sábado, março 29, 2014

Duphaston® (didrogesterona 10 mg)

Duphaston® (didrogesterona 10 mg)

O duphaston® é um medicamento progestagénico que tem na sua composição a didrogesterona, uma hormona sintética similar à hormona feminina progesterona.

O duphaston® está indicado no tratamento da endometriose, menstruações dolorosas, aborto por insuficiência progestativa, hiperplasia do endométrio, amenorreia ou tratamento da infertilidade.


Composição do duphaston®

Cada comprimido de duphaston® tem a seguinte composição: didrogesterona 10 mg, lactose monohidratada, hipromelose, amido de milho, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio, (revestimento do comprimido) opadry Y-l-7000 branco [hipromelose, macrogol 400 e dióxido de titânio (E171)].

Como tomar duphaston®

As dosagens recomendadas de duphaston® sao as seguintes, em caso de:

Associação com estrogénios: 1 a 2 comprimidos por dia

Hemorragia uterina disfuncional: 2 comprimidos de por dia

Endometriose: 1 a 3 comprimidos por dia

Infertilidade por insuficiência luteínica: 1 comprimido por dia na fase final do ciclo hormonal

Efeitos secundários ou adversos de duphaston®
  • Dores de cabeça
  • Enxaqueca
  • Cansaço
  • Mal-estar
  • Dor de barriga
  • Rash
  • Urticaria
  • Dor nas mamas
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

27 comentários:

  1. Boa Noite! Minha medica me passou esse remédio pois minha menstruação esta atrasada, e a alguns ciclos esta vindo com irregularidade, entao me receitou duphaston para que a menstruação descesse, queria saber em até quantos dias apos o uso do medicamento vem a menstruação!
    E obrigada por tirar duvidas sobre os efeitos colaterais estou com muita dor nos seios e agora ja sei que é o remedio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ainda pode demorar, me diga a sua idade e se está fazendo algum anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. eu tenho 21 anos e não faço uso de nenhum anticoncepcional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, vamos aguardar mais uns dias, sem estresse ou ansiedade, se precisar ando por aqui, me dê seu retorno.... :)

      Eliminar
  3. Oi tive uma borra de café na minha gestacao e minha medica passou esse remedio quando fiz a endo descbri que estaba com um pequeño deslocamento ovular pode tomar ele ele e bom pra isso ja seu pra escutar o coracao do meu bebe ahora estou preucupada porque so tenho consulta na terça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve seguir a indicação de sua médica e aguardar pela consulta... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá. A minha médica receitou esse remédio por 10 dias todo mês junto com um diurético, para tratamento de SOP. Eu apresentava corrimentos bem escuros. Esse é o primeiro mês que tomo, nos primeiros dias que tomei o remédio o corrimento sumiu, nos 3 últimos dias do remédio voltou o corrimento, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, deve seguir as indicações de sua médica, tem algum controlo marcado com ela? Ando por aqui.. :)

      Eliminar
  5. Boa tarde, tenho 36anos e estou planejando o segundo filho, a minha medica receitou Duphaston 14 comprimidos por 14 dias durante 03 meses, o remédio acabou mês passado e minha menstruação veio no dia 01/11 E hoje já É 02/12 e ainda não veio. Será que posso estar grávida ou pode ser atraso por conta de ñ estar mais usando o duplaston. Fico no aguardo de uma resposta, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar, faça u teste para conferir e siga as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá boa noite estava tomando Duphaston por 30 dias em Janeiro minha menstruação veio no dia 05 já veio com atraso porque em dezembro de 2015 veio no início do mês.Neste mes de março até agora não veio minha menstruação (teve um dia que tive relação com meu marido aí depois sangro bem pouquinho vermelho claro e ficou mt dolorido pé da barriga Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e seguir o tratamento que seu médico sugeriu, como foi um sangramento pouco e uma só vez não se assuste... ando por aqui...

      Eliminar
  7. Bom dia, tomei cabergolina por 12 semanas, 1 comprimido por semana, pois estava com a prolactina alterada, depois disso, por algum motivo minha menstruação atrasou, fiz dois testes de farmácia e deram negativo, aí a médica me receitou duphaston por 7 dias, 1 comprimido a cada 12 hrs, acabei de tomar ontem à noite, mas até agora nem sinal da menstruação. Queria saber quanto tempo demora e se está correto esse medicamento para meu caso. Estou preocupada. Será que devo aguardar ou passar novamente na médica? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar com calma mais uns dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá! Tomei siblima, anticoncepcional, por um ano e um mês. Só que vomitei um dia e, no dia 22 de fevereiro, tomei a pílula do dia seguinte. Depois do dia 8 ao dia ao dia 17 de março, tomei o Duphaston, por 10 dias, conforme receitado doutor. Não veio a menstrução nesse período. Logo, dia 5 de abril comecei a tomar o Duphaston de novo, por mais dez dias, conforme solicitado pelo doutor. Só que nos dias 10 e 11 de abril, à noite, saiu um pouquinho de sangue (bem pouco) e, hoje, dia 12 de abril, pela manhã (há alguns minutos) saiu bastante sangue. Continuo a tomar o Duphaston (completo os 10 dias), espero mais 5 e tomo logo no 5º dia, a pílula anticoncepcional? Ou já tomo a pílula? Não quero engravidar mas me proteger com anticoncepcional. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas ainda está menstruada? Não percebi... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Bom dia! Meu caso é o seguinte: tomava pílula anticoncepcional por um ano e um mês. Só que, vomitando num dia a pílula. Tomei no dia 22 de fevereiro a pílula do dia seguinte. Depois do dia 8 ao dia ao dia 17 de março, tomei o Duphaston, por 10 dias, conforme receitado. Não veio a menstrução nesse período. Logo, dia 5 de abril comecei a tomar o Duphaston de novo, por mais dez dias, conforme solicitado pelo doutor. Só que nos dias 10 e 11 de abril, à noite, saiu um pouquinho de sangue (bem pouco) e, hoje, dia 12 de abril, pela manhã (há alguns minutos) saiu bastante sangue. Continuo a tomar o Duphaston (completo os 10 dias), espero mais 5 e tomo logo no 5º dia, a pílula anticoncepcional? Ou já tomo hoje mesmo a pílula anticoncepcional, já que veio a menstruação? Não quero engravidar agora. Quero continuar meu tratamento com anticoncepcional. Aguardo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas ainda está menstruada? Não percebi... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Tenho 25 anos e tenho um período irregular,mas consigo fazer mais o menos o cálculo de quando desde a menstruação seguinte,e como tenho tido cólicas muito fortes fui ao ginecologista pra ver o que podia se fazer nisso ele receitou esse medicamento e pra tomar durante 3 meses no 16 ao 25 após o início da menstruação.esse é o primeiro mês que tomei após a menstruação do mês passado e já passou muito tempo mas a menstruação não aparece,sinto aquela sensação toda de como se tivesse menstruada só com um pouco de dor de bexiga de leve não chega a incomodar quase nada mas a quase uma semana e meia,estou preocupada será que tenho de voltar ao médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode voltar, embora me pareça normal por ter ciclos menstruais irregulares... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Duphaston corta o efeito do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... só deve usar com indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. gostaria de saber se eu tomar duphaston 10mg no primeiro de do ciclo mestrual se ela vai parar de descer .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não aconselho o uso sem indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá bom dia! Sou operada, tenho 38 anos, e passo muito mal qd fico menstruada, já fiz intravaginal, e não deu nenhuma alteração, faço preventivo todo ano, e nunca da nenhum problema. Só que de uns anos pra cá essas dores ee tornaram insuportáveis é como se fosse contrações, vou parar no hospital de tanta dor, minha médica me orientou a fazer a histerectomia, mas como o útero está perfeito não adotei a ideia. Gostaria de saber se tomando continuamente o triquilar para não menstruar essas dores diminuirão e se vou engordar, pois não quero de jeito nenhum engordar. Obrigada Dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, realmente o uso de anticoncepcional hormonal pode ajudar, sugiro que fale com sua médica para avaliar... não inicie o triquilar sem indicação, pois existem outros que podem estar mais indicados... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.