Alimentação da mãe durante a amamentação (o que deve comer durante a amamentação)

A mulher que amamenta deve ter alguns cuidados na sua dieta, pois dela depende em grande parte a produção de leite em quantidade e qualidade (com muitos nutrientes). A opção de amamentar o bebé é muito importante para proporcionar o seu óptimo desenvolvimento.

Na gravidez a mulher aumenta cerca de 2 a 4 quilos para que corpo desenvolva as condições ideais de forma a proporcionar o leite ao bebé. A continuidade do aleitamento depende de outros cuidados, como a hidratação oral, alimentação, ansiedade, rotinas, locais das mamadas, numero de mamadas e cuidados aos mamilos e mamas.

Hidratação durante a amamentação

O leite materno tem grande quantidade de água (cerca de 90%), a mulher deve beber cerca de 2 litros de água por dia. Conselho: após cada mamada beba cerca de 220 ml e água (1 copo de água).

Alimentação durante a amamentação

A mulher deve fazer 6 a 7 refeições por dia. A mulher deve preferir alimentos cozidos e grelhados, deve evitar alimentos e bebidas açucaradas, beber cerca de um litro de leite meio gordo, ingerir 150 g de carne ou peixe por dia, fazer quatro a cinco refeições de peixe por semana (atum e espadarte quinzenalmente), ingerir 300 a 500 g de fruta e verduras, consumir moderadamente gorduras insaturadas e hidratos de carbono complexos (batata, leguminosas secas e cereais compostos).

Resumo dos conselhos:
  • coma 3 a 4 peças de fruta
  • coma frutos secos (ricos em magnésio) - amêndoa, nozes e avelãs
  • ingira legumes e vegetais às refeições (4 porções)
  • prefira o peixe cozido (cinco refeições)
  • a porção de massa, arroz e batata deve corresponder a 1/4 do prato
  • beba um litro de leite meio gordo ou (1 chávena de leite de 240 ml = 2 iogurtes magros = 30 g de queijo pouco gordo)
  • evite gorduras e fritos
  • evite bolos e açucares refinados
  • modere o consumo de citrinos, cebola e alho

Alimentos que alteram o sabor do leite materno

Alguns alimentos podem alterar o sabor do leite como a cebola e o alho.

Alimentos que tornam as fezes mais ácidas

Alguns alimentos podem tornar as fezes mais ácidas como os citrinos, o chocolate, o tomate, os condimentos e as especiarias.

Suplementos durante a amamentação

Durante a amamentação a mulher deve fazer alguns suplementos, seguindo as recomendações da OMS, os suplementos sugeridos são o iodo, ácido folico e ferro (situações de anemia), nas seguintes quantidades: Iodo - 150 a 250 ug/ dia - da preconceção até à amamentação, confira o artigo sobre suplementos na gravidez.

Ansiedade, rotinas, locais das mamadas e numero de mamadas

A mãe e o bebé devem fazer a mamada sozinhos, num local calmo e com as condições de luz e temperatura ideias. O bebé deve mamar sempre que desejar e a mãe tem que garantir que o bebé mame e não use o mamilo de chucha ou chupeta. Durante a noite o bebé deve fazer pelos menos duas mamadas para garantir que a mama produza leite. O momento da mamada deve ser um partilha entre a mãe e o bebé.

Complicações associadas à falta de cuidados na alimentação durante a amamentação

A alimentação é a principal responsável pela produção de leite, a mãe deve ter alguns cuidados para:

A prevenção do eritema da fralda e assaduras do rabinho

A prevenção as assaduras no rabinho do bebé pode ser conseguida pela alimentação, cuidados ao rabinho e através dos cuidados de higiene e conforto.
A mãe deve evitar o excesso de humidade na pele do bebé, deve mudar a fralda sempre que esteja suja, as fraldas devem ter uma grande capacidade de absorção, ser adaptadas ao peso do bebé e a cada muda de fralda a mãe deve limpar bem a pele do bebé podendo aplicar creme ou pomada se apresentar vermelhidão ou pele com eritema.

Alimentos que podem causar cólicas no bebé

Alguns alimentos podem causar cólicas no bebé, como favas, ervilhas, feijão, grão, nabo, brócolos, castanhas e couve-flor. A sua ingestão deve ser moderada.

As bebidas alcoólicas, o tabaco, a cafeína, refrigerantes e os medicamentos (sem indicação médica) devem ser evitados. Não se auto-medique. A mulher deve ter cuidado com o marisco, moluscos, enlatados, enchidos e produtos frescos para evitar quadros de diarreia ou gastroenterite.

Fontes bibliográficas