4 de agosto de 2017

Vinagre de sidra de maçã



O primeiro subproduto do álcool degradado em nosso corpo é o ácido acético. Sim o vinagre? 

É desta forma que conseguimos obter o vinagre que usamos na culinária (transformação química do álcool). No supermercado podemos encontrar muitos tipos de vinagre. O vinagre de sidra de maçã ganha especial destaque pelas suas propriedades.

Como é feito o vinagre de sidra

O vinagre de maçã é um produto natural, que é obtido a partir da fermentação do açúcar do sumo de maçã que se converte em álcool (bebida popularmente conhecida por sidra). A sidra é então convertida em vinagre pela acção de bactérias e reacções químicas (conversão do álcool em ácido acético).

O vinagre de sidra encontrado no supermercado é sujeito a processos de filtração e pasteurização para ter prazos de validade maiores e melhor aspecto visual, mas estes processos acabam por retirar algumas propriedades benéficas para a nossa saúde, a chamada "mãe". A "mãe" é uma acumulação turva de bactérias e nutrientes que podemos encontrar a flutuar no vinagre de sidra bruto.
Vinagre de sidra de maçã

O consumo de vinagre de sidra orgânico ou biológico pode ter maiores beneficios, que podem ser:

Beneficios do vinagre de sidra
  • redução do apetite - alguns estudos revelam que o ácido acético reduz o índice glicêmico dos alimentos, retardando a passagem dos açúcares (glicose) para a corrente sanguínea
  • limpa a pele - os estudos revelam que o pH ácido pode contribuir para promover a limpeza da pele
  • prevenção de fungos e micoses - o ácido acético possui propriedades anti-sépticas e antifúngicas, sendo indicado na prevenção de micoses (ideal para os pés da pessoa com diabetes) ou mesmo verrugas
  • depurativo do sistema linfático
  • aumenta a energia e combate a fadiga - o ácido acético tem na sua composição alguns aminoácidos que podem prevenir a acumulação de ácido lático nos nossos músculos
  • melhora a digestão - o ácido acético promove um aumento dos ácidos do estômago

Como usar o vinagre de sidra

O sabor característico do vinagre pode ser uma barreira para algumas pessoas, embora seja um sabor mais agradável que os outros tipos de vinagre, no mercado já podemos encontrar cápsulas de vinagre de sidra ou mesmo ácido acético conjugado com outras substâncias.

Como sabem eu sugiro sempre o consumo dos produtos naturais, por isso aconselho o seu uso em saladas, molhos, temperos ou marinadas.
Vinagre de sidra de maçã

Na Internet pode encontrar defensores da ingestão de vinagre de sidra em jejum (normalmente diluído em água, mel ou sumo ou suco), em planos de dieta e de emagrecimento.

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.