segunda-feira, abril 13, 2015

Toda a verdade sobre a pilula anticoncepcional e a trombose - a pilula causa tromboembolias?

Toda a verdade sobre a pilula anticoncepcional e a trombose - a pilula causa tromboembolias?

Tenho recebido centenas de perguntas sobre o risco de trombose e o uso de anticoncepcionais hormonais combinados, cada vez existem mais ecos de mortes ou acidentes trombóticos causados pela pilula e outros anticoncepcionais hormonais combinados, o que devemos fazer? Estamos todos a correr riscos?


Como todos os medicamentos os anticoncepcionais hormonais combinados têm riscos e benefícios, recentemente as autoridades europeias do medicamento fizeram uma revisão sobre o risco de trombose (risco tromboembólico - trombose venosa profunda e tromboembolias) dos anticoncepcionais hormonais combinados, em que se conclui que o risco de trombose associado aos anticoncepcionais hormonais combinados é pequeno. A revisão teve por base alguns estudos efetuados, onde se verificou que o risco de trombose depende do tipo de hormonio progestagénico usado.

Os resultados apontam para menor risco para as utilizadores de anticoncepcionais hormonais combinados com levonorgestrel, noretisterona ou norgestimato. O quadro resumo revela o risco de trombose dos anticoncepcionais hormonais combinados por hormonio progestagénico presente na sua composição (risco estimado de trombose por 10.000 mulheres utilizadoras):
  • mulher sem uso de hormonais combinados - risco de 2 casos
  • levonorgestrel - risco de 5 a 7 casos
  • noretisterona ou norgestimato - risco de 5 a 7 casos
  • etonogestrel ou norelgestromina - risco de 6 a 12 casos
  • gestodeno, desogestrel ou drospirenona - risco de 9 a 12 casos

A cloromadinona, dienogest e momegestrol acetato aguardam confirmação de estudos que ainda estão a decorrer.

Os medicamentos com ciproterona como não são anticoncepcionais não foram referidos, embora os estudos revelam maior risco.

A mulher que usa anticoncepcionais hormonais combinados não tem benefícios na paragem do anticoncepcional, até porque se sabe que o risco de trombose é maior quando a mulher inicia ou reinicia (em situações de pausa de 4 ou mais semanas) os anticoncepcionais hormonais combinados.

Devemos parar de usar os anticoncepcionais hormonais combinados?

Não devemos parar de usar, pois os seus benefícios ultrapassam os riscos inerentes ao seu uso, cada mulher deve ser avaliada e escolhido o método adaptado aos seus objetivos, características e fatores de risco.

As mulheres com fatores de risco devem ser desaconselhadas a usar os anticoncepcionais hormonais combinados, alguns fatores de risco:
  • obesidade
  • tensão arterial elevada
  • colesterol elevado
  • fumantes

O uso das pilula do dia seguinte e da pilula continua, sem pausas entre as cartelas, aumenta o risco de tromboembolismo.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

20 comentários:

  1. Foi muito útil ler este artigo, pois sei que posso confiar e me esclareceu bastante as minhas duvidas.. Realmente ja tinha sido alertada pela minha medica a nao usar pilulas combinadas por causa do colesterol que tenho mas sempre me dei bem e sempre tive receio de mudar para um metodo sem ser a pilula.. Parece que vou ter mesmo de falar com a medica e ver o que realmente se adequa a mim. Obrigada pelo esclarecimento, na verdade muitas sao as pessoas que tomam anticoncepcional e não lê nem leva a sério o que diz na bula, pode ser que vendo na internet percebam que realmente pessoas com contra-indicaçao corre risco sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      obrigado pelas suas palavras... espero continuar a contar com sua leitura... :) boa sorte... :)

      Eliminar
  2. Se alguma usuária de diu com apenas uma hormona vir o meu comentário me responda como ficou sua pele depois da colocação? Tenho muito receio de ficar com a pele pior. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, confira o post sobre o diu mirena e publique la.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Ola eu e o meu marido tivemos relações no fim de semana, na segunda era o dia da ovulação eu estava a tomar a pilula mas , tomei no dia da ovulação e no dia a seguir depois parei,será que engravidei? 3 dias de pois veio a mestruação.Na segunda a seguir dei a vacina do tetano será que se estiver gravida faz mal para o bebe? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de ter tido a relação e parado a pilula me parece difícil que consiga logo engravidar, mas pode acontecer claro, deve aguardar e manter as relações, se quer engravidar, convinha falar com seu médico para preparar a gravidez, mesmo estando grávida pode fazer a vacina do tétano que não tem riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde DR. Tomei selene por mais de 10 anos e hoje estou com 37 anos. A minha ginecologista quis trocar para o stezza pelo risco tromboembólico, mas como o stezza não controla o ovário micropolicístico, estou tendo muita queda de cabelo. O que eu posso fazer? E os antiandrogênicos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar, pois nesta fase inicial pode notar essas alterações... stezza como tem muito menor dosagem hormonal é normal seu corpo mostrar estas alterações.... com o tempo, três ou quatro cartelas, ira ver melhorias... se mantiver deve falar com sua médica... é melhor.. se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  5. Medicamento não autorizado...

    http://www.ema.europa.eu/docs/pt_PT/document_library/EPAR_-_Product_Information/human/002068/WC500120844.pdf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por sua ajuda.. ando por aqui.. :)

      Eliminar
    2. uma pergunta: por que o IOA foi proibido, e o stezza continua no mercado, ja que ele tem exatamente a mesma composição? :(

      Eliminar
    3. Olá, me parece que foi uma estratégia comercial... ma vou conferir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá Tomava a pilula e 1 ou 2 dias antes da ovulação tive relações com o meu marido, deixei de tomar 1 dia depois ou seja tomei no dia da ovulação e no dia a seguir, 3 dias depois veio a mestruação( penso eu) tive durante 4/5 dias era escura e mais espessa sera que engravidei( a mestruação pode descer passado 3/4 dias depois da ovulação)se não engravidei faço as contas por esta mestruação para saber o dia da ovulação e quando vem outra vez a mestruação ou não, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tomou a pilula e parou o sangramento pode ter sido causado por esta paragem e não ser a menstruação... após parar a pilula a mulher pode logo engravidar, mas não pode usar as datas para contar e descobrir o periodo fertil, pois o seu ciclo ainda não é correto, devido à toma e interrupção da pilula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Me chamo Paula, estou com obesidade grau 2 e minha médica receitou stezza por ser hormônio bioidêntico, morro de medo de ter embolia ou trombose, corro risco???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, todas as mulheres tem risco se fizerem anticoncepcional hormonal combinado... mas se sua médica lhe indicou é porque achou que a stezza lhe trazia mais benefícios que riscos... deve por isso seguir suas indicações... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa noite Doutor, o Qlaira se encaixa em qual faixa de risco, já disseram que ele é muito bom, gostaria de mais informações se possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como a qlaira é recente, os estudos ainda não conseguiram estabelecer estas relações de forma fidedigna... vou entrar em contacto com o laboratório para perceber se há alguma novidade... assim que saiba publico um post... ando por aqui... obrigado pela sua questão... :)

      Eliminar
  9. Boa tarde. Gostaria de saber qual o anticoncepcional tem menos risco de trombose? Vi que os anticoncepcionais mais recentes o risco é maior e que os que contêm a composição Levonorgestrel, norgestimato ou etinilestradiol a levonorgestrel, noretisterona ou norgestimato o risco é menor, mas não encontrei quais anticoncepcionais possuem essas composições, você sabe me informar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, os anticoncepcionais com levonorgestrel têm menor risco, faça um pesquisa na caixa de pesquisa do blog para entrar alguns posts sobre... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.