Stezza®, os vômitos e a diarreia

O anticoncepcional oral stezza® é um anticoncepcional de baixa dosagem utilizado para prevenir a gravidez que tem na sua composição (em cada comprimido) cerca de 2,5 mg de acetato de nomegestrol e 1,5 mg de estradiol.

O anticoncepcional oral stezza® deve ser iniciado pela primeira vez no primeiro dia da menstruação, se o iniciar entre o 2º e o 5º dia deve se proteger com método barreira (camisinha) nos primeiros 7 dias. Deve tomar um comprimido branco por dia durante 24 dias, no final da cartela toma os comprimidos amarelos, sem hormônio, que correspondem ao período de pausa. Durante a toma dos comprimidos amarelos deverá menstruar (Stezza® e a menstruação).

Stezza®, os vômitos e a diarreia

O anticoncepcional oral stezza® tem eficácia (Eficácia da pílula) semelhante aos outros anticoncepcionais orais, desde que a mulher o use sem esquecimento ou atrasos maiores que 12 horas, não use medicamentos que interfiram (Medicamentos que interferem com a pílula anticoncepcional), ou tenha vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido.

O anticoncepcional oral stezza® pode perde sua eficácia se os vômitos ou diarreia intensa ocorrerem nas 3 a 4 horas seguintes à toma dos comprimidos brancos. Se ocorrerem deve tomar outro comprimido, de uma cartela suplente, até 12 horas da hora habitual de toma para manter a protecção.

Se não tomar outro comprimido ou tiver vômitos ou diarreia mais dias deve manter a pílula e se proteger nos 7 dias seguintes, se tiver na ultima semana da cartela (comprimidos brancos), deve iniciar nova cartela. Se os vômitos ou diarreia ocorrer durante a toma dos comprimidos amarelos, sem hormônios, continua protegida.

Fontes bibliográficas
netfarma.com.br