Tratamento para verrugas genitais

As verrugas genitais são consideradas uma doença sexualmente transmissível que é causada pelo vírus papiloma humano (HPV), o contágio do HPV ocorre via sexual (via oral, anal ou vaginal) não sendo necessário o contacto sexual direto, existem casos de jovens ainda virgens que já são portadoras de HPV (por exemplo com aparecimento de verrugas plantares) as verrugas genitais são semelhantes às outras verrugas que podemos apresentar, mas surgem nas regiões genitais.

O HPV tem vários tipos de estirpe, sendo as estirpes 6 e 11 as principais causadoras das verrugas genitais, apesar disso o seu risco cancerígeno é baixo.

O surgimento das verrugas pode ser prevenido ou evitado através da vacinação, a vacina contra o papiloma vírus humano, vacina contra o HPV, faz parte dos planos de vacinação, deve ser feita entre os 10 e os 13 anos, e tem grande acção preventiva no controle destas estirpes que estão por trás das verrugas, condilomas ou câncer do colo do útero.

Tratamento das verrugas genitais

O tratamento das verrugas deve ser feito e indicado por um dermatologista ou ginecologista, pelos riscos que a maioria dos medicamentos tem e necessidade de cuidados adicionais na vida sexual do casal. Os tratamento indicados podem ser medicamentos (pomadas ou cremes - imiquimod, podofilina, ácido tricloroacético e podofilox), cirurgia ou outras técnicas de queimação.

O tratamento das verrugas genitais pode durar semanas, podendo necessitar de repetição após alguns meses ou anos. Os cremes e pomadas devem ser aplicados com muita cautela para evitar que irritação dos tecidos saudáveis.

Tratamentos caseiros das verrugas genitais

Os tratamentos caseiros com soluções com ácido acético (vinagre) podem ajudar a melhorar, mas é sempre aconselhado que o casal consulte o seu médico. Siga as indicações de seu médico para evitar que as verrugas cresçam e contagie o seu parceiro.

Fontes bibliográficas
euroclinix.com.pt/verrugasgenitais