! Estou protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou 9 dias a pílula após terminar o tratamento não tem riscos, está novamente protegida, ando por aqui, mantenha... :)

      Eliminar
  53. Bom dia Tomo anticoncepcional faz 3 anos, Só que quando foi essa semana eu tomei antibiótico norfloxacino, porém só um comprimido e depois não tomei mais. Tive r****** so que sem camisinha porém não houve e******. Ainda corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pode ficar descansada, mantenha seu anticoncepcional certinho e sem falhas, ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Olá! Eu tomo pílula certinho de 24 comprimidos a quase 02 anos, esse mês faltando 4 dias para terminar a cartela tive relações sem proteção, todavia, sem querer eu inverto e tomei uma das 03 ultimas pílulas da cartela ao invés de tomar conforme a sequência... faltando 01 comprimido para encerrar a cartela vou ter que começar a tomar antibiótico devido a uma dor de garganta... tem riscos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se o comprimido tem a mesma dosagem (mesma cor) nao tem riscos.. deve manter, ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Olá, boa tarde. Estou neste momento a meio da pausa da pilula, volto a tomar segunda-feira (dia 31) e comecei hoje a tomar antibiotico. A minha duvida é: durante o tempo que estou mestruada, ou seja de hoje até segunda, devo ter relaçoes protegidas ou apenas a partir de segunda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usar só na pausa nao tem riscos, se o tratamento se prolongar vai precisar de 7 dias de pílula, seguidos, após terminar para estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Olá boa tarde. Eu acabei a primeira cartela e comecei a tomar outra de seguida sem fazer pausa. A questão é que tenho tido um corrimento castanho claro já faz 4 dias e já tive relações desprotegidas anteriormente (mas sempre tomando a pílula certinha). No entanto tenho tido uns enjoos e sinto a barriga inchada e estou com um bocado de receio. O que poderá ser??
    obrigada:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nota mau odor no corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim nos primeiros dias tive odor e comichão

      Eliminar
    3. Ok, fale com seu médico pode ser uma infecção, mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Notei que veio um bocado de sangue, devo continuar mesmo assim?

      Eliminar
    5. Ok, fale com seu médico pode ser uma infecção, mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Tomei 5 dias de amoxicilina semana passada a partir do dia 17 faz seis dias q não tomei mais menstruei sexta e volto com o anticoncepcional amanhã tive r**** hj na pausa corto risco teria q toma pílula do dia seguinte ou posso retorna amanhã somente com o início da pilula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim teria, ao usar na ultima semana pode ter riscos, só volta a estar protegida após o 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Bom dia comecei a tomar ampicilina faltando 3 dias para acabar a cartela de Iumi fiz a pausa de 4 dias e não mestruei, devo voltar a tomá-la?? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve deve também fazer um teste de gravide, se teve relação, mas deve esperar mais uma semana para fazer, ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Olá. Estou com uma infecção de garganta e provavelmente terei que tomar antibiótico. Eu estou tomando o anticoncepcional há 6 meses sem pausa. Ontem tive relações. Se eu começar a tomar hoje, corro risco de gravidez? Hoje eu faria a pausa de 4 dias (faço de 6 em 6 meses).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma seguido nao tem riscos, deve conferir com seu médico se ele interfere e depois se proteger durante o tratamento e nos 7 das seguintes após terminar... ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  60. Boa noite, comecei um antibiótico no domingo e parei de tomar a pílula na segunda entretanto menstruei e amanhã começo nova carteirinha da pílula, como fica a minha situação a nível de proteção?

    ResponderEliminar
  61. Olá. Boa noite doutor, tenho uma duvida. Tomo ac há 6 meses, na cartela passada tomei amoxicilina por 4 dias, tive r**** após 8 dias sem tomar antib, só tomando ac. Depois de 12 dias sem amoxicilina, acabou o remédio. Dei a pausa e desceu..voltei a tomar e tive r**** no terceiro comprimido com e****** dentro, estou já protegida nessa cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está... mantenha seu anticoncepcional, espero que esteja melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Estou tomando antibiótico (Cefalexina) há 6 dias, tomo anticoncepcional (Tâmisa 20) e tenho me protegido, a pílula acaba hoje (08/08/17). Devo iniciar a proxima cartela no primeiro dia da menstruação ou posso iniciar normalmente? A partir de quantos dias estarei protegida novamente?
    Obrigada desde já ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode iniciar normalmente, mas se deve proteger até fazer 7 dias seguidos de pílula ou seja após o 7° comprimido da cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Boa noite, comecei um antibiótico no domingo e parei de tomar a pílula na segunda entretanto menstruei e amanhã começo nova carteirinha da pílula, como fica a minha situação a nível de proteção?
    Responder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se ele corta é melhor se proteger até fazer 7 dias seguidos de pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. Boa Tarde Dr. Tomo anticoncepcional mínima há 5 anos sempre no mesmo horário. Em Julho tomei amoxicilina durante 2 dias (27 e 28) sendo dia 28 início da pausa de 4 dias. Dia 31 menstruei e dia 01/08 iniciei nova cartela do mínima, e tive r**** dia 05/08 (meu namorado não estava me p****** quando e***** na cama e depois colocou camisinha para então poder penetrar). Gostaria de saber fazia 8 dias que estava sem tomar o antibiótico e há 5 dias tomando o anticoncepcional devido a pausa, Também não tive contato direto com o s*** (não e**** dentro). Corro o risco de uma gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nessa situação se deveria proteger até fazer 7 dias seguidos de pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Lembrei que iniciei o antibiótico amoxicilina no primeiro dia da pausa sexta pela manhã e ultimo comprimido do antibiótico no sábado pela manhã (tb na pausa) Ainda sim corro riscos ?

    Estou confusa pois muitos sites falam de estudos e até que a OMS afirma que amoxicilina não afeta a eficacia do ac.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não afecta, mas como nas bulas vem referido e há risco de ter diarreias e vômitos eu continuo aconselhando precauções... ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Boa tarde doutor
    Ontem quando fui tomar meu anti percebi que no penúltimo comprimido tinha um furinho, que provalvelmente deve ter sido minha unha ao pegar a cartela Lara tomar todos os dias... Pode ter algum risco em relação a eficácia do comprimido por conta daquele furo? Ele sempre fica dentrk da minha bolsa e só tiro a hora que vou tomar.. enfim quando vi que tinha aquele buraquinho fiquei com medo de ter alguma alteração no comprimido caso tenha entrado ar ou algo do tipo.. Posso tomar o comprimido normalmente ou devo descartar ele? Obrigada desde ja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao me parece que tem riscos... deve manter certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Bom dia doutor, vou tomar o suplemento vitamínico-mineral Cronovit por 120 dias um comprimido ao dia.
    Ele pode interferir na eficácia do anticoncepcional cortando o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha seu anticoncepcional, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  68. Boa Noite. Tomo o anticoncepcional Selene e iniciei a pausa na segunda (07/08) comecei a tomar amoxicilina e um remédio anti alérgico na terça (08/08) tomei até sexta somente. É comecei minha nova cartela na segunda(14/08) hje eu tenho algum risco se eu tiver relação sem proteção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem pois tomou somente na pausa, dessa forma não interfere com os comprimidos e como na pausa esta protegida por ter feito a cartela anterior certinha pode ficar tranquila, mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Me ajuda. Por favor
    Tomo anticoncepcional há algum tempo, neste último mês tive que tomar antibióticos devido a uma infecção urinária. Fiz a pausa e comecei uma nova cartela há 6 dias, porém tive diarréia no 3° dia. Já estou protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se a diarreia foi nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e não fez outro para repor tem que esperar, pois somente após 7 dias seguidos de pílula volta a estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada por responder ❤.
      A diarréia foi durante o dia. Estou protegida com 6 dias? Ou tenho que realmente esperar os 7 dias?

      Eliminar
    3. Olá, sim deve mesmo fazer 7 dias de pílula para repor, é como se tivesse esquecido, na próxima vez deve fazer logo outro comprimido, ando por aqui... :)

      Eliminar
  70. Olá, estou tomando o antibiótico levoflaxanino por 3 dias. Eu paro o antibiótico em uma sexta-feira mas no dia anterior, quinta-feira, inicio a cartela da pílula de novo. Posso ter relações sem proteção depois de sexta-feira ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, ele não corta o efeito, ando por aqui... mantenha... :)

      Eliminar
  71. Boa noite doutor, emendei as cartelas de anticoncepcional e o último comprimido acabou sexta feira passada(18/08). Estou na pausa e minha menstruação desceu normalmente, agora devo voltar a tomar o anticoncepcional amanhã(26/08)? Corre algum risco por ter emendado a última cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao tem riscos, deve manter normalmente após a pausa, ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. ola, eu e minha namorada tivemos r**** sem c**** no primeiro dia da pausa do microvolar, só que algumas horas antes ela tomou uma pilula de azitromicina , tudo isso no primeiro dia da pausa, tem risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao têm, podem ficar tranquilos, mantenham o ciclo 1 certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. Olá, estou com uma dúvida. Tomei um medicamento para infecção urinária (creio que foi o ciprofloxacino) durante 7 dias. Continuei tomando o anticoncepcional (e usando camisinha) durante esse período. Após o uso do ciprofloxacino ainda tomei 7 dias de anticoncepcional e veio a pausa. Cumpri a pausa, menstruei, e recomecei uma nova cartela. Desde então não faço o uso da camisinha mais... Só que estou tendo um corrimento semelhante ao de ovulação. É possível que eu esteja ovulando? Não estou me prevenindo com camisinha, estou com medo do ciprofloxacino tenha alterado o anticoncepcional... Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ele não corta o efeito, pode ficar tranquila, pode estar somente com um aumento do corrimento, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  74. Olá inicia com o anticocepcional a este mes,no mesmo mes fiquei doente e precisarei tomar azitromicina durante 5 dias quando estarei protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se mantiver o anticoncepcional certinho está protegida, ele não corta seu efeito, ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Olá , tive r**** com meu p**** no penúltimo dia para encerrar a pílula anticoncepcional , corro risco de gravidez ou estou protegida? Pois sei que o e**** vive 72horas ... ( Obs: tomo sempre corretamente mesmo horário)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou sem falhas não corre, na pausa e no final das cartelas estamos protegidos, pode ficar descansada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  76. Olá doutor, tomo o anticoncepcional previane há 10 meses e nesse mês tive infecção urinária e tomei o ciplofloxacino por 15 dias. Um dia depois de ter terminado de tomar os antibióticos, a cartela de anticoncepcional tbm acabou e tive r**** com c****. No momento estou na pausa do anticoncepcional e a menstruação ainda não desceu. Tem possibilidade de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, o tratamento pode ter causado essa falha, mantenha o previane... se quiser pode fazer um teste de gravidez para ficar mais calma... ando por aqui... :)

      Eliminar
  77. Boa tarde . Tive uma infeção urinária no qual tive que tomar antibiótico por 8 dias amoxicilina e ácido clavulanico, comecei a tomar os antibióticos na quinta feira dia 31, e no sábado acabava de tomar a cartela da pílula no sábado. acabou por vir a menstruação na ontem na terça feira, acabei por ter uma r**** d***** e queria saber se tenho algum risco de engravidar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, seguindo a informação da bula tem riscos, pois iniciou ainda na terceira semana da cartela, deveria se proteger até fazer 7 dias de pílula, após terminar o antibiótico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. Boa tarde doutor
    A geleia vaginal metronidazol usada por 10 dias pode cortar o efeito do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao corta o efeito, siga as indicações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. Ola, extrai 2 sisos na segunda feira dia 28/08 e comecei a tomar amoxicilina no mesmo dia, na quarta feira dia 30/08 iniciei novamente a minha cartela de anticoncepcional(que tomo á 3 anos) e parei de tomar amoxicilina na sexta dia 01/09 pela manhã. Tive r**** com meu n***** no sabado á noite com c**** i******. Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como refere nas bulas há alguns riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  80. Doutor eu tenho uma dúvida. Eu tomo anticoncepcional há 5 meses mais ou menos e tive uma infecção na garganta, tomei amoxilina durante 3 dias (segunda a quarta), sendo que estava na pausa do anticoncepcional (o último comprimido foi tomado sábado às 23:30 e o primeiro da cartela seguinte foi tomado às 23:30 do domingo seguinte). Já posso ter r**** d**** ou o efeito da cartela seguinte fica comprometido? (Já estou no quarto comprimido dessa cartela nova)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, depois de usar um medicamento que pode interferir, precisamos de 7 dia seguidos de pílula para voltar a estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  81. lá, tive o período no início deste mês e entretanto precisei de fazer antibiótico a meio da toma da pílula e também parei de tomar a pílula, entretanto tive r**** durante esse tempo, até agora ainda não apareceu o período, corro risco..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim corre, pois teve relação sem se proteger... embora seja comum atrasar depois de interromper... ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. mas doutor, eu tomei todo o antibiótico durante a pausa, sem coincidir com a pílula. Hoje tive r***** sem c*****, oq eu faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, me desculpe não percebi, se tomou somente na pausa não tem riscos, está protegida, ando por aqui... mantenha seu anticoncepcional... :)

      Eliminar
  83. Boa noite. Tomei o remédio Cloridrato de Terbinafina por 14 dias. Minha médica me avisou que este remédio diminui o efeito do anticoncepcional. Meu anticoncepcional é o Stezza com 24 comprimidos ativos e 4 placebos. Comecei a tomar este remédio dia 23/08, dois dias antes de começar uma nova cartela de anticoncepcional. Hoje, dia 05/09, terminei de tomar o remédio. Minha dúvida é se realmente eu estarei protegida daqui há 7 dias ou se preciso esperar até recomeçar a nova cartela, já que comecei essa cartela atual recebendo uma quantidade menor de hormônios. O que devo fazer, espero somente 7 dias ou espero até começar a nova cartela que será dia 22/09?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim vai estar, siga as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  84. Boa noite! Terminei minha cartela de anticoncepcional na terça a noite, comecei o uso de cefalexina quarta pela manhã, tomei durante os 7 dias de pausa e agora vou iniciar uma nova cartela. Tive r**** s**** no último dia de anitibiotico, um dia antes de começar a nova cartela, tenho perigo de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando suamos um medicamento na pausa não temos riscos... mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  85. Boa Tarde Dr.. precisei tomar o clavulin durante 7 dias sendo 4 dias da pausa e 3 tomando á pílula neste período tive r**** com meu marido sem proteção .. estou sentindo meus seios mais sensíveis que o normal e hoje acordei com muita dor de barriga e enjoos posso estar grávida???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter relação com o tratamento, está no final da cartela? Tem falta de menstruação? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  86. Tomei antibiótico por 7 dias quando acabou 17 horas depois t****** tomo o anticanticoncepcional emendando faz 3 mês sem pausa esse mes vou fazer a pausa tem algum risco de engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, terminou à muito tempo, em que semana desta terceira cartela? Qual o nome do antibiótico? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  87. doutor, perdi uma pìlula e tomei somente 20 dias, todas no horário certo e seguidas, no dia q perdi tomei a última da cartela, tem riscos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem, tem riscos na pausa e atá ao 7º comprimido da próxima cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.