Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Por Carlos Edgar - contacto

Trocou de anticoncepcional? Como iniciou? Sabia que a forma de iniciar é importante para conferir protecção anticoncepcional mais cedo? Neste post vou lhe revelar quando pode ter relações após a troca do anticoncepcional... não deixe de ler... 😊

Iniciar o anticoncepcional

Para iniciar o anticoncepcional a mulher deve esperar pela sua menstruação e no 1.º dia dar inicio, seguindo a ordem dos dias inscritos na cartela. Na prática se a sua menstruação descer numa terça-feira, deve iniciar a toma da pílula de terça-feira que encontra na 1.ª fila da cartela, como pode conferir na imagem:
Troquei de anticoncepcional quando posso ter relações?

Como falei o anticoncepcional deve ser iniciado no 1.º dia da menstruação, mas o seu médico também pode sugerir o inicio doutra forma, apesar destas indicações genéricas deve sempre seguir as suas indicações, resumindo:

  • o anticoncepcional deve ser iniciado no 1.º dia da menstruação, a mulher que inicia desta forma vai estar logo protegida da gravidez e seu corpo vai se adaptar mais facilmente
  • o anticoncepcional também pode se iniciar entre o 2.º e o 5.º dia de sua menstruação, mas neste caso deve-se proteger até ao 7.º comprimido da 1.ª cartela (9.º comprimido se for o anticoncepcional qlaira®)
  • o inicio fora da menstruação não é recomendado, confira o vídeo:


Depois de iniciar o seu anticoncepcional, seu corpo vai passar por uma fase de adaptação, que pode se prolongar até 4 meses, hoje sabemos que se iniciar no 1.º dia de sua menstruação a adaptação vai decorrer mais facilmente, o que quer dizer que tem menor chances de notar os efeitos colaterais do anticoncepcional, efeitos como barriga inchada, náuseas, escapes, dor nas mamas, entre outros. Então Carlos Edgar o surgimento dos efeitos é sinal que o anticoncepcional não está pretendendo? Devo mudar?

Troca do anticoncepcional

O surgimento de efeitos colaterais é considerado normal, afinal os anticoncepcionais hormonais são medicamentos, a mulher que inicia o anticoncepcional e nota algum efeito tem uma prova que ele está fazendo efeito, devendo ser mantido. Quando indico a continuação tenho como objectivos:

  • continuar protegida da gravidez
  • dar tempo ao seu corpo para se adaptar
  • procurar conselho de seu médico
Troquei de anticoncepcional quando posso ter relações?

Como viu é bem fundamentada a minha opinião, seu médico até pode sugerir a mudança, mas vai fazer isso sem que corra riscos de gravidez... isso nós não pretendemos... não é?

Vamos então imaginar que seu médico recomendou a mudança. As causas para esta indicação podem ser muitas, as mais comuns são:

  • dosagem hormonal
  • não disponível na farmácia
  • preço
  • surgimento de efeitos colaterais
  • por vontade da mulher
  • por questões de saúde
  • planos de gravidez
Troquei de anticoncepcional quando posso ter relações?

Vai trocar seguindo suas recomendações, que podem ser variadas, o seu médico pode indicar a troca das seguintes formas:

  • troca iniciando sem pausa entre os dois anticoncepcionais
  • troca iniciando no 1.º dia de sua menstruação
  • troca iniciando após a pausa de descanso

Mas nestas formas de trocar será que a mulher vai estar logo protegida?

Troquei de anticoncepcional quando posso ter relações?

É importante saber a forma como trocou para garantir após quantos dias da troca está protegida da gravidez, assim se trocar sem fazer pausa entre os anticoncepcionais, vai continuar protegida e sem riscos de gravidez, se iniciar no 1.º dia de sua menstruação vai ficar logo protegida da gravidez, mas se iniciar após a pausa de descanso é aconselhado se proteger até fazer o 7.º comprimido da 1.ª cartela de anticoncepcional.

      • troca sem fazer pausa, seguido - protecção imediata
      • troca iniciando no 1.º dia da menstruação - protecção imediata
      • troca após o período de pausa - protecção após fazer 7 dias seguidos de anticoncepcional
Troquei de anticoncepcional quando posso ter relações?


Conclusão: troquei de anticoncepcional quando posso ter relações? Depende da fora como trocou, se por exemplo iniciou o novo anticoncepcional, sem fazer pausa, está logo protegida.

Descubra alguns posts relacionados
Aconteceu um sangramento no meio da cartela. É normal?
Spotting e a pílula
Sangramento enquanto toma a pílula
É normal sangrar tomando anticoncepcional?
Sangramento de escape (spotting)
Leave A Reply
  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, tomei uma cartela e meia para mudar a data da minha menstruação, tive relação, creio que 10 dias antes da data que escolhi para a menstruação descer, ela veio normal, no oitavo dia voltei com a nova cartela, e tive relação menos de 7 dias da nova cartela. Tem perigo mesmo que a menstruação tenha descido? Tem uns 3 anos que tomo Selene!
    E agora estou com escape!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, pois fez a pausa certinha e retomou no dia indicado, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Dr domingo tive relação com o meu marido, e ele g.... na entrada da v....., e quando foi hoje tive um sangramento pela manhã e logo cessou! Posso ter engravidado? Me ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, senão se protegeram têm riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, tomei a pílula as 19:00 como de costume, mas 3 horas depois tive fezes bem moles, por não te certeza se era diarreia tomei outra pílula de uma cartela suplente para não correr riscos de perder a eficácia. Caso não tenha sido diarreia existe algum problema em ter tomado duas pílulas no mesmo dia? Caso realmente tenha sido diarreia fazendo o uso de outra pílula continuo protegida? Obrigada Doutor Carlos, aguardo resposta em breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, continua protegida... pode ficar tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Queria saber se ácido hialurônico vitamina c e ácido retinóico usado como creme para passar no rosto pode interfere com o anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha o anticoncepcional certinho ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. secnidazol corta o efeito do tamisa 30?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... mantenha o tamisa como seu médico recomendou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Ola dr,
    Troquei a pílula combinada por mini pílula (Juliet). Iniciei durante a pausa/sangramento, no 5 dia da pausa.
    Nao tive relações ate o 17 dia da pílula nova. Acredito que nao tem problema, pois nao tive relações logo no inicio da troca (que o senhor recomenda usar outro método por 7 dias).
    Porem estou tendo um pequeno sangramento marrom (escape?) e isso me assusta um pouco. Acredito que seja normal, reação a nova pílula, mas estou protegida? Será que a pílula esta "funcionando"?
    O medico falou que em caso de muito sangramento para tomar duas pílulas por dia, esta correto isso?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode descer... é um efeito do anticoncepcional que deve manter certinho para estar protegida... deve seguir as recomendações de seu médico, relembro que o surgimento de efeitos adversos é mais comum nesta fase inicial, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Bom dia doutor. Troquei Diane 35 por Nactali durante a pausa (no quarto dia). Estarei protegida após 7 dias ou so depois da primeira cartela acabar? O medicamento espironolactona afeta a eficácia da pílula? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim vai estar protegida após a primeira cartela... o medicamento não interfere, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada dr, mas tive relações sem preservativo após 18 dias de tomar a Nactali, tem perigo de gravidez?

      Eliminar
    3. Olá, 18 dias após de iniciar já estava protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa noite dr. Assim como as meninas acima, eu troquei de pilula combinada para uma mini pilula. Sera que faz efeito imediato? A combinada era mais forte e agora a mini pilula por ser mais fraca, funciona mesmo? Estou sangrando e so fazem 24 dias que tomo.Estou protegida mesmo sangrando?

    ResponderEliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar