segunda-feira, novembro 14, 2016

9 medicamentos que interferem com a pílula progestativa

9 medicamentos que interferem com a pílula progestativa

A pílula progestativa é um pílula anticoncepcional indicada para as mulheres que querem se proteger da gravidez e estão impedidas ou têm contra-indicações no uso de anticoncepcionais combinados (com estrogénios).

9 medicamentos que interferem com a pílula progestativa

A pílula progestativa deve ser tomada todos os dias, sensivelmente à mesma hora, não se fazendo pausa entre as cartelas ou carteiras. Desta forma a pílula progestativa garante elevada eficácia na protecção contra a gravidez indesejada.

A pílula progestativa pode no entanto ver sua eficácia diminuída se esquecer ou atrasar um comprimidos mais de 12 horas, se tiver vômitos e diarreias nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e se usar alguns tipos de medicamentos.

9 medicamentos que interferem com a pílula progestativa

Medicamentos que diminuem a eficácia da pílula progestativa: ritonavir, fenitoina, carbamazepinafenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão.

Descubra alguns posts relacionados
Partilhe

12 comentários:

  1. Olá eu queria saber tomo Diane 35 e me esqueci de tomar os 2 últimos comprimidos e tive relação sexual será que posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, tem riscos, só volta a estar protegida após o 7° comprimido da próxima cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá, bom dia! Tive um problema este mês com a minha pílula. No quinto dia de toma vomitei a pílula 2 horas depois de a ter tomado. O que se sucede é que não voltei a tomar outra pílula nas 12 horas que podia. Dirigi-me a farmácia para comprar a pílula de emergência, já que tinha tido relações desprotegidas nos 3 dias anteriores. A farmacêutica disse-me que continua-se com a minha pílula até ao fim e que usa-se proteção nos 7 dias seguintes. Acabei ontem à minha pílula. Nesta semana de pausa estou protegida? Poderei tomar a pílula mais uma semana para ter 21 dias tomados corretamente? Há qualquer hipótese de estar grávida por aquele erro? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula que vomitou foi na ultima semana da carteira? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não, foi na primeira semana, no quinto dia. Tomei a pílula de emergência e continuei a tomar a pílula normalmente até ontem, quando acabou.

      Eliminar
    3. Ok, nesse caso após 7 dias de pílula já estava novamente protegida... deve manter e não se preocupar, não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Mas, como falhei uma das pílulas estou segura durante esta semana de pausa? E corro algum risco de gravidez mesmo depois da pílula de emergência? Desde já muito obrigada!

      Eliminar
    5. Olá, sim está, pois ao esquecer na 1ª semana, tomou mais de 7 pílulas (7 dias) o que fez com que repusesse a protecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde, Dr.
    Faz 4 semanas que tomei o último comprimido de um antibiótico amoxicilina + ácido clavulânico de 16 comprimidos para uma amigdalite e continuei a tomar a pílula cerazette normalmente, e hoje já tive relações sem preservativo. Tem risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, está protegida... mantenha a cerazette... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Como foram 16 comprimidos de antibiótico, pensei que pudesse levar mais tempo a repor a eficácia da pílula. Ao fim de quanto tempo desde a toma do último comprimido do antibiótico já estava protegida?

      Eliminar
    3. Olá, 7 dias é suficiente... embora alguns estudos apontei a necessidade de mais dias, mas no seu caso como foram mais de 7 (4 semanas) não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.