O meu filho tem tosse!!! O que faço?



O meu filho tem tosse!!! Devo preocupar-me? O que faço? Dou xarope? Vou para a urgência do hospital?

Todos os pais, mesmo os mais informados já passaram por um episódio de tosse que nos levou a fazer estas perguntas, mesmo que só no nosso subconsciente... todos temos medos e somos invadidos por incertezas... 😊 todos? Sim, mesmo os mais seguros aparentemente... 
O meu filho tem tosse!!! O que faço?

Mas quando chegamos ao hospital ou junto de nosso médico ele desvaloriza e quase que nos passa um atestado de ignorância, e sabe porquê?

Porque a tosse é um mecanismo de defesa do nosso corpo, como a febre, que o nosso corpo usa para limpar as vias respiratórias mantendo-as livres para desempenhar a sua principal missão - facilitar a passagem do ar - respirar...
Boneca

Mas posso dar um xarope?

Normalmente os médicos não gostam de contrariar este mecanismo de defesa, que vai ajudar a libertação da expectoração que muitas vezes surge após a tosse seca, regra geral sugerem "apenas" a hidratação e podem até sugerir um xarope fluidificante, para facilitar a libertação da expectoração.

Na criança as principais causas de tosse são as infecções, fumos, ambientadores, alergias, objectos estranhos, entre outros... as infecções por vírus - chamadas viroses - são as causas mais habituais, levando a criança a ter uma tosse duradoira alternando com tosse seca/ tosse produtiva (com expectoração).
As principais causas de tosse

Tosse? Dicas para os pais...

Como falei o principal cuidado é a hidratação, o fornecimento de muitos líquidos, água de preferência, para que a expectoração fique solta e se descole das paredes das vias aéreas, evitar a exposição a fumo, ambientadores e aerossóis, aumentar a humidade do ar na divisão onde está a criança e evitar os xaropes e outros medicamentos ou produtos naturais sem indicação de seu médico.

Quando devemos levar o nosso filho com tosse ao médico?

Nalgumas situações devemos recorrer ao nosso médico ou serviços de saúde de imediato, nomeadamente quando nosso filho tem dificuldade em respirar, quando a tosse dura mais de 2 semanas, se a criança apresentar os lábios ou unhas azulados, vómitos, rejeita líquidos, febre elevada e prostação, dor no tórax.
Quando devemos levar o nosso filho com tosse ao médico?

Depois de descobrir que a tosse é uma grande aliada do nosso filho, não se esqueça de descobrir mais dicas para os pais, partilhar e claro comentar este post... as melhoras... 😊

Descubra alguns posts relacionados