9 de fevereiro de 2017

Quando se deve tomar a pílula




Mais um post para responder a uma pergunta que só hoje me foi feita 4 vezes... 😊

Pois bem a pílula como sabem tem uma grande eficácia na proteção da gravidez, mesmo que tenha menos dosagem hormonal, desde que a tomemos sem falhas, respeitando a posologia, não ocorram vômitos ou diarreias nas 4 horas seguintes, não tenhamos esquecimentos ou uso de alguns medicamentos que possam interferir, a sua proteção é elevada.
Quando se deve tomar a pílula?

Um dos segredos para estarmos protegidos é realmente tomar a pílula seguindo o esquema definido na bula ou pelo nosso médico.

Como exemplo podemos falar numa pílula de 21 comprimidos em cada cartela, com esta pílula devemos fazer 21 dias de pílula, um comprimido por dia, seguindo-se uma pausa de 7 dias.

Após este exemplo posso ainda relembrar a importância de respeitar a posologia indicada, seja uma pílula de 28 comprimidos por cartela, para usa sem pausa, seja uma pílula com diferentes dosagens ao longo do ciclo, sendo importante seguir a ordem inscrita na cartela para garantir uma acção contraceptiva.
Quando se deve tomar a pílula?

Depois de perceber a importância da posologia recomendada, é altura de falarmos na altura ideal do dia para tomar a pílula. Quando se deve tomar a pílula?

Quando falamos que a pílula deve ser feita sensivelmente à mesma hora, temos como objetivos evitar os esquecimentos e garantir proteção da gravidez. Apesar dessa indicação a mulher pode variar algumas horas a toma do comprimido sem ter riscos de gravidez. A hora de tomar a pílula deve ser decidida por cada mulher, não há uma hora mais ou menos favorável, o importante é tomar a pílula respeitando a posologia indicada para garantir a prevenção da gravidez.

Quando se deve tomar a pílula? Deve escolher uma hora e manter a toma do comprimido nesse horário definido.
Quando se deve tomar a pílula?

Descubra alguns posts relacionados

28 comentários:

  1. Tomo pilula aranquelle á 2 anos. Na passada sexta feira foi me receitado amoxicilina , para uma inflamação na garganta, como sei que afecta o efeito da pilula, ontem tive uma relação e usei preservativo, mas este rebentou. Liguei de imediato para a saúde 24 e disseram que não haveria problema se tomasse a pilula dia seguinte . Tomei pouco mais de meia hora do sucedido. Quando isso aconteceu ia no 6º dia do antibiótico e no 10º comprimido da pilula. Disseram também que poderia continuar com o antibiótico e com tudo normal. Será que a amoxicilina não corta mesmo o efeito da pilula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como fez a pílula do dia seguinte se protegeu, tem riscos de cortar, se proteja até 7 dias seguidos de pílula após terminar seu antibiótico, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Está a dizer que o antibiótico pode cortar também o efeito da pílula dia seguinte que tomei?

      Eliminar
    3. Olá, que antibiótico tomou, me diga o nome... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Amoxicilina. Receitado por dez dias de 12 em 12 horas. Ou seja, a pílula dia seguinte foi tomada quando eu ia no meu décimo comprimido da cArteLa anticoncepcional e no sexto dia do antibiótico. Sendo que, ainda tenho que tomar até segunda feira. Mas tendo em conta isso. Continuei a tomAr minha pílula certinha.

      Eliminar
    5. Olá, também tem alguns riscos de ter cortado, mas são menores, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa noite dr Carlos Edgar, tenho uma amiga que foi diagnosticada com endometriose profunda e umbilical ... está desesperada e achou o senhor pela internet ... ela iniciou o tratamento com Pietra ed desde novembro e infelizmente esta menstruando há quase 4 meses bem como com sangue saindo pelo umbigo ... foi orientada a continuar o tratamento mas está desesperada e viu na sua ajuda uma possibilidade de auxilio e instrução ... desde já muito obrigada ... que Deus te abençoe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que ela deve procurar ajuda médica novamente, é melhor... ando por aqui, depois me deixe seu retorno... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite,
    Me chamo ......, estou na menopausa é pra fazer o exame genicologico, o médico me passou pra usar durante 14 dias o creme Estriopax
    Estriopax 1mg/g, hj 09/02/2017, estou na quinta noite de aplicação, e hj qdo retirei.o aplicador, veio uma gota de sangue, isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter e cumprir o tratamento como seu médico indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá boa tarde fez hoje 2 semanas q retirei o implanon e até agora não veio o período tenho pequenas colicas no fundo da barriga e pequenas contracoes no peito
    Tenho relações diariamente com o meu marido será que já engravidei? Como saber?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode engravidar, mesmo não menstruando, é normal demorar, pois nosso corpo tem que repor seu ciclo menstrual natural... se notar algum sintoma de gravidez deve fazer um teste... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá Dr. Carlos! Estou no final da terceira cartela Elani 28 e ha uns 25 dias venho tendo sangramentos com dores de cólica, posso tomar um comprimido a cada 12 horas para cessar o sangramento? Desde já, Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve fazer isso sem indicação médica, esse escape e cólica podem surgir por estar a tomar o anticoncepcional sem pausa, é assim que toma? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Bom dia doutor. Tenho uma questao.
    Tenho muitas vezes diarreia mas sempre fora do horário de toma da pílula ou seja sempre fora daquelas 4h de absorção.
    A minha questão é, por exemplo, se tiver diarreia 3 a 4 vezes por semana da parte das manhãs (é sempre de manhã que faço diarreia ), e tomo a pílula só ás 22h da noite.
    Acha que vai interferir alguma coisa, pelo facto de ter diarreia várias vezes por semana?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere pode ficar descansada... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. É que liguei para a saúde 24 e eles disseram-me que o spotting que tive este mês pode ser devido á diarreia constante, mesmo sendo fora do horario da toma.
      É de referir que tomo a pílula á 3 anos sempre de manhã, e este mes mudei para o horário da noite. Pode ser devido á mudança do horário da pílula?
      Obrigada pela sua ajuda.

      Eliminar
    3. Ok, sim pode ter resultado da mudança... mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Doutor a minha dor no dedo sempre era um panarício. Obrigada pela ajuda. Foi super importante, já fiz os tratamentos adequados e estou a sentir-me melhor.
    Queria só saber se "fucidine" pomada corta o efeito da pílula, devido á ter antibiótico, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fico contente que esteja melhorando, não corta o efeito da pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. bom dia doutor. minha namorada toma iumi de 24 comprimidos sempre as 14:00 mais ou menos, agora terminou a cartela e ela esta na pausa dos 4 dias, quando iniciar a nova cartela ela quer mudar para o horario das 21:00 por ai. tem algum risco essa troca de horario? precisa de mais um metodo contracepção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos pode mudar... pois é uma mudança menor que as doze horas... podem ficar tranquilos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Oi Carlos
    Tomo o anticoncepcional injetavel mesygina, recentemente estou tomando ciprofloxacina (ciprofloxacino) para infecção urinaria, esse antibiótico corta o efeito do anticoncepcional???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha o tratamento e beba muita água, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Sim, sim. A ginecologista indicou passar 6 meses tomando sempre sem nenhuma pausa. Sou virgem mas sofro muito com dores de cólicas fortes em tempos da menstruação e estou em tratamento com a elani 28. Fui na ginecologista e disse o que estou passando, ela pediu que eu continuasse o tratamento, mas é muito desconfortável sempre esta usando absorventes:(. Muito obrigada pela atenção Doutor, Deus lhe abençoe sempre. :) ❤ (sempre estarei passando por aqui!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, fico muito feliz por continuar recebendo sua visita... :)

      Eliminar
  11. Olá,me ajude por favor. Comecei a tomar a pílula e 2 dias depois tive relação, como sabia que não estava protegida, usei camisinha. Porém teve um momento que a parte íntima do meu namorado passou na minha. Sei que o líquido lubrificante pode engravidar com o método de coito interrompido, mas só passando em cima da parte íntima é possível? Já li em várias lugares e alguns dizem que é possível, outros dizem que não é, estou perdida, vi em outro post aqui do blog que outra pessoa fez a mesma pergunta, então gostaria de saber se tem chances de ter ocorrido uma gravidez desta forma.Agradeço desde já, pois está dúvida está me consumindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem poucas chances pois passou e não houve penetração, mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.