29 de março de 2014

Duphaston® (didrogesterona 10 mg)

O duphaston® é um medicamento progestagénico que tem na sua composição a didrogesterona, uma hormona sintética similar à hormona feminina progesterona.

O duphaston® está indicado no tratamento da endometriose, menstruações dolorosas, aborto por insuficiência progestativa, hiperplasia do endométrio, amenorreia ou tratamento da infertilidade.


Composição do duphaston®

Cada comprimido de duphaston® tem a seguinte composição: didrogesterona 10 mg, lactose monohidratada, hipromelose, amido de milho, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio, (revestimento do comprimido) opadry Y-l-7000 branco [hipromelose, macrogol 400 e dióxido de titânio (E171)].

Como tomar duphaston®

As dosagens recomendadas de duphaston® sao as seguintes, em caso de:

Associação com estrogénios: 1 a 2 comprimidos por dia

Hemorragia uterina disfuncional: 2 comprimidos de por dia

Endometriose: 1 a 3 comprimidos por dia

Infertilidade por insuficiência luteínica: 1 comprimido por dia na fase final do ciclo hormonal

Efeitos secundários ou adversos de duphaston®
  • Dores de cabeça
  • Enxaqueca
  • Cansaço
  • Mal-estar
  • Dor de barriga
  • Rash
  • Urticaria
  • Dor nas mamas
Fontes bibliográficas
infarmed.pt

71 comentários:

  1. Boa Noite! Minha medica me passou esse remédio pois minha menstruação esta atrasada, e a alguns ciclos esta vindo com irregularidade, entao me receitou duphaston para que a menstruação descesse, queria saber em até quantos dias apos o uso do medicamento vem a menstruação!
    E obrigada por tirar duvidas sobre os efeitos colaterais estou com muita dor nos seios e agora ja sei que é o remedio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ainda pode demorar, me diga a sua idade e se está fazendo algum anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. eu tenho 21 anos e não faço uso de nenhum anticoncepcional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, vamos aguardar mais uns dias, sem estresse ou ansiedade, se precisar ando por aqui, me dê seu retorno.... :)

      Eliminar
  3. Oi tive uma borra de café na minha gestacao e minha medica passou esse remedio quando fiz a endo descbri que estaba com um pequeño deslocamento ovular pode tomar ele ele e bom pra isso ja seu pra escutar o coracao do meu bebe ahora estou preucupada porque so tenho consulta na terça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve seguir a indicação de sua médica e aguardar pela consulta... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá. A minha médica receitou esse remédio por 10 dias todo mês junto com um diurético, para tratamento de SOP. Eu apresentava corrimentos bem escuros. Esse é o primeiro mês que tomo, nos primeiros dias que tomei o remédio o corrimento sumiu, nos 3 últimos dias do remédio voltou o corrimento, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, deve seguir as indicações de sua médica, tem algum controlo marcado com ela? Ando por aqui.. :)

      Eliminar
  5. Boa tarde, tenho 36anos e estou planejando o segundo filho, a minha medica receitou Duphaston 14 comprimidos por 14 dias durante 03 meses, o remédio acabou mês passado e minha menstruação veio no dia 01/11 E hoje já É 02/12 e ainda não veio. Será que posso estar grávida ou pode ser atraso por conta de ñ estar mais usando o duplaston. Fico no aguardo de uma resposta, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar, faça u teste para conferir e siga as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá boa noite estava tomando Duphaston por 30 dias em Janeiro minha menstruação veio no dia 05 já veio com atraso porque em dezembro de 2015 veio no início do mês.Neste mes de março até agora não veio minha menstruação (teve um dia que tive relação com meu marido aí depois sangro bem pouquinho vermelho claro e ficou mt dolorido pé da barriga Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e seguir o tratamento que seu médico sugeriu, como foi um sangramento pouco e uma só vez não se assuste... ando por aqui...

      Eliminar
  7. Bom dia, tomei cabergolina por 12 semanas, 1 comprimido por semana, pois estava com a prolactina alterada, depois disso, por algum motivo minha menstruação atrasou, fiz dois testes de farmácia e deram negativo, aí a médica me receitou duphaston por 7 dias, 1 comprimido a cada 12 hrs, acabei de tomar ontem à noite, mas até agora nem sinal da menstruação. Queria saber quanto tempo demora e se está correto esse medicamento para meu caso. Estou preocupada. Será que devo aguardar ou passar novamente na médica? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar com calma mais uns dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá! Tomei siblima, anticoncepcional, por um ano e um mês. Só que vomitei um dia e, no dia 22 de fevereiro, tomei a pílula do dia seguinte. Depois do dia 8 ao dia ao dia 17 de março, tomei o Duphaston, por 10 dias, conforme receitado doutor. Não veio a menstrução nesse período. Logo, dia 5 de abril comecei a tomar o Duphaston de novo, por mais dez dias, conforme solicitado pelo doutor. Só que nos dias 10 e 11 de abril, à noite, saiu um pouquinho de sangue (bem pouco) e, hoje, dia 12 de abril, pela manhã (há alguns minutos) saiu bastante sangue. Continuo a tomar o Duphaston (completo os 10 dias), espero mais 5 e tomo logo no 5º dia, a pílula anticoncepcional? Ou já tomo a pílula? Não quero engravidar mas me proteger com anticoncepcional. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas ainda está menstruada? Não percebi... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Bom dia! Meu caso é o seguinte: tomava pílula anticoncepcional por um ano e um mês. Só que, vomitando num dia a pílula. Tomei no dia 22 de fevereiro a pílula do dia seguinte. Depois do dia 8 ao dia ao dia 17 de março, tomei o Duphaston, por 10 dias, conforme receitado. Não veio a menstrução nesse período. Logo, dia 5 de abril comecei a tomar o Duphaston de novo, por mais dez dias, conforme solicitado pelo doutor. Só que nos dias 10 e 11 de abril, à noite, saiu um pouquinho de sangue (bem pouco) e, hoje, dia 12 de abril, pela manhã (há alguns minutos) saiu bastante sangue. Continuo a tomar o Duphaston (completo os 10 dias), espero mais 5 e tomo logo no 5º dia, a pílula anticoncepcional? Ou já tomo hoje mesmo a pílula anticoncepcional, já que veio a menstruação? Não quero engravidar agora. Quero continuar meu tratamento com anticoncepcional. Aguardo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas ainda está menstruada? Não percebi... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Tenho 25 anos e tenho um período irregular,mas consigo fazer mais o menos o cálculo de quando desde a menstruação seguinte,e como tenho tido cólicas muito fortes fui ao ginecologista pra ver o que podia se fazer nisso ele receitou esse medicamento e pra tomar durante 3 meses no 16 ao 25 após o início da menstruação.esse é o primeiro mês que tomei após a menstruação do mês passado e já passou muito tempo mas a menstruação não aparece,sinto aquela sensação toda de como se tivesse menstruada só com um pouco de dor de bexiga de leve não chega a incomodar quase nada mas a quase uma semana e meia,estou preocupada será que tenho de voltar ao médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode voltar, embora me pareça normal por ter ciclos menstruais irregulares... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Duphaston corta o efeito do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... só deve usar com indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. gostaria de saber se eu tomar duphaston 10mg no primeiro de do ciclo mestrual se ela vai parar de descer .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não aconselho o uso sem indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá bom dia! Sou operada, tenho 38 anos, e passo muito mal qd fico menstruada, já fiz intravaginal, e não deu nenhuma alteração, faço preventivo todo ano, e nunca da nenhum problema. Só que de uns anos pra cá essas dores ee tornaram insuportáveis é como se fosse contrações, vou parar no hospital de tanta dor, minha médica me orientou a fazer a histerectomia, mas como o útero está perfeito não adotei a ideia. Gostaria de saber se tomando continuamente o triquilar para não menstruar essas dores diminuirão e se vou engordar, pois não quero de jeito nenhum engordar. Obrigada Dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, realmente o uso de anticoncepcional hormonal pode ajudar, sugiro que fale com sua médica para avaliar... não inicie o triquilar sem indicação, pois existem outros que podem estar mais indicados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. uso diu de cobre e tomo isotretinoina a 5 meses e nesse mês minha mestruacao está atrasada a 10 dias ela sempre foi muito regular .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com o diu de cobre está protegida da gravidez... por vezes os tratamentos podem alterar o ciclo menstrual... siga as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Boa noite tomo triquilar a 8 meses estouro ficando com manchas no rosto será que é efeito do remédio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter relação, deve se proteger do sol e falar com seu médico... ando por aqui...

      Eliminar
  16. Boa noite! Estou com uma dúvida!Eu tinha ciclos de 32 dias sem ovular! Ai em setembro eu não menstruei e meu ciclo durou 52dias sem vir a menstruação! Aí fui no medico e ele me receitou: clomid a partir do 3ºdia da menstruação por 5 dias e Duphaston a partir do 12º dia da menstruação a cada 12h por 14 dias! Só que eu estava lendo e o duphaston inibe a ovulação! Aí o que não entendi é que não seria a partir do 12º dia que eu poderia começar a ovular? E aí começo a tomar o remedio pra inibir???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico, faz o tratamento para ovular e tenta, o duphaston pode ser para compensar sua falta de progesterona ou causar novamente menstruação... confie, se precisar ando por aqui, não ande ansiosa... :)

      Eliminar
  17. Tomo triquilar tem um ano ,mais so q agora passo muito mal ..hoje mesmo to passando mal.Vontade de vomitar dor no estômago cabeça isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma à um ano a causa deve ser outra, essas alterações acontecem depois de tomar o comprimido? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Ola no meu 17° do ciclo fiz um teste de ovulação e deu positivo e eu ja estava no segundo dia tomando duphaston.
    Será que ele interfere no teste de ovulação??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi seu médico que indicou o duphaston, ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Sim foi a pedido do meu medico pk desde k eu parei com o anticoncepcional os meus ciclos ficaram desregulados i tb descobri que eu tenho cistos nos 2 ovarios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, me parece que deve então seguir suas indicações e concluir o tratamento, ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá, meu nome é Léia...Meu médico passou o uso do duphaston durante 14 dias e hoje vou tomar o 12 só que acabei de acorda sangrando... a mestruação pode vim durante o uso? e se sim é pra parar de tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer, deve manter como seu médico sugeriu, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá de novo rs Estou sangrando a dois dia e com cólica, pelo jeito ela desceu. Só que tenho que tomar 13 comprimido duphaston hoje, e meu médico pediu pra mim tomar Clomid no segundo dia da mestruação que seria hoje. Eu termino o duphaston e tomo o clomid, tem algum problema?

      Eliminar
    3. Olá, não tem, deve seguir suas indicações.... ele estaria esperando a menstruação após o duphaston, ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Bom dia! Estou a tomar a pilula, e a cerca de 5 dias de terminar uma carteira apareceu-me o periodo, em abundancia, continuo a tomar a carteira e ainda continuo com o periodo, acaba amanha. Posso tomar duphaston?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve tomar sem indicação médica, iniciou à pouco tempo foi? Seu corpo está se adaptando, deve manter e aguardar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Oi, boa noite! Estou com uma dúvida bem grande será q vc pode me ajudar? Então.. eu tô com SOP e fiquei 4 meses sem menstruar a ginico passou o me tomar duphaston por 14 dias, sendo q eu só tomei 12 e hj desceu um sagramento tipo borra de café.e a médica falou q quando descesse eu tomasse o Tess aí já tomei. Fiz certo ou deveria ter esperado descer normal? Me tire essa dúvida pfv, desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim fez, deve manter e seguir as indicações de sua médica, por causa do tratamento pode descer dessa forma, ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Boa tarde! Estava com um sagramento anormal. a minha médica receitou duhaston de 12 em 12h, so ainda tomei um comprimido e ainda n fez efeito algum. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, deve seguir suas indicações, ando por aqui.... :)

      Eliminar
    2. Fiquei com mais dores abdominais e parece que veio ainda mais sangue. Tomo o segundo comprimido ha 00h noite. Sera que até sexta feira para o sangramento? Já tomei uma vez e estancou....

      Eliminar
    3. Ok, deve manter e aguardar, ainda vai melhorar, ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Sim, acredito que sim! Não é possivel isto continuar a sangrar com o tratamento certo? obrigada

      Eliminar
    5. Olá, deve seguir as indicações de seu médico e aguardar... :) foi o que dizer... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá, descobri que tenho SOP, minha menstruação sempre foi desregulada. Estive no médico e ele me passou duphaston pra tomar 10 dias e esperar a menstruação descer e que quando descese no primeiro dia iniciar a cartela do anticoncepcional. Só q no dia q eu iria começar a tomar o duphaston tive um sangramento então já inicei diretamente no anticoncepcional, mas o sangramento foi só uma vez nesse dia não tive mais nada. Tomei os 21 dias e fiz a pausa já fazem dois dias e não veio a menstruação. Será q é normal devido meu ciclo ser desregulado ou eu deveria ter esperado o fluxo maior pra ter dado início do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer por causa do tratamento que fez antes e por causa do anticoncepcional... que deve manter, ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Minha namorada está fazendo um tratamento com duphaston, tem tido muito sono, acnes a mais do que tinha, está mais temperamental tem a ver com o remédio ou ela pode estar grávida? Detalhe que ela tem ovários policísticos e quase não ovula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas iniciou à pouco tempo ou já fez mais que um ciclo de tratamento? Pode ser gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Então, ela começou a uma semana o segundo ciclo, a médica pediu que fossem ciclos de 15 on e 15 off, então esse já é o segundo. Ela foi e a médica prontamente sugeriu que ela não fizesse com AC e sim com esse medicamento... Suspeito que seja gravidez também, mas ela insiste em dizer que não pode ter filhos, pelos ovários policísticos...

      Eliminar
    3. O que me deixa intrigado é, em janeiro ela fez um teste, pra saber sobre o meio de dezembro, deu negativo. Tivemos uma relação no final de dezembro também, mas ela não quis fazer teste. Uma semana e meia depois fez ultra sonografia, alguns exames lá que não sei bem quais foram, os ovários baixos, policísticos, cheio de cistos. Depois começou o tratamento, até então os primeiros 15 dias ela não teve nada tão assim, apenas alguma azia/enjoo, cólicas e não teve menstruação, tivemos uma outra relação do meio pro final de fevereiro, dois dias depois ela teve uma cólica muito forte por apenas um dia, depois não comentou nada sobre fluxo de sangue nem nada, nesse final de mês ela já tinha feito 15 dias e parou. Voltou agora no começo pro segundo ciclo, ela reclama de muito sono, aumento nas acnes, começou a dizer que passou a ter desejo por comidas que os outros dizem comer, coisas simples, bolo, mortadela, notei aumento do volume dos seios, ela parece estar um pouco inchada (rosto e barriga), está muuuito temperamental, ela pouco chorava, hoje em dia chora bem mais.

      Eliminar
    4. Olá, os sintomas que nota nela podem ser sinal de gravidez, mas ela não se quer desiludir com outro teste, eu compreendo... o tratamento pode ser a causa de alguns efeitos também... ando por aqui... :)

      Eliminar
    5. Agora ela me disse que de duas semanas pra cá, tem acordado com cabeça pesada, tem tido náuseas, tonturas, diz que tem alguns refluxos, acorda com tonturas, disse que sente assim quando fica sem tomar o remédio, quando toma não sente tanto... Ela ficou 2 dias sem tomar o remédio, eu sinceramente não sei se é por causa do remédio ou da falta dele. Tudo pra ela é efeito colateral e ela não supoe estar grávida.

      Eliminar
    6. Ok, devem esperar, lhe dê tempo e sigam as indicações de vosso médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Ola bom dia. Minha ginecologista receitou esse medicamento,(duphaston) para tomar no 15°dia do ciclo por 10 dias,porque estou c o fluxo intenso d+ Mais a minha duvida é: Esse medicamento engorda???0Por ser hormonio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o aumento de peso tem maior relação com a dieta e estilos de vida, deve seguir suas indicações e fazer o tratamento, que é de curta duração... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Ola boa tarde tomei duphaston do 14 dc por 10 dias..gostaria de saber quanto tempo demora pra descer depois q para de tomar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como seu médico sugeriu? Foi somente o duphaston? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ola então estou no segundo ciclo com clomid e faço coito programado ovulei no 13 dia do ciclo ..ele mandou q eu tomasse do 14 dia do ciclo durante 10 dias ..meu ciclo estava sendo de 26 dias era pra ter descido dia 29/05 e ate agira nada..sera q posso ter conseguido meu positivo? ou o duphaston faz atrasar?o medico não me explicou nada e não consigo falar com ele..não sei se faço o beta ou devo esperar..

      Eliminar
    3. Olá, deve com calma aguardar, continuar tentando e tente andar calma... assim que consiga fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Bom dia.meu ginicologista passou duphaston de 10m pra mim toma no 4 dia da mestruacao po 14 dias.ta correto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve confiar e seguir suas recomendações, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.