Complicações da diabetes mellitus

A diabetes tem uma evolução progressiva, o que vai se caracterizar pelo surgimento, no futuro, de algumas complicações. O aparecimento das complicações pode ser adiado se a pessoa com diabetes tiver alguns cuidados com sua dieta, praticar atividade física, seguir os tratamentos prescritos (por exemplo a insulina) e fizer uma observação cuidada dos seus pés. Na pratica quanto mais controlados a sua diabetes estiver mais difícil será as complicações se instalarem.
Complicações da diabetes mellitus
A diabetes pode causar dois tipos de complicações, as complicações a curto prazo e as complicações a longo prazo

As complicações da curto prazo são resultado da falta de controlo metabólico levando a quebras ou aumentos dos valores de glicemia, são as hipoglicemias e hiperglicemias.

A evolução natural da diabetes pode ainda trazer algumas alterações no nosso corpo - complicações tardias, a hipertensão, o colesterol, problemas articulares, doenças cardíacas, lesões nos rins, lesões nos nervos, problemas nos pés (pés do diabético), alterações nos dentes, lesões nos olhos, disfunção eretil e maior risco de infeções são alguns dos problemas que o diabético pode ter com a evolução da sua doença.

A pessoa com diabetes pode ajudar a prevenir e a adiar estas complicações, previna as complicações da diabetes.

Fontes bibliográficas
controlaradiabetes.pt
apdp.pt