Esquizofrenia

A esquizofrenia é um distúrbio mental que se caracteriza pelo comportamento social fora do normal e incapacidade da pessoa distinguir o que é ou não real, o seu surgimento é mais comum na adolescência e início da idade adulta.

Causas da esquizofrenia

As causas da esquizofrenia são ainda desconhecidas, os estudos mais recentes associam o possível surgimento da esquizofrenia com alterações nos neurotransmissores cerebrais (dopamina), alguns causas ambientais que alteram o desenvolvimento do nosso sistema nervoso (infecções) e transmissão genética (parece existir uma relação entre os familiares em primeiro grau com esquizofrenia e o seu aparecimento nos descendentes).

Esquizofrenia

Sintomas da esquizofrenia

Os principais sintomas da esquizofrenia são: delírios, alucinações (percepções falsas dos nossos sentidos), alterações do pensamento, desconfiança excessiva, alterações da coordenação motora, falta de motivação, desanimo, alterações da afetividade, dificuldade na concentração e indiferença.

Tratamento da esquizofrenia

O tratamento da esquizofrenia deve ter como objectivos o controle dos sintomas, prevenção das crises (tratamento medicamentoso) e integração no seu meio social (psicoterapia).

Descubra alguns posts relacionados