Amamentação - como é produzido o leite materno?

O aleitamento materno deve ser promovido por todos os profissionais de saúde, os serviços de saúde amigos dos bebés devem promover o aleitamento, informar e preparar a grávida sobre as vantagens e as condições para uma amamentação de sucesso, promover a primeira mamada na primeira meia hora de vida do recém-nascido, não dar líquidos, tetinas ou chupetas, promover um ambiente privado para a mãe e o bebé e amamentar o bebé sempre que ele queira. Do sucesso do aleitamento materno depende estes e outros fatores, como uma dieta equilibrada, muitos líquidos, amamentação em ambiente calmo e várias mamadas ao dia, inclusivamente durante a noite. Estas estratégias funcionam, pois favorecem a produção de leite.

A produção de leite materno, como se dá?

A produção de leite resulta de um processo hormonal estimulado pela sucção do bebé. Ao mamar o bebé envia estímulos cerebrais á mãe que vai desencadear a produção de duas hormonas essências na amamentação, a prolatina e a ocitocina.

A mama, como funciona?

A mama da mulher tem alvéolos, pequenas estruturas que são estimuladas pela prolatina e que produzem leite, estes alvéolos são revestidos de células musculares que ao contraírem levam o leite para os ductos, onde o leite se acumula à espera de ser libertado pelos mamilos.

O bebé ao mamar solta o leite acumulado com ajuda da contração das células musculares (ocitocina), ficando satisfeito e aumentando a produção de leite. O bebé quanto mais mamar, mais leite a mãe vai produzir. A produção de hormonas, especialmente a prolatina, é maior durante a noite, por esse motivo é muito importante o bebé mamar durante a noite.

A gordura e tecidos de sustentação é que dão a forma e tamanho à mama, as mamas têm particamente o mesmo número de alvéolos e ductos, por essa razão as mamas maiores não produzem mais leite que as pequenas.

Se o bebé não conseguir amamentar interrompe este ciclo e a mãe produz menos leite.

Fontes bibliográficas