24 de dezembro de 2016

Metronidazol e a pílula


O metronidazol é um anti-infecioso que está indicado no tratamento das vaginites, uretrites, giardíase e amibíase intestinal e infecções por batérias anaeróbias, provocadas pelos agentes Trichomonas vaginalis, Giardia intestinalis e a Entamoeba histolytica. Muitas mulheres me perguntam se corta ou interfere com a eficácia da pílula anticoncepcional.


O metronidazol não interfere com a eficácia da pílula, a mulher que faz o tratamento com o metronidazol, deve manter sua pílula e não se preocupar, mesmo que note alterações na menstruação ou algum escape no meio do ciclo (pode causar esse tipo de efeito).

Metronidazol e a pílula

Se lembre que os medicamentos que podem interferir com a eficácia da pílula são a doxiciclina, cefodizima, cefuroxima (antibióticos), erva de São João ou hipericão (antidepressivos), modafinil (sono), ciclosporina, fenobarbital, carbamazepina, fenitoína (antiepiléticos), griseofulvina, anastrozol (tumores), amoxicilina e ampicilina (penicilinas).

Descubra alguns posts relacionados

53 comentários:

  1. Faz mal comer depois de tomar a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não faz mal... mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá, não interfere... mantenha a pílula e tome com água para não ficar com medo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Eu tomo matronidazol e precisei tomar a pílula do dia seguinte interfere em alguma coisa ? Devo tomar metronidazol depois que tomar os dois comprimidos da pílula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao interfere, deve manter como sua médica indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Minha namorada está tomando matronidazol, interfere no anticoncepcional diclin?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao interfere, devem manter o diclin, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Estou tomando Venovaz e Metronidazol, algum destes podem interferir no efeito da pílula anticoncepcional? (Tomo Tâmisa 20)
    Obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao cortam, mantenha certinha, pode notar alterações menstruais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Estava em um tratamento tomando metronidazol assim q terminei o tratamento tive r**** e não me previnir mais no mesmo dia tomei a pílula di dia seguinte, tem vomo engravidar assim ou não ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se fez a pílula do dia seguinte se protegeu, deve continuar se protegendo com algum anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Metronidazol corta o efeito da perlutan?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  8. Tomei a pílula do dia seguinte e estou tomando agora metronidazol pode tirar o efeito da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, se proteja, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Ola
    Depois que comecei a tomar o metronidazol minha menstruação ficou desregulada vindo por vários dias,isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode notar alterações... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Flagentyl 500mg e flagyl 500ml cortam o efeito da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam, mas pode notar alterações em sua menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Tomo anticoncepcional level e o metronidazol engravida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao corta o efeito, mas pode notar algumas alterações em sua menstruação... mantenha o level... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Bom dia Dr!
    Fiz o uso de metronidazol 500mg por 7 dias (do dia 02/10 até o dia 08/10), e minha cartela do anticoncepcional Miranova terminou dia 06/10. Fiz a pausa e estou menstruando normalmente, agora sexta dia 13/10 volto a tomar o Miranova!
    Minha dúvida é, estou protegida durante a pausa e a partir da próxima cartela? Meu médico disse que não interferia na eficácia do anticoncepcional, mas fiquei com receio. Podes me ajudar Dr?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim está, desde que tome a miranova certinha nao tem riscos, pode ficar tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ufaaa! Me ajudou bastante! hehehe
      Muitíssimo obrigada Dr!!! Adoro o seu site!

      Eliminar
  13. Ahhh,queria aproveitar, por descargo de consciência, no dia 07/10, que era o segundo dia de pausa do anticoncecpional e ainda faltava 1 dia para terminar o tratamento com o metronidazol, tive rxxxx com cxxxx ixxxxx!
    Preciso me preocupar?? Depois disso minha menstruação desceu normal, e mesmo assim sigo preocupada....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa de se preocupar, está protegida, mantenha o anticoncepcional, ando por aqui... 😃

      Eliminar
    2. Olá. Fiz o uso de fluconazol 1comprimido de 250mg por semana durante 2 semanas. Menos de 15 dias depois iniciei um tratamento com metronidazol de 250mg (1 comprimido de 8/8h durante 7 dias). Faço uso do anticoncepcional Adoless, estou no último comprimido inativo e até agora a menstruação não desceu. Não esqueci nenhum comprimido. Posso estar grávida? Pode me ajudar Dr.?

      Eliminar
    3. Ola, como tomou sem falhas nao tem riscos... essa falta pode ser causada pelo tratamento, mantenha o adoless... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Os remédios Flagyl 400mg de 8/8h e Cloridrato de Ciprofloxacino 500mg de 12/12h cortam o efeito do anticoncepcional (iumi)??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao cortam, pode ficar descansada, mantenha certinho como seu médico indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá doutor
    Eu estava usando o gel metronidazol por 7 noites contra vaginite. Comecei a usar no dia 02/12 e acabei no dia 09/12 .. 4 dias apos eu tive r****** com c****** so que acho q e***. Tomei a pilula do dia seguinte vai fazer algum mal ou diferença na eficacia do gel?

    Ola, mantenha o tratamento como sua médica indicou, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  16. Olá Doutor,
    O creme vaginal Bio-Vagin corta o efeito do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao corta... mantenha o seu anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. ola terminei de tomar metronidazol por 10 dias e estou no 6 comprimido de qlaira...preciso usar p******?estou protejida ou não.

    Olá, se tem tomado a qlaira certinha está protegida... pode ficar tranquila... mantenha... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  18. Tomei metronidazol de 250 por 7 dias no sexto dia começou a descer um corrimento meio amarelado sem cheiro comecei a sentir tambem um pouco de ardência na minha v****** isso é normal?

    Ola, mas já tinha ou foi somente após o tratamento? Nao serao "restos" do tratamento? Ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  19. Ola eu fiz o uso do remedio metronidazol e no terceiro dia da do meu anticoncepcional tive r***** s*** p***** posso engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao tem riscos, pois ele nao corta, mantenha seu anticoncepcional certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá, metronidazol corta efeito da injeção de 28 em 28 dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... pode ficar tranquila... faça o tratamento como seu médico recomendou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Tinidazol corta o efeito do anticoncepcional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... mantenha a pílula certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Olá, eu tomo anticoncepcional a quase 2 anos, não esqueço nunca mas as vezes passo alguns minutos da hora de tomar (30 a 40min). Meu fluxo de "menstruação" diminuiu MT depois que comecei a tomar e agora simplesmente não desce mais nada, dou a pausa de 4 dias, não desce nada, eu volto a tomar o anticoncepcional novamente. Queria saber se tem algo de errado? Sera que posso estar grávida sem ter esquecido nenhuma pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o anticoncepcional pode causar isso, desde que o tome certinho vai estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. estou muito preocupada. operei de apendicite e passei duas semanas tomando metronidazol e ciprofloxacino. faço uso de noregyna injetável corro risco de engravidar ? fiz sem c*****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, eles não interferem, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Estou sentindo dores na barriga e muita azia tomei 4 comprimidos de 500mg dose única e.No outro dia comecei sentir essas dores ja tenho uns 5 dias sentindo. É efeito do metronidazol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser... foi sua médica que recomendou esse tratamento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá... Fiz uso de metronidazol 2g dia 16/05 a noite as 21h... No dia seguinte (17/05) eu e o pai de minha filha tivemos relação as 12h sem proteção... Me precavi tomando Dia-D no dia 18/05 as 04h.40 e as 16h.40... Não tomei antes por querer me precaver que a medicação fosse excretada pelo menos 24h antes de tomar o contraceptivo de emergencia... Meu ciclo em maio veio dua 02/05... Estou atrasada 07 dias... Devo me preocupar com uma possivel gravidez???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como fizeram a pílula do dia seguinte evitaram riscos... se proteja para não ter chances... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Olá tomo ciclo 21 vou comessar a tomar metronidazol durante esses 7 dias devo usar preservativom corro risco de engravidar se não usar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, ele não corta o efeito da sua pílula... que deve manter certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.