16 de março de 2017

Interromper a cartela



Muitas mulheres acabam por se precipitar e interrompem a cartela, a interrupção da cartela só deve ser feita com conselho de seu médico, os efeitos adversos, como escapes ou spotting, barriga inchada, dor ou inchaço nas mamas, dores de barriga (efeitos adversos mais frequentes) não são motivo para interromper sua cartela, esses efeitos são mais comuns nos primeiros meses (4 meses), na fase de adaptação... para além dos efeitos adversos o uso de medicamentos, pílula do dia seguinte, esquecimentos, atrasos, entre outras situações não devem ser motivo para interromper sua cartela.
Interromper a cartela

O uso de medicamentos

Se usar medicamentos que possam interferir com a pílula, tais como ritonavir, fenitoina,carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão não deve interromper sua cartela, deve manter seu anticoncepcional, e se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes. Para repor a eficácia do anticoncepcional deve fazer 7 dias seguidos de anticoncepcional.
Interromper a cartela


Se esqueceu ou por receio tomou a pílula do dia seguinte deve manter seu anticoncepcional, não interrompa sua cartela para estar mais rapidamente protegida.

Interromper a cartela


Se esqueceu ou atrasou mais de 12 horas a toma do comprimido tem riscos de gravidez, se ocorrerem na primeira ou segunda semana da cartela, deve tomar o comprimido que esqueceu ou atrasou, manter sua pílula, e se proteger nos 7 dias seguintes com preservativo. Se ocorrer na terceira semana deve tomar o comprimido que esqueceu, manter a pílula, se proteger nos 7 dias seguintes, com preservativo, e iniciar a nova cartela após terminar a atual, não faz pausa.
Interromper a cartela

Interromper a cartela

Se interrompeu sua cartela, deve ter cuidados e precauções pois ao interromper tem riscos de gravidez, deixa de estar protegida, se proteja, confira mais no video (não se esqueça de partilhar e comentar o post):


20 comentários:

  1. oi, queria fazer uma pergunta referente a pausa do anticoncepcional!
    estou no meu quarto dia de pausa, não menstruei ainda, e não quero menstruar esse final de semana, será que posso encurtar os dias de pausa, voltar a tomar a proxima cartela no quarto dia, sem ter dado os 7 dias de pausa? isso é seguro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode usar dessa forma, embora não seja aconselhado que use dessa forma regularmente, ao iniciar pode adiar ou mesmo descontrolar sua menstruação, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não pretendo usar regularmente, só dessa vez, até porque estou afim mesmo de adiar minha menstruação, e de mudar o dia que ela sempre vem, logo que acabar a proxima cartela pretendo voltar a dar a pausa de 7 dias regularmente! vou estar atrapalando a eficácia da pilula encurtando a pausa? vou ta protegida? e tem efeitos colaterais?

      Eliminar
    3. Olá, ai encurtar continua protegida, mas tem mais riscos de notar efeitos adversos, como os escapes ou sangramento, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Qual forma mais segura de mudar o dia da menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer menos dias de pausa ou tomar mais uns dias após terminar sua cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite. Hoje, após tomar a pílula, meia hora depois tive uma forte dor de barriga e fui à casa do banho. As fezes saíram moles, porém apenas necessitei de ir à casa do banho uma vez.
    Nesta mesma semana aconteceu-me o mesmo faz 3 dias, mas nesse caso, tinha passado 3h e meia após a toma da pílula. As fezes saíram novamente moles, mas não liquidas e só foi necessária uma ida à casa do banho.
    Já li qie para o efeito da pílula se perder, é necessário que seja uma diarreia abundante, liquida e que seja frequente nas 4 horas seguintes à pílula.l, porem prepcupa-me que o no meu caso, possa ter diminuído o efeito da mesma.. Será? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não foram fezes liquidas não tem riscos, mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Dr, tomo pílula sem pausa ha 6 anos (elani 28 e nos últimos 6 meses nactali). Resolvi dar uma pausa, não as tomo há 7 dias e até então nem sinal da menstruação. É normal? Quanto tempo pode demorar pra descer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, por causa da paragem, deve se proteger, pois tem riscos de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá, no último mês tomei minha pílula com muitas falhas, então seguindo a recomendação da bula interrompi a cartela e iniciei outra no primeiro dia da menstruação, tomei 9 dias sem falhas e tive relações desprotegida. Após os nove dias tomando eu já estava segura? Fiquei receosa e tomei pílula do dia seguinte pois tecnicamente era um dia antes do meu período fértil, pois não sabia se a pílula já fazia efeito. Preciso me preocupar com as chances de algo ter acontecido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já estava, após 9 dias já tinha reposto a proteção, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa tarde, podia por favor esclarecer-me duas duvidas? 1) Tomo a pílula Minigeste desde janeiro (2 carteiras) sempre às 14h da tarde (nunca com uma variação de mais de 10min). Sendo que a primeira carteira foi mesmo de Minigeste a segunda do seu genérico. Já na segunda carteira e sempre tomando direitinho tive **** ******. Sendo que uma das vezes enquanto o estimulava saiu liquido ****** ****** antes da colocação do preservativo, mas não estava dentro. Mas logo em seguida o meu namorado colocou o preservativo, tenho receio que algum líquido possa ter ido para a mão dele e ter ficado de alguma forma em contato com a parte exterior do preservativo. Corro algum tipo de risco? 2) Na sexta passada, último dia da pílula fui fazer uma colonoscopia, tendo tomado laxante para limpar o intestino. Tomei a pilula às 14, e logo em seguida nem 5 min fui à casa de banho, efeito do laxante. Não fui mais à casa de banho até às 18 horas. O que devo fazer para não correr riscos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou sem falhas não tem riscos, como fez o laxante após a toma do ultimo comprimido tem que se proteger ou evitar até ao 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Tomo anticoncecional, porém nos últimos 3 ou 4 meses tomei com muita falha, pois precisei usar antibióticos, esquecia com frequência e acabava interrompendo a cartela antes do final. Este mês iniciei uma nova cartela corretamente no primeiro dia da menstruação e após 8 dias fui ter relações. Como houve muitas falhas nos meses anteriores e descontinuidades no tratamento eu já estava protegida com 8 dias tomando? Li que precisam de 7 dias para voltar o efeito, mas como tomei errado por muitos meses isso se aplica a minha situação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim após 7 dias volta a estar protegida, deve manter certinho, como sugeriu seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Bom dia! Estou na primeira semana da pílula, vomitei mas ainda não tinha tomado a pílula, passado uma hora tomei a pílula, entretanto voltei a vomitar um hora após ter tomado a pílula e voltei a tomar uma nova pílula (tomei da mesma cartela, a pílula que correspondia ao dia que estava a tomar, mas da semana seguinte). Entretanto tive uma quebra de tensão com desmaio passado 2 horas de tomar a segunda pílula.
    A minha questão é, devo tomar precauções adicionais? Depois de tomar a nova pílula não vomitei mais, o efeito será que ficou alterado? Muito obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como fez outra, após ter vomitado repôs a proteção e continuou protegida, deve agora repor o comprimido em falta em sua carteira, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Oi, Dr, td bem? Estou fazendo tratamento com sibutramina para emagrecer. Quero começar a tomar Yaz . A sibutramina interfere na eficácia do anticoncepcional?? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mas deve usar em horas diferentes para evitar ter diarreias ou vómitos nas 4 horas seguintes à toma da pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.