Os primeiros sintomas da menopausa



A menopausa é um período fisiológico que se segue ao aparecimento da ultima menstruação espontânea da mulher, dizemos que a mulher entrou nessa fase quando está à 1 ano sem menstruar naturalmente. Este período marca o fim da idade fértil da mulher, ocorrendo uma diminuição na produção hormonal o que vai trazer algumas alterações e desconfortos na sua vida.
Os primeiros sintomas da menopausa

A menopausa pode ocorrer entre os 45 e os 55 anos, o seu aparecimento varia de mulher para mulher, podendo ser mais precoce numas e surgir mais tarde noutras.

Devido à diminuição da produção hormonal, a mulher passa a ter mais risco de algumas doenças e aparecem os famosos sintomas da menopausa, os primeiros sintomas da menopausa são:

Como vê estes sintomas são muito limitantes e alteram para sempre a sua qualidade de vida, por isso é muito importante procurar seu médico para fazer a vigilância periódica, prevenir uma gravidez tardia e numa primeira fase confirmar se já está na menopausa. Mas afinal como posso confirmar se entrei na menopausa? Devo usar anticoncepcional até quando?

O principal sinal que preocupa e alerta a mulher é a menstruação, as alterações menstruais podem colocá-la sob aviso, e é muito comum o médico sugerir um tratamento com anticoncepcionais para corrigir o ciclo menstrual e compensar a quebra de produção hormonal. A forma mais eficaz de descobrir se já entrou na menopausa é fazer uma avaliação hormonal, (hormômios LH, FSH, progesterona e estradiol).

Uma gravidez neste período tem muitos riscos para a mãe e para o bebê, por isso é importante a mulher se proteger até seu médico sugerir.

Fontes bibliográficas
gineco.com.br