quarta-feira, agosto 12, 2015

Hora da pílula anticoncepcional

Hora da pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional deve ser tomada todos os dias, seguindo a indicação da cartela, mais ou menos no mesmo horário, esta forma correta de tomar garante a protecção contraceptiva à mulher.
Hora da pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional tem na sua cartela os comprimidos que ao tomar diariamente garantem protecção de uma gravidez indesejada. Ao tomar sensivelmente à mesma hora, a pílula anticoncepcional, a mulher mantém uma concentração elevada de hormonios que favorecem a estagnação do ciclo menstrual evitando a ocorrência da ovulação e período fertil.


A hora da pílula anticoncepcional é o horário que escolheu para tomar o seu comprimido, ao tomar na sua hora certinha, todos os dias, não tem riscos de gravidez. Não existem horas melhores ou piores para tomar a sua pílula anticoncepcional.

A toma dos comprimidos pode ser feita com um pouco de água, deve evitar tomar com bebidas com gás, bebidas alcoólicas ou até com café, para não ter riscos de vomitos e diarreia (podem cortar a eficácia do comprimido se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma).

E se falhar a hora da pílula anticoncepcional

Se falhar a hora da pílula anticoncepcional menos de 12 horas

Ao falhar menos de 12 horas não tem riscos de gravidez, deve tomar a pílula anticoncepcional assim que se lembre e continuar os seguintes na sua hora habitual.

Exemplo: se a sua hora habitual de toma é às 21 horas, se atrasar pode tomar até às 9 horas do dia seguinte, o comprimido seguinte deve ser tomado às 21 horas habituais. 

Se falhar a hora da pílula anticoncepcional mais de 12 horas

Ao falhar a hora mais de 12 horas, tem riscos de gravidez, deve tomar o comprimido assim que se lembre, manter os seguintes e usar preservativo nos 7 dias seguintes ao esquecimento. Se estiver na ultima semana da cartela deve se proteger até ao 7° comprimido da próxima cartela, que pode iniciar logo ou no 1° dia da menstruação.

Fontes bibliográficas
Partilhe

32 comentários:

  1. Olá bom dia, e o seguinte eu pela primeira vez em anos esqueci-me de tomar a pilula e quando me lembrei ja tinham passado mais de 12h, o que faço? É que deitei o comprimido fora para nao me baralhar com os dias porque não sabia que devia tomá-lo depois das 12h na mesma, e agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria ter tomado o comprimido assim que se lembrou e manter os seguintes... nos próximos 7 dias deve se proteger.... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  2. Olá doutor, eu esqueci-me de tomar a pilula ontem, e hoje ja passadas 15h mais ou menos que foi quando me lembrei tomei o comprimido de que me tinha esquecido, fiz bem? devo fazer pausa na mesma para que me venha o periodo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria ter tomado o comprimido assim que se lembrou e manter os seguintes... nos próximos 7 dias deve se proteger.... em que semana da cartela está?
      Ando por aqui.. :)

      Eliminar
    2. Estou na 2º semana ...

      Eliminar
    3. OK, estando na segunda semana basta de proteger nos 7 dias seguintes... mantenha a pílula e inicie a nova cartela logo após terminar essa, pois não tomou o comprimido esquecido... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Desculpe as perguntas.. Mas então quer dizer que quando a pilula acabar nao devo fazer a pausa normal para vir o periodo?

      Eliminar
    5. Olá, como não tomou o comprimido é melhor para não ter riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Mas há 1 mes que nao tenho relaçoes sexuais e até me vir a menstruação também não vou ter quase de certeza, por isso posso fazer a pausa na mesma da pilula? É que não quero trocar-me nos dias de pausa e e de toma, para nao me baralhar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá nesse caso pode não tem problemas, mas só está totalmente protegida após os 7 comprimidos da próxima cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, Doutor.
    Tenho problemas de circulação, apresentando já vários derrames e varizes que se intensificaram com a minha segunda gravidez de gémeos. O Doutor pode-me indicar uma pílula que não agrave estes problemas de circulação que apresento e que não faça engordar? Em relação a este aspeto, como durante cerca de um mês, por motivos de saúde, tive de tomar cortisona injetável, senti um aumento de peso que julgo ser natural. O Doutor pode indicar-me algum tratamento ou cuidado que eu possa ter para contornar os efeitos da cortisona? Numa análise de sangue, é possível eu estar atenta a algum indicador a ver se há algum problema?
    Muito obrigada pela atenção disponibilizada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que tem que falar com seu médico, pois são muitas duvidas que precisam de ser avaliadas e até quem sabe fazer exames... me parece que estando nesse tratamento possa aumentar de peso, em relação à pílula para as mulheres que têm medo do risco de trombose ou mesmo risco (varizes) o melhor é optar por um anticoncepcional sem hormônios como o preservativo ou diu de cobre... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá bom dia, é o seguinte eu sem querer esqueci-me se tomar a pílula ontem supostamente haveria de a ter tomado as 19:50 e só hoje de manhã às 10 é que me lembrei que me tinha esquecido, e tomei-a logo, ontem acabava a segunda semana, não é recorrente acontecer estes esquecimentos, mas o que Faço? Ajudá-lo pf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter a pílula na hora habitual (tomar os comprimidos esquecidos) e se proteger ou evitar as relações nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá doutor, é o seguinte eu enviei um comentario via telemovel mas nao sei se ficou registado daí estar a emviar-lhe de novo. Ontem havia de ter tomado a pilula às 19:50 so que como fui a um jantar familiar pensei pra mim em tomar depois quando chegasse a casa, o que se sucede é que me esqueci e quando dei conta já era 10 da manhã, corri logo pra tomá-la e assim o fiz. Estou na segunda semana e agora nao sei se deva proteger-me adicionalmente nos proximos 7 dias, nem o que fazer. Há duas semanas tive relações sexuais com o meu namorado, nao existe risco nenhum pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter a pílula na hora habitual (tomar os comprimidos esquecidos) e se proteger ou evitar as relações nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Bom dia. Eu tomo a pílula Minigeste. O meu horário habitual de tomar a pílula é às 20 horas. Ontem (terça) tomei-a sem qualquer intercorrência, mas hoje de manhã, quando acordei, cerca das 10 horas da manhã, pensei não a ter tomado e voltei a tomar aquela que seria a que quarta para tomar às 20 horas... Como devo proceder daqui para a frente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter na hora habitual e tomar um comprimido de outra cartela para repor o que tomou a mais... se precisar ando por aqui, desta forma continua protegida, mas ao tomar dois comprimidos pode notar náuseas, dor de barriga, escapes e tensão mamaria... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  8. Boa noite,
    Minha namorada toma a pílula há 3 meses, passamos a ter relações sem proteção recentemente, mas descobri que ela não estava tomando no horário correto (atrasos inferiores a 12 horas). O risco de gravidez é elevado? Na ultima relaçao ela tomou a pílula do dia seguinte 20 horas após o sexo. Quando ela deverá menstruar novamente? Um detalhe é q a ejaculação ocorria fora da vagina, uma vez apenas que o primeiro jato caiu dentro.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se os atrasos são inferiores a 12 horas, desde que tome todos os dias, não tem riscos... podem ficar descansados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá, tomo a pílula fazem 3 meses, pouquíssimos dias do início dessa cartela eu menstruei. Nunca tomo no horário exato, tomo entre as 20:30 e 02:30. Tive relações sem outra proteção recentemente. Existe o risco dá pílula não ter tido efeito e eu ovulado esse mês?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou dessa forma estava protegida, pode ficar tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Não sei se ficou claro, foram poucos dias depois que iniciei a terceira cartela que eu menstruei. Mesmo com essa menstruação após a cartela ter sido iniciada e tomando com essa variação de horário não tem problema?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, continuou protegida, esse escape foi um efeito da pílula... mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá, normalmente tomo a pílula todos os dias pela manhã, mas não na mesma hora, ou seja, tomo a pílula entre as 8h até 12h ( meio dia, máximo ). O que acontece é o seguinte: após a pausa dos 7 dias da pílula voltei a tomar uma nova cartela,( dia 9 de dez), entretanto no dia 13 de dez, esqueci de tomar a pílula pela manhã, tomando, esta logo que me lembrei ( antes das 12h ). Ontem (15 de dez) tive relações desprotegidas com o meu namorado, havendo ejaculação. A minha dúvida é se corro o risco de poder engravidar. Ou deva tomar a pílula do dia seguinte, visto que ainda não se passaram 72 horas após o ato sexual. Desde já agradeço a sua atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter sua pílula na hora habitual, como não teve atrasos de mais de 12 horas não perdeu a eficácia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá, boa noite.
    Diariamente tomo a pílula (minigeste) num horário não fixo, tomo-a entre as 8h até 12h (meio dia). Após o período de descanso de 7 dias, voltei a iniciar a cartela (9 dez). No dia 13 dez não tomei a pílula logo pela manhã, mas sim quando me lembrei, seriam umas 18h desse dia, não passando mais que doze horas sem tomar a pílula. No passado dia 16 dez tive relações desprotegidas, havendo ejaculação. Queria saber se corro o risco de poder engravidar ou se deva tomar a pílula do dia seguinte, visto que ainda não se passaram 72h após ter relações sexuais. E se deva tomar a pilula do dia seguinte, como faço com a pílula que tomo diariamente? Desde já agradeço a sua atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter sua pílula na hora habitual, como não teve atrasos de mais de 12 horas não perdeu a eficácia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá, vou começar a tomar anticoncepcional e tenho uma duvida ! A cartela começa com o dia domingo e se a minha mestruacao descer na quarta? Terei que tomar o remedio da quarta e pular os remedios anteriores? Me ajuda !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se começar na quarta deve tomar o comprimido de quarta e seguir... deixa os anteriores para trás, quando acabar a cartela (comprimidos com hormônios) deve retomar os que deixou para trás... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Doutor faz um ano que eu fui na ginecologista e ela me receitou o diane 35 como anticoncepcional, porém antes de tomar eu não tinha estrias e agora estou percebendo algumas em algumas poucas partes do corpo, fora isso tudo bem. Nunca senti nada. O que faço? Vou ao ginecologista para trocar, ou estou com estrias não foi por causa da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve voltar a falar para ela avaliar e ver se é a diane a causadora, a pílula não causa estrias, mas pode ter causado mais inchaço e dai surgirem... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.