-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page


Os anticoncepcionais hormonais são usados à décadas para prevenir a gravidez, claro que há mulheres que os usam com outros objectivos, tratar o acne, melhorar a pele, melhorar a oleosidade do cabelo, regular a menstruação, prevenir a tpm e os outros sintomas da menstruação, por exemplo os grandes fluxos... como vê as razões para usar os anticoncepcionais hormonais são muitas.
É normal sangrar tomando anticoncepcional?

O uso dos anticoncepcionais não está isento de riscos, mas mesmo assim o seu médico pode indicar, pois os benefícios superam em muito os potenciais riscos.

Quando falo em riscos me refiro às complicações associadas, como as tromboses por exemplo, e claro aos efeitos secundários.

Efeitos secundários dos anticoncepcionais

Os efeitos secundários são reações directas ou indirectas que tem como causa o uso dos medicamentos, como os anticoncepcionais. Podemos dividir em diversos grupos, muito frequentes, frequentes, pouco frequentes, raros e muito raros.

Quando falamos em efeitos secundários muitos frequentes quer dizer que podem afectar mais de 1 mulher, em cada 10 que utilizam o anticoncepcional num anos, neste caso os efeitos que podem surgir são o sangramento de escape ou spotting e alterações menstruais.
É normal sangrar tomando anticoncepcional?

Se forem efeitos secundários frequentes podem surgir numa mulher, em cada 100 utilizadoras do anticoncepcional, durante um ano, nesse caso falamos da vaginite, candidíase, alterações de humor, alterações de libido, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, a dor de cabeça (enxaqueca), dor nas mamas, aumento do volume das mamas, secreção das mamas, cólica menstrual, alteração do fluxo menstrual, falta da menstruação, inchaço e alterações de peso.

Se forem efeitos pouco frequentes ou raros podemos falar de alterações de apetite (aumento ou diminuição), cólicas abdominais, inchaço da barriga, manchas escuras na pele do rosto, aumento dos pelos, queda de cabelo, aumento da pressão arterial e alterações nos níveis de lípidos no sangue. 

Os estudos científicos prévios efectuados ao anticoncepcional conseguem desta forma estabelecer os riscos associados a cada medicamento. Claro que este risco é teórico podendo algumas mulheres notar por exemplo um efeito muito raro, como reacções alérgicas, urticária, aumento nos níveis de açúcar no sangue, intolerância a lentes de contacto e eritema nodoso, sem nunca notar um efeito muito frequente.
É normal sangrar tomando anticoncepcional?

Mas voltando ao tema do nosso post, como conferiram nos efeitos secundários descritos, o spotting ou sangramento pode ser muito frequente, por isso lanço a pergunta, é normal sangrar tomando anticoncepcional?

Como conseguiu ver no parágrafo anterior os sangramentos/ escapes ou spotting são um efeito secundário muito frequente na mulher que usa anticoncepcionais. Se usa anticoncepcional e sangrar, não se deve preocupar com a eficácia do anticoncepcional, desde que o tome sem falhas ele continua protegendo da gravidez. É importante também dizer que um spotting ou sangramento é diferente da menstruação, podendo ter um aspecto mais escuro, vir em menor quantidade e menos dias.

Como é habitual não posso deixar de pedir para comentar e partilhar este post... 😊
É normal sangrar tomando anticoncepcional?

Descubra alguns post relacionados