Corrimento vaginal normal



Todas as mulheres têm corrimento vaginal. No período da ovulação surge em maior quantidade. O corrimento vaginal normal não tem cor nem cheiro, no período da ovulação é tipo clara de ovo. 

As mulheres referem que têm corrimento amarelado, pois em contacto com o penso diário ou a cueca ele ganha esta coloração. O corrimento de outra cor deve levar a mulher a ser observada pois poderá estar perante uma infeção vaginal.

Alguns tipos de corrimento: corrimento branco, corrimento amarelo, corrimento cinza, corrimento tipo leite condensado, corrimento avermelhado, corrimento acastanhado e corrimento esverdeadocarlosedgar.com


Corrimento vaginal - perguntas

É normal ter corrimento vaginal? Que cor deve ter?

Sim é normal. A saída de secreções vaginais são comuns, o corrimento normal tem um aspeto translúcido, tipo clara de ovo, e não tem cheiro. Esta secreção resulta da descamação celular e serve para proteger a flora vaginal de microrganismos. As mulheres referem que têm corrimento amarelado, pois em contacto com o penso diário ou com a cueca ele ganha esta coloração.



Quais são as principais causas do corrimento vaginal anormal?


As principais causas de corrimento são: infeções (vaginose, tricomoníase, candidíase, clamídia, mioplasma e gonorreia), uso de produtos de higiene intima (alteram o pH da vagina), uso de antibióticos (diminuição dos lactobacilos), diminuição da imunidade do organismo (stresse ou ansiedade), uso de preservativo, ter muitos parceiros sexuais, uso de cremes vaginais, endometriose, infeção das trompas, feridas no colo do útero, paredes vaginais ou trompas.

Tenho corrimento branco e espesso, o que será? Tenho que recorrer ao médico?

O corrimento branco e espesso revela que a mulher tem uma candidíase, nesta situação deve recorrer ao seu médico para fazer tratamento. O tratamento mais comum é a aplicação de um creme ou óvulos de clotrimazol.

É grave uma mulher ter corrimento rosa?

Não, o corrimento rosa está ligado ao início da menstruação ou hemorragias ligadas à pílula, se mantiver o corrimento rosa ou começar com hemorragias fale com o seu médico.

Tenho saída de corrimento verde, tenho alguma infeção vaginal?

Sim tem, a saída de corrimento verde é comum numa infeção vaginal por tricomonas - a tricomoníase como outras infeções vaginais pode surgir devido a uso de produtos de higiene intima (alteram o pH da vagina), uso de antibióticos (diminuição dos latobacilos), diminuição da imunidade do organismo (stresse ou ansiedade), uso de preservativo, uso de cremes vaginais, endometriose, infeção das trompas, contracetivos hormonais, feridas no colo do útero, paredes vaginais ou trompas.

Após as relações sexuais tive saída de sangue é normal?

Sim pode acontecer devido a pequenos traumas, falta de lubrificação ou relações com maior vigor, se não melhorar e continuar com o corrimento deve falar com o seu médico.

Que cuidados deve uma mulher ter na sua higiene intima?

A mulher deve ter alguns cuidados para prevenir a ocorrência de infeções vaginais ou urinárias, alguns cuidados: lavar as mãos antes e depois de ir ao WC, não abusar dos produtos de higiene feminina, usar roupa interior de algodão, efetuar a higiene diária com sabão pH neutro, limpar a região perianal da frente para trás, evitar a prática de sexo anal alternado com penetração vaginal, mudar o tampão de 3 em 3 horas, usar roupas pouco apertadas e frequentar as consultas anuais de planeamento familiar.

É normal as grávidas terem corrimento?

Sim é normal, durante a gravidez a grávida tem um aumento do corrimento vaginal.

Estou grávida e tenho corrimento castanho ou marrom é grave?

O corrimento castanho ou marrom durante a gravidez deve ser avaliado, pois pode ser sinal de perdas ou hemorragias, que traduzem complicações na gravidez, como um descolamento da placenta ou mesmo aborto espontâneo. Nesta situação a grávida deve recorrer à maternidade para ser avaliada.

Fontes bibliográficas