Eficácia da pílula do dia seguinte no período fertil



Usou a pílula do dia seguinte? Participe no meu novo estudo e me ajude a melhorar os posts... participe aqui...

A pílula do dia seguinte (levonorgestrel 1500 mg) é um anticoncepcional indicado na prevenção da gravidez, após relação de risco, que pode ser usado até 72 horas depois da relação (3 dias).

A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1500 mg é a mais usada embora a mulher tenha disponível outra alternativa, pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal que pode ser tomado até 5 dia após a relação desprotegida ou de risco.

Eficácia da pílula do dia seguinte no período fertil



A eficácia da pílula do dia seguinte levonorgestrel 1500 mg tem uma redução da eficácia com o tempo decorrido após a relação, dai ser importante a mulher tomar a pílula do dia seguinte o mais perto possível da relação desprotegida, assim nos ensaios clínicos a eficácia da pílula do dia seguinte levonorgestrel 1500 mg é:
  • toma até às 24 horas, após a relação - eficácia de 95% 
  • toma entre as 24 e 48 horas, após a relação - eficácia de 85% 
  • toma entre as 48 e 72 horas, após a relação - eficácia de 58% 
  • toma depois das 72 horas (3 dias) - não é eficaz 
Eficácia da pílula do dia seguinte levonorgestrel 1500 mg


Os estudos revelaram que a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1500 mg tem menor eficácia e não protege de uma gravidez se for usada no período fertil. Esta falta de eficácia deve-se ao aumento da hormona ou hormônio LH, no período fertil há um aumento, um pico da concentração desta hormona ou hormônio (LH).

Com o pico de LH a decorrer, no período fertil, a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1500 mg não é eficaz e não protege a mulher.


Então que pílula do dia seguinte devo usar durante meu período fertil?

Como pode conferir a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1500 mg não consegue prevenir a gravidez indesejada nesta fase do ciclo menstrual, apesar de ser mais dispendiosa, a opção mais indicada para usar durante seu período fertil é a pílula do dia seguinte com 30 mg de acetato de ulipristal (ellaone®).
Eficácia da pílula do dia seguinte no período fertil

Descubra alguns posts relacionados