Avançar para o conteúdo principal

Crises de pânico – crises de ansiedade



Crises de pânico – crises de ansiedade

A ansiedade pode-nos afetar regularmente, mas em certas situações pode surgir de forma aguda, muito limitante que leva a pessoa a se descontrolar e a ficar diminuída na sua ação ou pensamento.

As crises de ansiedade podem surgir em qualquer altura e muitas vezes não têm um fator desencadeante direto. A acumulação de situações, traumas ou mesmo a ansiedade crónica sem tratamento podem aumentar nosso risco de ter uma crise de pânico ou de ansiedade.

Crises de pânico e de ansiedade – sintomas

Na crise de ansiedade nosso corpo tem uma descarga enorme do hormônio adrenalina, o que pode mais facilmente causar os sintomas.

Os sintomas das crises de ansiedade são muito semelhantes aos da ansiedade, mas surgem de forma mais espontânea e a pessoa tem manifestações físicas mais severas e limitantes. 

Os sintomas das crises de ansiedade ou pânico são insônia, falta de ar, falar rápido, choro, confusão, desmaio, palpitações, aumento dos batimentos cardíacos, respiração mais acelerada, dores no peito, mãos húmidas, suores, tremores, boca seca, aperto na garganta, dificuldade em engolir, vômitos e diarreia. Saiba mais sobre sintomas de ansiedade.

Tratar as crises de pânico e de ansiedade

As crises de ansiedade e pânico só se resolvem com alguns medicamentos para relaxar e acalmar a pessoa. O quadro de crises de pânico e de ansiedade é tão limitante que as pessoas referem sempre uma sensação de angustia e quase morte, sendo normal recorrer aos serviços de saúde. Após uma crise de ansiedade é sempre aconselhado falar com seu médico para avaliar a necessidade de introduzir ou ajustar os tratamentos.

Fontes bibliográficas

Comentários

  1. Dr. por imensos factores tenho andado sobre forte stress. Meu período fértil foi de 29 de Agosto a 4 de Setrmbro. Tive relações sexuais não protegidas a 6 de setembro. Neste fim de semana dia 11 deveria ter vindo o período. Julgo que tive uma gastroenterite com muita diarreia e náuseas. Não cheguei a vomitar e perdi o apetite. Tive febre, dores abdominais e lombares e cólicas fortíssimas parecidas com as contrações de ter filhos. Ontem dia 15 com quatro dias de atraso fiz teste de farmácia e deu negativo. Continuo sobre imenso stress agora ainda mais com a possibilidade de estar grávida ? Qual a sua opinião ? Quando devo fazer teste novamente ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como o teste deu negativo não deve estar, me parece que está tudo relacionado com os problema que teve e com essa enorme ansiedade.... deve se proteger para não ter riscos.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Eu sempre fui uma pessoa ansiosa. Porém aprendi de certa forma a controlar ela. Mas dentro de um mês, passamos por tantas situações emocionais em nossa família, que tive insônia, enxaqueca, minha casa está em construção o dia inteiro barulho de marteladas, certas, e bitorneira, tive acompanhando um tio no hospital que estava enfermo, após a noite que dormi lá, acordei com muitas dores na cabeça inteira, tão fortes, que pensei poder estar tendo um AVC (mesmo sem qualquer propensão a isso), não tive tonturas e nem vômitos, pressão arterial abaixo de 12, não tive confusão mental e nem dificuldade ao falar, mas minha cabeça doía por inteira. Pesquisando na internet ouvi falar sobre cefaléia tensional, fazia sentido relacionado a todos os fatores emocionais que tinha vivido. Com uso de relaxante muscular foi melhorando após 15 dias. Depois de uma semana, tivemos mais 3 casos de situações na família que no abalaram, familiares sendo assaltados, outros passando mal, é meu irmão envolvido em acidente de carreta (saiu ileso graças a Deus). Em todos esses acontecimentos eu acordava assustada, qualquer barulho me assustava dormindo e acordava sentindo como se meu coração acelerasse. Em uma última notícia ruim, eu tive no amanhecer muitas dores no peito, sentimento de angústia, agulhadas nas costas e peito, respiração acelerada... Durou uns 30 minutos essa sensação. Após isso começou a ficar mais forte a dor na cabeça, essa ansiedade vinha e voltava, comecei a me sentir com medo e percebi que era uma crise seria de ansiedade da qual eu nunca tinha vivido alguma crise desse jeito. Meu corpo todo tenso, passava aa mãos nas costa e sentia pontos em formas de nós musclares. Comentando com uma amiga profissional de educação física, com algumas especializações, sobre o que eu sentia, ela tocou em meu corpo, e disse que por conta da Ansiedade, essas crises liberam descargas de adrenalina, que o corpo não dá conta de dissolver, se acumulam na parte muscular superior nas costas, e em pontos de encontro com nervos. Ela me deitou no chão e em cada ponto, trabalhando minha respiração, ela apertava eles meio que massageando, eu sentia a reação em toda minha cabeça sendo puxada, a maioria foram desfeitos, alguns ainda tem e leva tempo para se dissolver, precisa de compressa morna e massagens, mas o alívio foi impressionante, como tirar com a mão a dor de cabeça, pude dormir melhor, porém ainda acordei na madrugada sentindo uma crise novamente e trabalhava o controle com a respiração. Pois tudo ainda é muito recente. Eu preciso encontrar uma forma de controlar essa crise para melhorar mais. Eu nunca antes tinha passado por uma crise. E não quero seguir com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fiquei muito sentido com todas as situações que tem passado, mas me parece que encontrou o caminho para ultrapassar essa tensão toda e a ansiedade... se com a massagem teve alivio deve continuar fazendo... espero que fique melhor, vá passando para deixar noticias... ando por aqui... :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Este artigo reflete informação educativa e opinião pessoal, não substituindo aconselhamento médico, nutricional ou profissional de saúde.

🔒 Privacidade:
Evite partilhar nos comentários dados pessoais ou situações íntimas — a sua privacidade é importante.

👉 Descubra os suplementos Soldiers Nutrition e ajude a manter este projeto independente.

Obrigado pela confiança 💙

Posts Mais Lidos

Cortes nos Lábios Vaginais

Está com cortes nos lábios vaginais? Então tem mesmo que ler este post para perceber as causas, possíveis cuidados para melhorar e claro em que situações deve recorrer ao seu médico... espero ajudar... Cortes nos lábios vaginais Os cortes ou fissuras nos lábios vaginais são comuns e podem surgir devido às relações sexuais (gestos ou actos mais bruscos), penetração sem lubrificação ( secura vaginal ), uso de tampões ou pensos muito absorventes (roçar no penso), fistulas vaginais, menopausa , vaginites , ducha vaginais , alguns medicamentos (secam mais a vagina - secura ) ou uso de roupa sintética, entre outras. Como tratar as fissuras nos lábios vaginais A mulher deve suspender as relações sexuais durante 4 dias, aplicar pomada pastosa de vitamina A e óxido de zinco, fazer a higiene intima duas vezes ao dia com sabonete de pH neutro e quando retomar as relações sexuais deverá garantir que a ferida está cicatrizada e que está lubrificada, se necessário usar um lubrific...

Microginon® (etinilestradiol 0,03 mg + levonorgestrel 0,15 mg)

Microginon® 0,03 mg + 0,15 mg comprimidos revestidos (etinilestradiol + levonorgestrel ) A composição de m icroginon® : etinilestradiol (0,030 mg) e levonorgestrel (0,15 mg). Outros componentes: lactose mono-hidratada, amido de milho, povidona 25000, talco, estearato de magnésio, sacarose, povidona 700000, macrogol 6000, carbonato de cálcio, glicerol 85%, dióxido de titânio (E171), óxido de ferro amarelo (E172), cera montanglicol. O blister ou cartela da pílula microginon® tem 21 comprimidos brancos. Pílula genérica da microginon® - etinilestradiol + levonorgestrel (0,03 + 0,15 mg). Como tomar a m icroginon® O anticoncecional  microginon ®  deve ser tomado todos os dias durante 21 dias, 21 comprimidos, sensivelmente à mesma hora, após os 21 dias a mulher deve fazer uma pausa de 7 dias (semana de descanso), durante a qual surgirá a menstruação, normalmente no 3º dia da pausa. Como iniciar a m icroginon® Para iniciar a pílula microginon ® d...

Pílulas mais fortes

As pílulas hormonais são anticoncepcionais com hormonas sintéticas estrogénicas ou progestagénicas. A dosagem de estrogénios é mais valorizada e é ela que nos revela se a pílula é forte ou fraca, pois os estrogénios estão associados a aumento do risco de doenças tromboembolicas como os enfartes, varizes , embolias, AVC, tromboses, entre outras. Quanto menor for a dosagem estrogénica, menor é o risco de surgirem as complicações associadas à pílula hormonal , dai ser melhor para a mulher optar por uma pílula de baixa dosagem hormonal. Algumas complicações associadas à pílula hormonal com estrogénios (combinada): Que mulheres não devem fazer a pílula , por já terem risco aumentado de doença tromboembolica: Fumadoras Diabéticas Com colesterol elevado Hipertensas Com tumores de glândulas hormonais (mama) Que tenham sofrido acidente vascular Doença trombovenosa (varizes) Confira a lista das pilulas com maior e menor dosagem de estrogénios Mais fortes (30-40-30 mc...

Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação?

Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação ? Sim, pode iniciar no 5° dia de sua  menstruação , a  pílula anticoncecional deve ser iniciada, pela primeira vez, durante sua  menstruação , de preferência no 1° dia da  menstruação , mas pode  iniciar  entre o 2° e o 5° dia da  menstruação  desde que se proteja até ao 7° comprimido da primeira cartela. Descubra alguns posts relacionados Como iniciar a pílula Como iniciar a pílula pela primeira vez? Iniciar a pilula no 2º dia da menstruação Como iniciar a pílula de amamentação Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação? Como tomar a pílula Hora da pílula anticoncepcional Menstruação depois de parar a pílula anticoncepcional

Esquecimento da pílula na 3ª semana (ultima semana)

Teve um esquecimento da uma ou mais  pílulas  na 3ª semana Os esquecimentos de + de 12 horas na toma da pílula (12 horas relativamente à hora de toma habitual), reduz a eficácia contracetiva da pílula hormonal , aumentando o risco da mulher ter uma gravidez indesejada . Este risco está especialmente aumentado na 3ª semana da pílula (especialmente em pílulas de 21 comprimidos), pois na 3ª semana está iminente o período de descanso (intervalo sem comprimidos). Como manter a  pílula  eficaz, após um esquecimento, na 3ª semana? Perante um esquecimento da pílula na 3ª semana a mulher pode seguir uma das estratégias: 1) Toma as pílulas em atraso (pode ter que tomar duas juntas), mantêm as restantes no horário habitual, usa proteção ( preservativo ) durante 7 dias e assim que acaba a carteira ou cartela inicia um nova. Desta forma a mulher não faz pausa entre as cartelas ou blisters. Ao não fazer pausa a mulher não terá período menstr...