terça-feira, dezembro 30, 2014

Métodos anticoncecionais de longa duração



Os métodos contracetivos ou anticoncecionais podem ser naturais ou artificiais, dentro do grupo dos anticoncecionais artificiais, o casal tem ao seu dispor métodos de curta, média e longa duração.

A escolha do anticoncecional

A escolha do anticoncecional deve ser adaptada às necessidades e características da mulher, não existe um anticoncecional ideal para as mulheres, pois nenhuma mulher é igual, o anticoncecional ideal para uma mulher pode não ser o ideal para outra. Nem todas as mulheres se adaptam de igual forma aos anticoncecionais.

Vantagens dos anticoncecionais de média e longa duração

Os métodos de média e longa duração têm algumas vantagens como:

Os tipos de anticoncecionais de lona duração disponíveis

A mulher tem seu dispor anticoncecionais de média duração (adesivo hormonal e anel vaginal) e de longa duração como (implante hormonal, diu de cobre ou diu hormonal, vasectomia e laqueação ou laqueadura).


Método hormonal combinado, com estrogénio, que consiste na aplicação de um adesivo por semana durante 3 semanas. Saiba mais sobre o adesivo hormonal.


Método hormonal combinado, com estrogénio, que consiste na introdução de um anel na vagina durante 3 semanas. Saiba mais sobre o anel hormonal.


Método hormonal progestagénico, sem estrogénio, que consiste na introdução de um implante na pele (camada subcutânea) durante 3 anos. Saiba mais sobre o implante hormonal.


Método barreira de cobre, sem hormonas ou hormonios, que consiste na introdução de um diu no interior do útero durante 5 a 10 anos. Saiba mais sobre o diu de cobre.


Método hormonal progestagénico, sem estrogénio, que consiste na introdução de um diu ou siu (sistema intrauterino) hormonal no interior do útero durante 5 a 7 anos. Saiba mais sobre o diu hormonal (siu hormonal).

Vasectomia

Procedimento cirúrgico contracetivo onde se procede ao aperto dos canais deferentes do homem impedindo desta forma a saída dos espermatozoides.


A laqueação ou laqueadura de trompas é um procedimento cirúrgico que consiste na oclusão das trompas, é um método contracetivo definitivo. Saiba mais sobre a laqueação ou laqueadura de trompas.

Fontes bibliográficas

6 comentários:

  1. Coloquei o adesivo Evra no primeiro dia da menstruação porem ainda era apenas uma borra escura depois de 3 dias diminuiu o fluxo é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é... é sinal que está fazendo efeito.... deve manter o adesivo e seguir o esquema recomendado... após o terceiro adesivo faça a pausa... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Boa noite.. Coloquei o implanon e passado três meses comecei a sentir me enjoada, muito inchada e um enorme cansaço.. Será efeitos secundários do implanon? Poderei estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem o implante está protegida da gravidez, como ainda está na fase de adaptação pode ser efeito do implanon... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. O implanon é mesmo eficaz?? É que o coloquei em setembro 2016 e após três meses sinto me enjoada, muito inchada.. Tenho sintomas de gravidez.. Porquê será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é... pode estar com efeitos secundários do uso do implante que podemos confundir com sintomas de gravidez, mas pode fazer um teste para excluir, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.