5 alimentos que protegem a nossa pele do sol



No último post que escrevi sobre os cuidados com o sol falei sobre os cuidados que devemos ter após a exposição solar para minorar os efeitos do sol, proporcionar maior recuperação da pele e claro prevenir o envelhecimento da pele.

No post, pode conferir aqui - Dicas para cuidar de sua pele após o sol - deixei algumas dicas e falei de alguns nutrientes e vegetais que pelas suas propriedades nos podem ajudar a proteger dos danos que o sol causa em nossa pele.

As propriedades dos antioxidantes, colagénio, vitamina E, vitamina C, biotina, ómega 3, elastina, carotenos e bromelaína podem ser aliadas para combatermos os danos solares.
5 alimentos que protegem a nossa pele do sol

Por mais precauções que tenhamos com o sol precisamos de ter alguns cuidados especiais com nossa pele, os protectores solares, os cuidados pós solares, a hidratação e a alimentação devem ser nossas preocupações para termos uma pele mais saudável, protegida dos raios solares e com bons níveis de colagénios e eslastina. Assim deixo a sugestão de alguns alimentos que considero importantes para proteger a nossa pele.

5 alimentos que protegem a nossa pele do sol

A escolha deste alimentos incidiu em algumas características comuns entre eles, como:
  • produtos de fácil acesso (sazonais)
  • ricos em antioxidantes
  • refrescantes (com maior teor de água)
  • permitem dezenas de combinações e apresentações gastronómicas


O chá verde é muito rico em antioxidantes que contribuem para a saúde da nossa pele, é também uma excelente forma de nos hidratarmos. Os estudos revelam que podem ter factores protectores em lesões e sinais na pele.

Mirtilos, framboesas ou amoras 

Estas bagas de cor carregada têm em sua composição alguns ácidos e cetonas com grande poder antioxidante.
5 alimentos que protegem a nossa pele do sol - Mirtilos, framboesas ou amoras

Vinho tinto

A sua riqueza em fenóis revelou o seu poder antioxidante, idealmente deve consumir um copo de 200 ml a cada refeição (almoço e jantar).


Rico em licopeno, que tivemos a oportunidade de falar neste post recente - Licopeno, o poder do tomate - revela grandes propriedades, pela quantidade de água, e por ser uma boa opção em refeições leves no verão (use azeite para acompanhar).

Açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra, que tem outras designações como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa ou gengibre amarelo, é o produto da família do gengibre que está na moda devido às suas elevadas propriedades antioxidantes, os estudos revelam muitas propriedades das quais destaco as fotoprotectoras (raios solares). Brevemente vou publicar um post sobre o gengibre amarelo.

Agora que já conferiu as minhas propostas, não se esqueça de partilhar e deixar outras sugestões nos comentários... fico à espera... obrigado. 😊

Alguns posts relacionados