Lista de antigripais em Portugal



Em que posso ajudar? Quero comprar medicamentos para tratar a gripe. Usa habitualmente algum? Tem algum problema de saúde? Sim tenho, estou com gripe. Sim, vou buscar...

Foi esta conversa que ouvi na minha farmácia habitual, depois desta curta conversa a pessoa com gripe acabou por comprar 3 antigripais e foi para casa... a pergunta que me surgiu foi: Será que ele vai tomar os 3 medicamentos juntos?
Lista de antigripais em Portugal

Sim é provável... este tipo de medicamentos acaba por trazer algumas melhorias nos sintomas de gripe causando uma sensação de alivio e tratamento da gripe... mas será que eles tratam mesmo a gripe? Ou apenas aliviam os sintomas? Deve usar sem conselho médico?

Apesar de ter o nome antigripal a sua acção não incide no vírus da gripe, podemos por isso dizer que não tratam a gripe, apenas podem aliviar os seus incómodos sintomas... como a febre, dores de cabeça, coriza ou pingo ao nariz, tosse, nariz entupido... entre outros... estes medicamentos deviam por isso chamar-se antisintomasgripais... descubra alguns medicamentos antigripais à venda em Portugal...
Lista de antigripais em Portugal

Lista de antigripais em Portugal

O ilvicoN é um medicamento que tem na sua composição o paracetamol (250 mg), ascorbato de cálcio dihidrato (36 mg, equivalente a 30 mg de vitamina C), cafeína (10 mg) e hidrogenomaleato de bromofeniramina (3 mg). A posologia recomendada é 2 comprimidos 3 vezes ao dia (para os adultos).

O griponal é um medicamento que tem na sua composição o paracetamol e maleato de clorofenamina. A posologia recomendada é 1 comprimido, de 8 em 8 ou de 6 em 6 horas (3 ou 4 vezes por dia) (adultos).

O cêgripe é um medicamento que tem na sua composição o paracetamol e maleato de clorofeniramina. A posologia recomendada é 1 a 2 comprimidos a cada 6 ou 8 horas (3 ou 4 vezes por dia) (adultos).

O antigrippine é um medicamento que tem na sua composição o paracetamol, cafeína e maleato de mepiramina. A posologia recomendada é 2 comprimidos, a cada 4 a 6 horas, (adultos). 

O melhoral é um medicamento que tem na sua composição o ácido acetilsalicílico e a cafeína. A posologia recomendada é 1 a 2 comprimidos até 3 vezes ao dia, a seguir às refeições (adultos).
Lista de antigripais em Portugal

As propriedades atribuídas a estes medicamentos devem-se aos seus princípios ativos, que têm propriedades antipiréticas, antitússicas, antihistaminicas, suplementação vitamínica, entre outras... então com tantas propriedade posso usar sem conselho médico?

Não deve usar... estes medicamentos, pelo grande número de princípios ativos que têm associados, têm sido desaconselhados, pois os estudos revelaram que a ocorrência de efeitos adversos é grande, que alguns princípios estão presente em pequena quantidade e sem eficácia comprovada... Fonte: Medicamentos antigripais são desaconselhados

Espero ter ajudado, trate sua gripe com simples medidas de apoio e suporte como:
  • beber muitos líquidos (chá, sopa ou infusões)
  • comer mais fruta e vegetais
  • descansar
  • relaxar
  • acalmar a garganta com água morna com sal (gargarejos)
  • ter alguns cuidados de higiene pessoal ao espirrar, tossir ou assoar (use um lenço descartável de utilização única para espirrar, tossir ou assoar e lave as mãos com frequência)
  • beber chá de limão com mel
  • fazer xarope de cenoura ou cebola com mel
Lista de antigripais em Portugal

Obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados