Contágio e período de incubação da gripe



Contágio e período de incubação da gripe

Contagio da gripe

Apesar de ser uma doença viral benigna, a gripe acaba por ser uma doença complicada pela duração dos seus sintomas que nos limitam muitas vezes nossas tarefas, sintomas como o cansaço, dores de corpo, febre e outros podem nos deixar diminuídos e sem energia para desempenhar nossas tarefas diárias, no trabalho e em casa.

Conhecer a forma como acontece o contagio é uma grande ajuda para prevenirmos e evitarmos esse risco, o contagio dos vírus da gripe ocorre através das partículas de saliva que libertamos através da fala, espirros e tosse. Estas partículas ao entrarem em contacto com nossas mucosas, olhos, boca ou nariz, acabam por transmitir o vírus.

Período de incubação da gripe

A gripe tem um período de incubação pequeno, podendo durar até 4 dias, embora a média sejam 2 dias. Após o vírus entrar em contacto com nossas mucosas e contornando nossas defesas após 2 dias, em média, devemos começar a sentir os primeiros sintomas. Os sintomas mais comuns são a febre (>38ºC), dor de cabeça, dores musculares e de corpo, calafrios, tosse, cansaço, falta de energia, dores de garganta, espirros, lacrimejo, diarreia, vômitos e coriza.

Descubra alguns posts relacionados