Corrimento nos mamilos

O corrimento dos mamilos é uma situação frequente, as causas subjacentes são muitas, o corrimento pode ter diversas cores, como vermelha, castanha ou marrom, verde, amarelo, incolor/ transparente ou ser leitoso.

As cores do corrimento mamilar pode ajudar a revelar a causa, se o corrimento do mamilo for vermelho, castanho ou marrom as causas podem ser o envelhecimento dos ductos (canais internos), traumatismos, mastites, papilomas (tumores benignos) ou mesmo tumor maligno (mais raro). É comum surgir somente num dos mamilos.

Se o corrimento for verde, amarelo, incolor ou transparente a causa mais comum é o envelhecimento dos ductos mamarios (canais). O corrimento incolor pode surgir em situações raras de tumor.

Se o corrimento mamário for branco ou leitoso as causas mais comuns são o aumento da prolatina, alguns medicamentos, amamentação (antes ou após parar de amamentar), alterações hormonais, menopausa, stresse e gravidez.

A mulher não deve estimular os mamilos pois pode contribuir para o aumento do corrimento.

Causas do corrimento dos mamilos

Exames mais usados em situações de corrimento nos mamilos (historia clínica)
  • analises hormonais
  • mamografia
  • ecografia mamaria
  • analise do corrimento
  • galactografia

Corrimento mamilar uniporo (num só mamilo)

O aparecimento de corrimento mamilar num só mamilo está associada a problemas de saúde mais graves, o aparecimento de corrimento nos mamilos deve ser avaliado e estudo pelo seu médico.
Fonte: spsenologia.pt

Fontes bibliográficas
spsenologia.pt