sábado, junho 06, 2015

Tratamento para verrugas genitais

Tratamento para verrugas genitais

As verrugas genitais são consideradas uma doença sexualmente transmissível que é causada pelo vírus papiloma humano (HPV), o contágio do HPV ocorre via sexual (via oral, anal ou vaginal) não sendo necessário o contacto sexual direto, existem casos de jovens ainda virgens que já são portadoras de HPV (por exemplo com aparecimento de verrugas plantares) as verrugas genitais são semelhantes às outras verrugas que podemos apresentar, mas surgem nas regiões genitais.

O HPV tem vários tipos de estirpe, sendo as estirpes 6 e 11 as principais causadoras das verrugas genitais, apesar disso o seu risco cancerígeno é baixo.

O surgimento das verrugas pode ser prevenido ou evitado através da vacinação, a vacina contra o papiloma vírus humano, vacina contra o HPV, faz parte dos planos de vacinação, deve ser feita entre os 10 e os 13 anos, e tem grande acção preventiva no controle destas estirpes que estão por trás das verrugas, condilomas ou câncer do colo do útero.

Tratamento das verrugas genitais

O tratamento das verrugas deve ser feito e indicado por um dermatologista ou ginecologista, pelos riscos que a maioria dos medicamentos tem e necessidade de cuidados adicionais na vida sexual do casal. Os tratamento indicados podem ser medicamentos (pomadas ou cremes - imiquimod, podofilina, ácido tricloroacético e podofilox), cirurgia ou outras técnicas de queimação.

O tratamento das verrugas genitais pode durar semanas, podendo necessitar de repetição após alguns meses ou anos. Os cremes e pomadas devem ser aplicados com muita cautela para evitar que irritação dos tecidos saudáveis.

Tratamentos caseiros das verrugas genitais

Os tratamentos caseiros com soluções com ácido acético (vinagre) podem ajudar a melhorar, mas é sempre aconselhado que o casal consulte o seu médico. Siga as indicações de seu médico para evitar que as verrugas cresçam e contagie o seu parceiro.

Fontes bibliográficas
euroclinix.com.pt/verrugasgenitais
Partilhe

19 comentários:

  1. Boa noite! Estou na segunda cartela do anticoncepcional Yaz, e eis que no início dela(segunda), tive relações. Porém ocorre que oito dias após o ato, depois de usar o banheiro, notei algo muito semelhante ao tampão mucoso. Era branco, comprimido e tinha um pontinho de sangue. Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou as pilulas corretamente não tem risco de gravidez... fique alerta para ver se volta a ter essa perda... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Edgar, há pouco tempo vim tirar uma dúvida com o senhor, estava bastante preocupada e o senhor me acalmou. Acontece que duas semanas após ter tido minha primeira relação, ao usar o banheiro, percebi algo extremamente semelhante ao tampão mucoso ou rolha de schoeder(havia até um pontinho minúsculo de sangue na ponta). Será que pode ser? Ele já teria se formado duas semanas após o ato sexual? Obs: Estou tomando Yaz, na segunda carte. Iniciei a primeira, com 3 dias e atraso. Porém tomei tudo de maneira tão correta. A relação foi só na segunda, falta pouco menos de uma semana para a minha menstruação descer, e não penso em outra coisa. Fiquei sabendo que o nervosismo pode atrasar. Estou mais preocupada ainda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou as pilulas corretamente não tem risco de gravidez... fique alerta para ver se volta a ter essa perda... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Obrigada pela resposta, tomei tudo corretamente sim. Lembrei que notei esse ''corrimento'' que parece catarro(é branco e compridinho) nas fezes também umas 2 vezes. O senhor não faz ideia do que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é corrimento vaginal branco? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. O senhor não faz ideia do que pode ter sido esse corrimento branco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o corrimento branco é sinal de infecção vaginal, normalmente candidiase, que deve ser tratada... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. O corrimento branco e espesso com pontinha de sangue de que lhe falei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, me parece mesmo ser candidiase, deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Obrigada doutor, não tive mais a perda desse tampão mucoso e não sinto coceiras ou ardor(um dos sintomas de candidíase, certo?), embora esteja tendo muito corrimento amarelo, irei procurar medicamentos para candidíase.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      fale com seu médico sim, para melhorar, se precisar ando por aqui... boa sorte... :)

      Eliminar
  7. Olá! Fiz o tratamento com ácido para remover duas verrugas, mas o lugar onde foi colocado o ácido está com a pele lesionada e estou tendo dificuldade para cicatrizar o local. Tem alguma pomada ou remédio que eu possa usar/passar para ajudar a cicatrizar melhor estou muito preocupada com isso. Não está infeccionado mas está demorando a cicatrizar. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode aplicar pomada com vitamina A para assaduras no bebê, senão melhorar em 3 dias volte a falar com sua médica... me diz o nome o medicamento que aplicou? Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Olá!
      Foi usado ATA, e a cicatrização está sendo difícil devido a minha vida profissional, trabalho na maioria do tempo sentada e tenho q subir escadas... Minha próxima consulta a ginecologista é só dia 28, por isso a minha aflição. Li em outras páginas pessoas q passaram Kollagenase para ajudar na cicatrização, mas não conheço muito bem sua aplicação, e como ñ precisa ter receita médica para comprar to pensando em usar. Carlos sabe me dizer se Kollagenase ajuda a cicatrizar a pele? Ou até mesmo Nebacetin que é usada em ferimentos? Por enquanto estou apenas lavando e secando o local, por favor se puder me orientar ficarei muito feliz... Obrigada!

      Eliminar
    3. Olá, sim pode usar kollagenase, me parece que um ou outro podem lhe ajudar deve aplicar depois de lavar e secar bem... deve aplicar uma camada muito fina... senão melhorar em 3 dias fale com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Olá, como precisa de receita, pode preferir uma pomada para assadura usada no rabinho dos bebês e senão melhorar falar com seu médico... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
    5. Oi! Aqui Kollagenase vende sem receita, a caixinha ñ tem nem aquela tarja vermelha alertando sobre o uso somente com prescrição médica, mas falando sobre pomada para bebês, eu tenho aqui em casa Bepantol e Hipoglos, qual dessas seria melhor?

      Eliminar
    6. Ok pode aplicar uma ou outra... não se preocupe.. que duas boas opções... depois me diga como correu... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.