Insónias



O que são insónias?

As insónias são a ausência de sono em determinados períodos da noite ou a incapacidade em adormecer ou manter o sono pelo menos durante um mês.


Quais as causas das insónias?

As insónias podem ter diversas causas tais como: stresse, ansiedade, viagens (mudança de fuso horário), consumo de cafeína, tabaco, bebidas alcoólicas, depressão, alguns medicamentos, doenças respiratórias, doenças cardíacas, envelhecimento, entre outras.

Como posso tratar as insónias?

A maioria das insónias pode ser combatida com uma boa higiene do sono, para ter melhor sono: siga o mesmo horário ao deitar e levantar, não durma horas a mais no fim de semana, levante-se se já não tiver sono, faça refeições ligeiras ao jantar, tome um banho antes de dormir, evite as sestas, evite a cafeína, bebidas alcoólicas e nicotina, beba chá de flor-de-laranjeira, regule a luz e temperatura do seu quarto, não coloque computadores ou televisores no quarto e use uma música suave para relaxar. Se estas estratégias não resultarem procure o seu médico.

Nas últimas semanas tenho tido muitas insónias, posso preveni-las?

Sim, antes de dormir faça uma infusão de camomila ou tília, faça uma refeição leve ao jantar, não se deite logo a seguir às refeições, não beba bebidas com cafeína (colas, café ou chá preto), tome um banho morno antes de ir para a cama (evite o duche), não beba muitos líquidos, evite ver televisão, tenha relações sexuais antes de dormir, deite-se sempre à mesma hora, controle a luz e som do quarto (pode ouvir música suave).

Algumas terapias complementares e atividade física ligeira ajudam a melhorar este problema.


Plantas com benefícios na insónia: camomila, tília, flor-de-laranjeira, passiflora, raiz de valeriana, alface, ginseng, primavera e lavanda.
Lavanda
Lavanda
Fontes bibliográficas