Prevenir a gravidez no réveillon (fim de ano) com a pílula do dia seguinte


O réveillon é uma festa que todos ansiamos, depois do Natal, a quadra fecha com a festa e acolhimento do novo ano. Como em todas as festas por vezes acabamos por cometer alguns excessos, por isso criei este post para relembrar que nunca é demais comemorarmos, mas com as devidas medidas de segurança. Aqui ficam meus conselhos...

Prevenir a gravidez no réveillon (fim de ano) com a pílula do dia seguinte

A alegria e euforia da chegada do novo ano é normalmente acompanhado de consumo de bebidas alcoólicas, muita descontração e por vezes sexo. Estes 3 factores não combinam muito bem, pois juntos aumentam os riscos de falhas dos nossos anticoncepcionais, risco de gravidez e riscos de doenças sexualmente transmissíveis.

A mulher está protegida da gravidez se usar seu anticoncepcional hormonal sem falhas, direitinho sem atrasos de mais de 12 horas ou esquecimentos, senão tiver vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes e não usar medicamentos que possam interferir (barbitúricos e epilépticos (primidona, fenitoína e carbamazepina), medicamentos para tuberculose (rifampicina, rifabutina), tratamento para VIH (ritonavir), medicamento para tratar infeções por fungos (griseofulvina), Erva de São João (Hypericum perforatum) e ciclosporina).

Para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis somente o preservativo nos protege.

Para este fim de ano os meus desejos para si são:
  • use seu anticoncepcional sem falhas
  • não abuse nas bebidas alcoólicas para evitar vômitos ou diarreia e não perder a noção dos riscos
  • evite ter muitos parceiros sexuais e o consumo de drogas
Como usar o preservativo masculino

Se no calor da emoção tiver falha de seu anticoncepcional, esquecimento, vômito, diarreia ou rompimento do preservativo, para evitar a gravidez (somente para isso), pode usar a pílula do dia seguinte.

A pílula do dia seguinte deve ser feita dentro das 72 horas e no máximo até 5 dias após a relação de risco, embora eu sugira sempre que se use o mais precocemente possível para aumentar sua eficácia.

Pílula do dia seguinte até 3 dias - 1500 microgramas de levonorgestrel - Quando teve relação?

Pílula do dia seguinte até 3 dias - 1500 microgramas de levonorgestrel

Pílula do dia seguinte até 5 dias - 30 miligramas de acetato de ulipristal- Quando teve relação?

Pílula do dia seguinte até 5 dias - 30 miligramas de acetato de ulipristal

Descubra alguns posts relacionados