Com a chegado dos meses mais quentes a Europa é invadida por diversos vegetais e frutos sazonais, como é o caso do tomate. O tomate é um fruto sazonal, na Europa, devido às condições climatéricas, as diversas variedades e suas propriedades levam a que seja um dos frutos preferidos nas saladas nesta época do ano.
O tomate
O tomate tem muitas variedades, algumas delas são endémicas, e é em busca dessas variedades únicas e com características díspares que o mundo da culinária saudável busca... como aconteceu com o famoso chef Jamie Oliver, numa nova série (estreou no ano passado), do programa Receitas Saudáveis Para Toda a Família (Super Food), que tenho acompanhado no canal 24 Kitchen, nesse programa o chef visita a ilha italiana da Sardenha dando destaque a uma variedade de tomate que os estudos referem ter 10 a 20 vezes mais licopeno que o tomate vulgar. A importância na ilha deste tipo de tomate é tão grande que é mesmo apontado como o responsável pelo elevado numero de pessoas com mais de 100 anos (maior rácio entre pessoas com +100 anos/ população geral no mundo).
Tomate camona - tomate da Sardenha
O tomate camona tem a pele mais escura o que lhe confere maior quantidade de licopeno, para além disso é regado por água salgada o que confere um sabor salgado e distinto - confira neste post - Camona tomatoes.
Este programa deixou-me com alguma curiosidade e acabei por ir investigar mais sobre os benefícios do tomate e o licopeno.
As variedades do tomate
Podemos encontrar muitas variedade de tomate, as mais comuns nos nossos supermercados e hortas são:
- tomate coração de boi
- tomate cereja
- tomate alongado ou italiano
- tomate sungold ou amarelo alemão
- tomate preto (indigo rose)
- tomate coração de Cristo
- tomate caqui
- tomate holandês
- tomate momotaro
- tomate débora
- tomate zebra
- tomate chery pêra
- tomate negro da Crimeia
Todas as variedades têm características próprias e são ricas em licopeno, por isso devem ser consumidas sem hesitar.
Licopeno - o poder do tomate
O licopeno é um caroteno (antioxidante presente em frutos e tubérculos laranjas, amarelos e vermelhos), lipossolúvel (mais facilmente absorvido se comer o tomate com gordura - por exemplo azeite), que podemos encontrar na melancia, tomate, abóbora, ou goiaba... Os beneficios do licopeno são a grande razão pela qual devemos consumir o tomate regularmente...
Beneficios do licopeno
- poder antioxidante, garante uma elevada proteção contra os radicais livres
- prevenção da doenças cardiovasculares
- prevenção da infertilidade masculina
- prevenção da diabetes
- saúde dos olhos
- anti-cancerígeno (os estudos revelam que o homem que consome regularmente tomate tem cerca um riscos 40% menor de desenvolver câncer ou cancro da próstata)
Receitas e consumo do tomate
O tomate entra todos os dias na nossa cozinha através da famosa polpa de tomate ou do ketchup. Podemos ainda consumir sob a forma de salada, no arroz, sopa, gaspacho, molho de tomate, sumos, doces e compotas. Como fruto sazonal podemos usar algumas estratégias para conseguirmos ter tomate o ano todo, como (estratégias mais saudáveis para evitar os alimentos processados e os problemas de excesso de peso):
- congelar tomates bem amadurecidos
- fazer compotas
- fazer molho de tomate (congelar em porções)
Resolvi destacar este video de chef Jamie Oliver sobre algumas receitas com o tomate:
Depois de assistir ao video não se esqueça de partilhar este post com poder antioxidante e claro deixar suas sugestões e receitas com tomate... obrigado... 😊
Descubra alguns posts relacionados