Posso usar a pílula do dia seguinte durante a amamentação (lactação)?

Muitas mulheres me perguntam se podem usar a pílula do dia seguinte por estarem a amamentar, eu próprio já desaconselhei e sugeri que a mulher evitasse amamentar o seu bebê nas 6 horas seguintes à toma da pílula do dia seguinte.

Posso usar a pílula do dia seguinte durante a amamentação (lactação)?

Esta minha recomendação tinha por base o que é aconselhado na bula da pílula do dia seguinte levonorgestrel 1500, que diz:

      • "A substância ativa deste medicamento é excretada no leite materno. Portanto, sugere-se que tome o seu comprimido imediatamente após amamentar, evite amamentar pelo menos 8 horas após a administração de Postinor, depois retire o seu leite com uma bomba mamária 8 horas depois de ter tomado o comprimido. Deste modo, estará a tomar o seu comprimido devidamente antes da próxima amamentação e a diminuir a quantidade de substância ativa que o seu bebé poderá ingerir com o leite materno." Fonte: infarmed.pt

A verdade é que os últimos estudos revelam que a pílula do dia seguinte, levonorgestrel 1500, pode ser usada durante a amamentação que não tem riscos para o bebé ou para a mãe. A pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal está contra-indicada durante a amamentação.


Sim pode, sem receios, pois a pílula do dia seguinte, levonorgestrel 1500, é inócua para o bebé e mãe. As pílulas com levonorgestrel têm grande grau de confiança.

Descubra alguns posts relacionados