Tireoide

O que é a tireoide?

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta que se situa no pescoço. 

Quais são as funções da tireoide?

A tireoide é uma glândula que controla o metabolismo do organismo através das hormonas T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). A produção destas hormonas é estimulada ou desacelerada pela hormona TSH que é produzida pela hipófise.

Como é feito o controlo do seu funcionamento?

A avaliação ao funcionamento da tireoide é feita através do doseamento das hormonas tireoideias (T3 e T4) e hormona hipofisária (TSH). Doenças da tireoide.

O que é o hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é uma alteração da tireoide que se caracteriza pela diminuição de produção das hormonas tireoideias (T3 e T4), alguns sintomas: fadiga, cansaço fácil, obstipação, pele seca, queda de cabelo, ciclo menstrual alterado, ligeiro aumento peso e dores musculares.

O que é o hipertireoidismo?

O hipertireoidismo é uma alteração na tireoide que se caracteriza pelo aumento da produção de hormonas (T3 e T4). Alguns sintomas: metabolismo acelerado, nervosismo, irritação, insónias, aumento dos batimentos cardíacos, suores intensos, tremores, bócio (inchaço no pescoço), perda de peso e hiperatividade.

É comum ter nódulos na tireoide?

Sim, a presença de nódulos pode surgir devido a deficiências de iodo, alguns medicamentos, determinados químicos, radioterapia e fatores genéticos. Quando são detetados, a função da tireoide deve ser avaliada regularmente (dependendo do número e tamanho dos nódulos). Os nódulos podem ser benignos (quistos, coloides ou adenomas) ou malignos (tumor). Fale com o seu médico.

O que são os anticorpos antitireoideus? É normal estarem alterados? Que tratamento devo fazer?

Os anticorpos antitireoideus são defesas que o organismo cria contra enzimas presente na tireoide ou contra a tireoglobulina, proteína presente na tireoide. Os seus valores devem ser menores que 60 Ul/ml, se os valores estão mais elevados é sinal que a tireoide tem alguma alteração. A maior parte das alterações dos anticorpos antitireoideus devem-se a inflamações da tireoide (tireoidites) ou nódulos. Se a função da tireoide for normal não se faz nenhum tratamento, apenas uma avaliação periódica do funcionamento da tireoide, se a funcionamento da tireoide for anormal deve falar com o seu médico.

Depois de tirar a tireoide vou ter uma vida normal?

Sim vai, mas dependendo da quantidade de tireoide que vai retirar e do tipo de doença irá ter que repor, todos os dias, os valores de hormonas, através de hormonas sintéticas - comprimidos. Deve evitar a exposição ao iodo (tratamento de feridas).

Quais são os sintomas de um tumor na tireoide?

Os sintomas mais comuns são a presença de um nódulo (só palpável pelo médico), gânglios linfáticos do pescoço aumentados, rouquidão, dificuldade em engolir, alterações na voz e veias do pescoço dilatadas.

Que exames podem ser feitos à tireoide?

A avaliação da função tireoideia pode ser feita através de análise ao sangue (doseamento das hormonas), ecografia, citologia ou biópsia e cintigrafia da tireoide.

Fontes bibliográficas