Esquecimentos e atrasos da pílula miranova®



A miranova® é um contraceptivo hormonal combinado que tem na sua composição dois tipos de hormonas estrogénios - etinilestradiol e progesterona - levonorgestrel. A sua composição hormonal (etinilestradiol 0,02 mg + levonorgestrel 0,1 mg) confere-lhe acção anticoncepcional conferindo prevenção contra a gravidez indesejada.
Esquecimentos e atrasos da pílula miranova®

A eficácia de miranova® é elevadíssima desde que a mulher a use como é recomendado (1 comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias, seguindo-se uma pausa de 7 dias), não tiver vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, não tomar outros medicamentos, que possam interferir e não tenha atrasos ou esquecimentos.


Quando falamos em atrasos ou esquecimentos separamos em dois tipos, até 12 horas e de + de 12 horas.

Atrasos da pílula miranova® menores que as 12 horas

Um atraso menor que as 12 horas não altera a eficácia da pílula miranova® deve manter os comprimidos seguintes, nos dias e hora habituais.

Atrasos da pílula miranova® maiores que as 12 horas


Se atrasou mais de 12 horas ou esqueceu seu comprimido deve tomá-lo assim que se lembre, manter os seguintes na hora habitual e se proteger nos 7 dias seguintes com preservativo.
Esquecimentos e atrasos da pílula miranova® na primeira semana


Se atrasou mais de 12 horas ou esqueceu seu comprimido deve tomá-lo assim que se lembre, manter os seguintes na hora habitual e se proteger nos 7 dias seguintes com preservativo.
Esquecimentos e atrasos da pílula miranova® na segunda semana


Se atrasou mais de 12 horas na terceira semana tem duas opções para repor a proteção:

Opção 1 - Se atrasou mais de 12 horas ou esqueceu seu comprimido deve tomá-lo assim que se lembre, manter os seguintes na hora habitual, se proteger nos 7 dias seguintes com preservativo e iniciar a embalagem seguinte logo após terminar a atual (sem pausa).

Opção 2 - Se atrasou mais de 12 horas ou esqueceu seu comprimido deve tomá-lo assim que se lembre, manter os seguintes na hora habitual, iniciar a nova cartela no 1° da menstruação ou após a pausa habitual, deve-se proteger até ao 7° comprimido da embalagem seguinte.
 

Descubra alguns posts relacionados