26 de maio de 2018

Iniciar a pílula anticoncepcional fora da menstruação


Comecei o anticoncepcional depois da menstruação, corro o risco de não vi a menstruação durante a pausa da cartela?

Como vem sendo habitual continuo recebendo algumas perguntas, e uma das frequentes é sobre o início da pílula... neste post vou revelar como a deve iniciar e os riscos que corre se iniciar noutra fase do seu ciclo... não pode deixar de ler este post...
Iniciar a pílula anticoncepcional fora da menstruação

Vou começar por explicar como devemos iniciar a pílula pela primeira vez ou após uma pausa é nos ciclos seguintes...


Se vai iniciar a pílula pela primeira vez ou após uma pausa, se lembre que não estão indicadas as pausas para o corpo descansar, deve aguardar pela sua menstruação e no primeiro dia iniciar, ao iniciar no primeiro dia o nosso corpo vai-se adaptar mais facilmente e ficamos logo protegidos. Claro que podemos iniciar entre o 2º e o 5º dia da menstruação, mas neste caso é aconselhada protecção adicional até ao sétimo comprimido da primeira cartela.
Iniciar a pílula anticoncepcional fora da menstruação

E depois da pausa? Deve iniciar no primeiro dia da menstruação?

Nas cartelas seguintes devemos reiniciar a cartela após a pausa de descanso ou após terminar a cartela, quando é essa a recomendação, mesmo que ainda desça a menstruação. Esta recomendação é importante para continuarmos protegidos...

Mas e se iniciar fora da menstruação?
Iniciar a pílula anticoncepcional fora da menstruação


Usualmente não sugiro o início fora da menstruação, por não ser tão fisiológico, desta forma não vamos estar logo protegidos e o nosso corpo pode notar mais facilmente efeitos secundários como escapes, barriga inchada, dores nas pernas, tensão mamária, náuseas, falta da menstruação, entre outros...

Sugiro protecção adicional até fazer uso de metade da primeira cartela... e nas seguintes? Posso iniciar sem descer a menstruação?
Iniciar a pílula anticoncepcional fora da menstruação

Sim pode e deve iniciar depois da pausa ou após terminar a cartela, quando for essa a posologia recomendada, desde que não tenha chances de gravidez e para continuar protegida. Se lembre que só continua protegida se cumprir o esquema indicado... espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊

Conclusão: posso iniciar a pílula anticoncepcional fora da menstruação? Não é a forma mais recomendada... o indicado é iniciar no primeiro dia da sua menstruação.

Descubra alguns posts relacionados

20 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Se no inicio da pílula por algum esquecimento vier a engravidar poderá vir a menstruação quando acabar o anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode vir... mas se lembre que ao usar certinho vai estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. mas como? se vier não é sinal que nada aconteceu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, desde que tome certo vai estar protegida, é nisso que tem que confiar... se acha que falhou deve fazer um teste... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Mas, se tivesse acontecido algo, o normal seria não vir não é? ou é normal a pessoa que toma anticoncepcional continuar tendo a menstruação caso engravide?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas aconteceu alguma coisa? O que foi? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. tive um esquecimento, mas foi na primeira semana, não tive nenhum relação antes e nem nos dias seguintes, somente no dia que acabou a cartela, ou seja tomei mais de 15 comprimidos sem esquecimento apos o esquecimento, na pausa menstruei, isso é suficiente para ficar tranquila? Ou acontece da mulher que engravida tomando anticoncepcional continuar menstruando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, quando teve relação estava novamente protegida... pode ficar tranquila, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Dr me desculpe a insistência, é que sou muito preocupada. mas se por um descuido a mulher vier a engravidar tomando anticocepcional a menstruação dela pararia neh? ou é comum ela continuar tendo o sangramento nas pausas mesmo tendo engravidado?

      Eliminar
    3. Olá, nessa situação, pelo menos nos primeiros meses, poderia ainda sangrar na pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. não entendi, em que situação?

      Eliminar
    5. Se a mulher engravida o normal não é parar de menstruar? o fato de tomar anticocepcional muda isso?

      Eliminar
    6. Olá, se engravidar, nos primeiros meses pode notar sangramento, mas certamente irá notar outros sintomas de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
    7. Mas isso não é comum não é? o mais provável é que pare, estou certa? ou é acontece com frequência de continuar tendo sangramento?

      Eliminar
    8. Olá, como falei se usa o anticoncepcional vai estar protegida... se desconfia faça um teste... :) ando por aqui.

      Eliminar
  6. Olá,estou tomando a primeira cartela de Qlaria, iniciei no segundo dia de menstruaçao. Eu viajei para o interior e esqueci a cartela, ou seja, fiquei sem tomar os comprimidos 9° e 10° e a mesntruacao começou a descer. Hoje tomei os comprimidos esquecidos (9 e 10) e vou continuar a cartela. A partir de quando estarei protegida de uma gravidez novamente? Por quanto tempo devo usar c*****? Há algum problema de eu ter tomado os remédios mesmo tendo começado o sangramento devido os esquecimentos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com o qlaira é diferente, a protecção pode ser diferente ao longo dos dias, ao esquecer dois comprimidos, 9º e 10º, deve se proteger nos próximos 9 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. esqueci de tomar 2 comprimidos entre a primeira semana, depois voltei a tomar, no dia certo e sem atrasos, tomei toda a cartela e no ultimo dia de pausa tive relação, estava protegida, independente de como tenha sido o esquecimento, apos sete dias tomando já estamos protegidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sete dias após voltamos a estar, mas ao esquecer 1 comprimido, esquecer 2 não bastam 7 dias... é melhor manter mais algum tempo... como tomou muitos dias após esquecer já estava protegida no final da pausa... deve manter sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.