terça-feira, novembro 22, 2016

Esquecimentos de harmonet® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)

Esquecimentos de harmonet® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)



A pílula harmonet® é um contraceptivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – gestodeno (0,02 mg etinilestradiol + 0,075 mg gestodeno). Cada blister ou cartela da pílula harmonet® tem 21 comprimidos brancos, que a mulher deve tomar todos os dias, um comprimido por dia, sensivelmente à mesmo hora, fazendo posteriormente uma pausa de 7 dias, durante esta pausa a mulher deve menstruar

A pílula harmonet® garante uma protecção eficaz contra a gravidez indesejada se a mulher a tomar desta forma, sem ter atrasos maiores de 12 horas ou esquecimentos.

Se tiver um atraso menor que as 12 horas, a eficácia de pílula harmonet® não se altera, basta manter os comprimidos seguintes no horário habitual, que não tem riscos de gravidez.

Se tiver atraso de mais de 12 horas ou mesmo esquecer um comprimido tem riscos de gravidez por isso é importante ler a seguinte informação.

Esquecimentos de harmonet® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)


Esquecimento na semana 1 da carteira ou cartela

Deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre, manter os comprimidos seguintes à hora habitual e se proteger com método de barreira (preservativo) nos 7 dias seguintes.

Esquecimento na semana 2 da carteira ou cartela

Deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre, manter os seguintes à hora habitual e se proteger com método de barreira (preservativo) nos 7 dias seguintes (a bula da minigeste refere que o esquecimento de um comprimido da segunda semana não altera a fiabilidade da pílula, no entanto sugiro que se proteja)

Esquecimento na semana 3 da carteira ou cartela

Deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre comece a embalagem seguinte logo que a embalagem actual terminar de modo a que não haja intervalo entre as embalagens, se proteja nos 7 dias seguintes ao esquecimento com método de barreira (preservativo).

Esquecimentos de harmonet® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)

Partilhe

6 comentários:

  1. Olá Dr. Fiz a troca de level para o cerazette por indicação do meu go.... Iniciei assim que acabou o level... tive relação após 21 dias tomando cerazette... Agora estou na primeira semana da terceira cartela sempre emendando as cartelas... Na segunda cartela tive um escape marrom que durou uma semana e parou... Porém, nessa primeira semana da terceira cartela tive relação e logo depois ao urinar percebi um pouquinho de sangue e no outro dia começou a sair marrom já fazem dois dias e não para.... Corro risco de gravidez? Sempre tomei certinho mas éa segunda vez que após relação começa sair esse corrimento marrom.. Estou preocupada :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, já está protegida, esta pílula pode causar esse tipo de escape ou perdas por ter uma composição hormonal diferente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Bom dia.
    Ontem tive uma crise tao forte de enxaquecas que tive que ir ao hospital.
    Ando em neurologia e tomo medicação própria, mas, não sei porque ontem não fez efeito e a dor estava insuportável. No hospital deram-me aspegic e metoclopramida, que, pelo que sei, esta última pode afetar a eficácia da pílula.
    Ao chegar a CAsa tomei a minha pilula mas fiquei a pensar no assunto. Faltam quatro comprimidos para acabar o blister e euvtive relações à 3 dias atrás. Qual é a probabilifade de o efeito da pílula estar comprometido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam, pode ficar descansada... as melhoras... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Fico mais tranquila Dr..
    É que vejo na internet várias mulheres falando que engravidarem tomando cerazette isso deixa a gente paranóica :(
    Quanto aos corrimentos ocorrerem após a relação nao tem haver com gravidez então...
    Obrigada pela atenção doutor

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.