As vacinas sugeridas para os idosos




A população idosa é um dos grupos etários com mais riscos, pois após os 60 anos ocorre um processo natural de degradação de nosso sistema imunitário. Esta alteração leva a que as defesas do organismo estejam diminuídas e isso cause um aumento do risco para contrair as doenças.

Para as doenças evitáveis através da vacinação podemos garantir defesas através das inoculações e estímulo do seu sistema imunitário.

Por isso é que é recomendado a vacinação com maior critério nos idosos.

Descubra as vacinas sugeridas para os idosos:

Tétano e difteria

A vacina do tétano e difteria é recomendada ao longo da vida, nos idosos o esquema recomendado é um reforço de 10 em 10 anos.
Vacina do tétano e difteria


A vacina da gripe sazonal é recomendada anualmente, devido às mutações do vírus da gripe. Todos os anos antes da época gripal o idoso deve-se vacinar para prevenir as ocorrência da gripe. Esta recomendação é especial importante em idosos que têm doenças associadas, como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras.
Vacina da gripe sazonal


Nem sempre é recomendada pelo médico, mas a vacina contra o herpes zoster pode ser uma ajuda na prevenção da zona. É recomendado uma vacina após os 50 anos.


A vacina pneumocócica recomendada em grupos de risco para prevenir pneumonias, meningites, otites, entre outras, é recomendada de 5 em 5 anos (ou somente uma vez na vida quando falamos da vacina pneumocócica de 10 ou 13 serotipos). Informe-se com o seu médico.
Vacina pneumocócica

Descubra alguns posts relacionados